TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO

Por:   •  4/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  832 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Centro Universitário Claretiano

Curso de Graduação em Educação Física

Atividade para o Portfólio

Raisa de Mesquita Oliveira

Maceió-AL

2015

[pic 2]

Centro Universitário Claretiano

Curso de Graduação em Educação Física

Atividade para o Portfólio

Trabalho apresentado a Disciplina de Preparação Física Geral, Docente Especialista Silas C. Teixeira, no curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.

Maceió-AL

2015

PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO

O treinamento desportivo é uma atividade antiga, que vem evoluindo conforme o passar do tempo.  A periodização além de muito estudada nas últimas décadas, passou a ser instrumento importantíssimo para atletas que buscam melhores treinamentos e resultados satisfatórios.

No século XX, a periodização do treinamento passou por várias modificações nas mais variadas modalidades. Com o passar dos tempos foi cada vez mais sendo adquirido o aperfeiçoamento no ato de periodizar o treinamento. De La Rosa (2001) apud Pantaleão e Alvarenga (2008, p. 1), acrescenta que a boa estruturação e o planejamento do treinamento é requisito fundamental para obter grandes resultados em qualquer esporte.

SILVA (1998) diz que, periodização consiste numa temporada de preparação, bem como um planejamento e divisão do treino, a fim de alcançar um objetivo. Esse planejamento deve ser realizado de acordo com os princípios de treinamento e capacidades físicas e individuais de cada atleta, pois se trata de uma das etapas mais importantes e que influencia de forma direta e decisiva na estrutura geral do treino.

Para um melhor planejamento, a periodização é dividida em fases de treinamento:

Macrociclo: pode ser definido como um período de preparação total, desde o período preparatório até a competição.

Mesociclo: está ligado ao princípio da sobrecarga. E é todo aquele período dentro de um determinado mês de treinamento.

Microciclo: consiste na menor parte e está relacionado à cargas e exercícios em tempos menores, podendo durar até duas semanas.

É de suma importância que todos os profissionais de educação física tenham a conscientização sobre a importância de serem feitas variações regulares no treino dos seus alunos/atletas.  Com esse planejamento, o treino torna-se mais agradável e mais fácil para o aluno alcançar os seus objetivos, tendo em vista que tanto os princípios quanto as capacidades físicas estarão sendo observadas e estimuladas.

REFERÊNCIAS

Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd177/periodizacao-por-matveev-verkhoshanski-e-gomes.htm. Acesso em 22-09-2015

Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd142/a-periodizacao-do-treinamento-desportivo.htm Acesso em 23-09-2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (126.4 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com