TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO DE TREINAMENTO

Por:   •  11/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE

1) De acordo com a disposição de suas fibras, como os músculos podem ser classificados?

Segundo Fioco (2016), de acordo com a disposição de suas fibras, os músculos são considerados fusiformes aqueles que possuem a convergência de suas fibras para a origem e inserção, tornando o ventre muscular com maior diâmetro, como o bíceps braquial. Os músculos também podem possuir a convergência de suas fibras para apenas uma face do tendão (unipenados) e para as duas faces do tendão (bipenados). Também podem ter largura e comprimento equivalentes, como o romboide, e, finalmente, fibras circulares, como o orbicular. Quanto ao número de cabeças, podem ser classificados como: o coracobraquial (uma cabeça), o bíceps (duas cabeças), o tríceps (três cabeças) e o quadríceps (quatro cabeças).

2) Basicamente, existem três tipos de contração, também conhecidas como ações musculares.
Quais são? Descreva−as.

De acordo com Fioco (2016), basicamente, existem três tipos de contrações, que também são conhecidas como ações musculares:

Contração concêntrica: são os pontos de aproximação de origem e inserção, que encurtam a musculatura, sendo considerada a fase positiva do exercício.

Contração isométrica: são os pontos de origem e inserção que praticamente não se alteram. Nesse tipo de contração, não há nenhuma fase no exercício.

Contração excêntrica: são os pontos de afastamento de origem e inserção, alongando a musculatura, sendo considerada a fase negativa do exercício.

[pic 1]

Tipos de contração: A – contração concêntrica; B – contração isométrica; C – contração excêntrica.


3) De acordo com a função exercida, defina como o músculo pode ser classificado.

Segundo o exposto por Fioco (2016), de acordo com a função exercida, o músculo pode ser considerado agonista, quando é o motor principal, e sua contração é responsável pelo movimento. É antagonista quando se opõe à ação do agonista, para controlar seja a força, seja a velocidade do agonista. É sinergista quando se contrai ao mesmo tempo, no auxílio do agonista, para ajudar no movimento, fixar a articulação e/ou neutralizar um movimento indesejado. Pode ser classificado, ainda, como sinergista verdadeiro, sinergista auxiliar, motor auxiliar, neutralizador, fixador e estabilizador.

4) O sistema de alavancas é um dos aspectos mais característicos da mecânica muscular
presente no treinamento de força, representado tanto nas articulações como nos
equipamentos de musculação. Defina cada uma das alavancas.

Segundo Fioco (2016), as alavancas podem ser classificadas como:

Interfixa: a articulação, ponto fixo, pode girar, objetivando levantar, sustentar ou equilibrar o objeto.

 Inter-resistente: a força que o objeto exerce está entre a articulação e a força, que tem o objetivo de levantar, sustentar ou equilibrar.

Interpotente: a força que movimenta está entre a articulação e o objeto que é levantado, sustentado ou equilibrado.

[pic 2]

Alavancas articulares.


5) Descreva cada um dos princípios do treinamento aplicado à musculação.        

De acordo com o exposto por Fioco (2016), existem alguns princípios do treinamento que são essenciais para atingir o objetivo da musculação: o da adaptação, o da continuidade, o da especificidade, o da individualidade e o da sobrecarga. O primeiro princípio (da adaptação), na Musculação, afeta diretamente o funcionamento do organismo, pelo rompimento de sarcômeros, pela diminuição das reservas energéticas e pelos acúmulos de metabólitos. Com isso, faz-se necessária uma nova organização celular para atender à demanda imposta por esse princípio. À medida que o organismo vai se adaptando a esse novo estado, entra em equilíbrio, e, para que as adaptações ao treinamento possam ser continuadas e recebam novas adaptações tanto metabólicas como estruturais, alguns ajustes ao treinamento de força devem ser realizados. Esses ajustes são conhecidos como o princípio da continuidade. O princípio da especificidade se faz necessário porque, quanto mais exigente for o treinamento e mais específico em relação a uma modalidade esportiva, mais devemos proporcionar reações peculiares a essa modalidade. Os exercícios de Musculação, nesse caso, tornam-se mais funcionais, devido à necessidade de transferência do gesto motor. Os estímulos recebidos em um treinamento de força, mesmo tendo o mesmo objetivo, como a potência muscular, provocarão alterações similares, mas com variações de indivíduo para indivíduo, devido à resposta de cada organismo. Isso é conhecido como o princípio da individualidade. A magnitude dos estímulos de um treinamento de força, seja qualitativo, seja quantitativo, dependerá justamente do princípio da sobrecarga, responsável por estabelecer um novo arranjo no treinamento, com a finalidade de desequilibrar a homeostase. Já o princípio da especificidade é onde o gesto é treinado especificamente de acordo com a modalidade que está sendo praticada.

6) O que determina o teste de 1RM?        

Segundo o colocado por Fioco (2016), o teste de 1RM (uma repetição máxima) determina o maior peso levantado em um exercício ou movimento específico; por meio dele, encontramos valores que podem ser utilizados para elaborar qualquer tipo de treinamento com pesos. O cálculo da intensidade é feito por meio de porcentagens relativas ao que se busca em relação ao treinamento de força.

O protocolo padrão, que pode ser utilizado desde por um iniciante até um atleta avançado, com total segurança, segue os seguintes passos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (239.7 Kb)   docx (446.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com