TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO ATIVIDADE PREPRARAÇÃO FÍSICA GERAL

Por:   •  21/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 4

APRESENTAÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo realizar um resumo comparativo após a leitura das páginas 74 a 80 de no mínimo uma lauda comparando os modelos de periodização: • Periodização Clássica de Força e Potência • Periodização Não Linear • Periodização Não linear Flexível.

Para o Educador Físico planejar e planificar o treinamento é imprescindível. Assim, sabemos da importância do conhecimento da periodização na Preparação Física durante a elaboração de um programa de treinamento. Embasado no conteúdo estudado em seu material e no Capítulo 4 da obra Otimizando o treinamento de força: programas de periodização não-linear (KRAEMER; FLECK, 2009), elabore um resumo comparativo após a leitura das páginas 74 a 80 de no mínimo uma lauda comparando os modelos de periodização: • Periodização Clássica de Força e Potência • Periodização Não Linear • Periodização Não linear Flexível.

Os métodos tradicionais de periodização clássica visando força e potência proporcionam um aumento gradativo da potência e um menor volume, com variações em cada microciclo que duram de 1 a 4 semanas. Geralmente em 16 semanas a intensidade aumenta e o volume do exercício diminui. São executados de 2 a 4 mesociclos que irão compor um macrociclo que alcancará seu pico em seu período final, com um descanso ativo ocorrendo logo após. A necessidade de uma variação diária nos estímulos de treino é um dos motivos pelo qual a periodização não linear foi criada, sendo o contrário da periodização clássica de força e potência, porque nela há aumento sucessivo no volume com diminuição da intensidade a cada ciclo, sendo mais efetiva em períodos de competição, de viagens, de pausas por problemas de saúde e etc, em que não há como manter a rotina, sendo que quando o atleta não pode comparecer em um treino, ele pode retomar a partir do treino que faltou, não havendo a necessidade de aumentar a duração do mesociclo. Durando de 12 a 16 semanas a periodização não linear varia na intensidade e volume em cada semana do mesociclo. Por ser muito variável recomenda-se 3 a 6 semanas para aprendizado e recuperação muscular do aluno. É importante ressaltar que as sessões mais intensas devem ser bem preparadas e podem ser alteradas de modo a auxiliar o praticante a alcançar seus objetivos. A adaptação no inicio do treinamento deve ser levada em conta em todas as sessões de um programa não linear, iniciando com 2 a 3 minutos de descanso entre as séries e diminuindo progressivamente. Para iniciantes há uma desvantagem, que é o emprego de cargas mais altas na primeira semana de treinos , portanto deve ser realizado um período de adaptação de 4 a 6 semanas com cargas mais leves , que trarão uma maior tolerância ao programa. Em seguida uma progressão de intensidade variada. Um período de 2 a 3 semanas de recuperação deve ser utilizado depois do ciclo de 16 semanas. Esse período de recuperação pode ser uma simples diminuição da intensidade do treino ou a realização de outras práticas esportivas. Um fator importante em qualquer sessão de treinamento é evitar a desaceleração no final da amplitude do movimento, utilizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com