TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO DA 7° SEMANA DA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA

Por:   •  9/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.833 Palavras (8 Páginas)  •  1.562 Visualizações

Página 1 de 8

PORTFÓLIO DA 7° SEMANA DA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA

VINICIUS EVANDRO JULIANETTI, 8011431

ED. FÍSICA BACHAREL

Curitiba – PR

2016

  1. Descreva a posição anatômica. E qual é a sua importância para sua atuação profissional em sua área?

A posição anatômica é uma posição de referencia onde o corpo humano deve estar ereto, com a face voltada para frente, os membros  superiores deveram estar estendidos ao longo do corpo e com as palmas da mão voltada para frente, os membros inferiores deveram estar posicionados na largura do ombro e com as pontas dos pés voltados para frente e a cabeça devera estar horizontalizada. É muito importante e fundamental para o profissional essa posição, pois é nessa posição que se começa os estudos das análises das estruturas que compõem o corpo humano.

  1. Citar as regiões que formam o corpo humano.

As regiões formadoras do corpo humano são cabeça, pescoço e tronco. As mesmas são subdivididas em tórax, abdômen e pelve. Um par de membros superiores e um par de membros inferiores, havendo relações entre as estruturas sistemáticas, músculos, artérias, veias e vasos linfáticos e nervos.

  1. Explique os planos de secção mediano ou sagital, plano frontal ou coronal e plano transversal. Quais são os termos de relação de cada um destes planos de secção? Qual a importância desses termos de relação para sua atuação profissional?

O plano mediano ou sagital é o plano que divide o corpo em duas partes iguais, sendo elas direita e esquerda. O plano frontal ou coronal é o plano que divide o corpo em duas partes, sendo elas anterior e posterior. Já o plano transversal, é o plano que divide o corpo ao meio, em partes superiores e inferiores.

O termo de relação é divido em anterior/ ventral/ frontal, que é referente a parte frontal do corpo humano. Posterior/ dorsal que é a parte de trás do corpo. Superior/ Cranial que se refere a parte superior do corpo. Inferior/ caudal que se refere a parte inferior do corpo. Medial e lateral que são mais próximo e mais afastado do plano sagital.  Mediano que fica exatamente em cima da linha sagital. Intermédio fica entre medial e lateral e o Médio que fica entre o inferior e superior, ou o anterior e posterior.

Esses termos são importantes pois com eles podemos localizar exatamente um órgão ou um grupo muscular e tomar a decisão e os procedimentos corretos.

  1. Quais são os ossos do membro superior e inferior e a sua classificação quanto ao seu tipo?

Os ossos do membro superior são divididos em quatro segmentos: Raiz ou Cintura Escapular que são escápula e clavícula, Braço (Úmero), Antebraço (Radio e Ulna) e Mão composta por 8 carpos, 5 metacarpos e        14 falanges.

        Os membros inferiores são divididos em cinco segmentos: Raiz ou cintura pélvica composto por 2 ossos do         quadril ou púbis, Coxa (fêmur), Patela, Perna (tíbia        e fíbula ) e Pé composto por 7 tarsos, 5         metatarsos e 14 falanges.        

  1. Descreva o que é uma juntura sinovial. Cita os elementos básicos desta juntura.

A juntura sinovial permite movimentos amplos e apresentam cavidade articular, juntamente com o liquido sinovial. Seus elementos são cápsula articular, cavidade articular, líquido sinovial e membrana sinovial. 

  1. Dê a classificação morfológica das articulações do ombro, punho e joelho. Qual a sua importância para sua atuação profissional?

Ombro: Articulação esferoide, ou juntura sinovial esferoide se da presente quando uma face    articular esférica se encaixa em  uma depressão ou cavidade   de outro osso.

Punho: Articulação elipsóidea, ou condilar estrutura convexa de um osso que  se articula com um osso côncavo. Permite movimentos para cima e para baixo   e de um lado para o outro.

Joelho: Articulação gínglimo, ou juntura sinovial gínglima ocorre devido ao encaixe de uma extremidade óssea convexa com outra côncava. Essa articulação permite movimentos em um único plano articular,  com movimentos angulares de abertura.

  1. Quais são os tipos de tecido muscular que formam o corpo humano? Qual é a importância destes tecidos?

Há três tipos de tecidos musculares: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido estriado cardíaco.

O tecido muscular liso é responsável pela formação da musculatura dos órgãos intestino, estomago, bexiga e vasos sanguineos, contração involuntaria. O tecido estriado esquelético atua na movimentação do corpo, contração voluntaria. O tecido estriado cardíaco é importante pois é responsável pela contração rítmica e vigorosa, mantendo a circulação sanguinea no corpo, contração involuntária.

  1. Quais são os componentes anatômicos do músculo esquelético?

Os componentes do músculo esquelético são Ventre Muscular ou Ventre Carnoso, Tendões ou Aponeuroses.

  1. Classifique estes músculos quanto a forma e sua origem.

São classificados em constituições de arranjos de fibras, número de origens, inserções e ventre muscular, sua fórmula morfológica apresenta músculos longos e músculos largos.

  1. Identifique os órgãos que formam o sistema circulatório e qual e a importância destes órgãos.

Os sistema circulatório é composto por três órgãos, sendo eles coração, vasos sanguineo e sangue. O coração é o principal órgão, ele é responsável por bombear o sangue para todo o corpo. Os vasos sanguineos são compostos de veias, artérias e capilares, são canais de transição do sangue. O sangue transporta os nutrientes e o oxigênio para os tecidos do corpo.

  1. Quais são os grandes vasos da base do coração?

O coração e os grandes vasos da base estão localizados no interior do saco pericárdico e posteriormente ao esterno, cartilagens costais e extremidades anteriores da terceira e a quinta costela do hemicorpus esquerdo. Essas estruturas estão situadas de forma oblíqua a dois terços para o lado esquerdo e um terço do plano mediano. Se voltar o rosto para a esquerda cerca de 45 graus sem girar os ombros, a rotação da cabeça será semelhante a rotação do coração em relação ao tronco. Os átrios são demarcados dos ventrículos pelo sulco coronário ou atrioventricular, e os ventrículos direito e esquerdo são separados por sulcus interventriculares anterior e posterior. O coração assemelha-se à uma forma trapezóide em uma vista anterior ou posterior, entretanto, se olhar em três dimensões nota-se um formato piramidal com seu ápice tombado, nota-se também uma base voltada e quatro lados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (233.8 Kb)   docx (753.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com