TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO INTERDISCIPLINAR: “MECANISMOS FISIOLÓGICOS, BIOMOLECULARES E CELULARES RELACIONADOS AS ADAPTAÇÕES AO TREINAMENTO DE FORÇA E HIPERTROFIA E SUA RELAÇÃO DOSE-RESPOSTA PARA A POPULAÇÃO IDOSA”

Por:   •  28/4/2021  •  Abstract  •  1.914 Palavras (8 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        DESENVOLVIMENTO        5

1º PARTE – PRODUÇÃO ANALÍTICA E TEXTUAL        5

2º PARTE – RESOLUÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA        8

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

  1.  INTRODUÇÃO

O processo de envelhecimento ocorre de forma natural, involuntário, inevitável e irreversível, que provoca desgaste ou perda estrutural e funcional progressiva no organismo, associada a várias alterações fisiológicas. Dentre essas alterações, o sistema neuromuscular sofre diminuição na massa muscular, que leva o idoso a redução da força, flexibilidade, associados a maiores riscos de quedas e fraturas nas pessoas mais velhas.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do total de 210,1 milhões de brasileiros, 34 milhões são idosos, no quarto trimestre de 2019. O número corresponde a 29,5% representa a população idosa do Brasil. Observa-se que o Brasil se encontra na fase de desaceleração, ou seja, uma concentração maior de idosos, (IBGE-2019). Fato que acarreta grandes desafios ao sistema de saúde diante da maioria sofre com uma doença crônica.

Neste aspecto, o estudo constituiu-se do panorama das disciplinas correlacionada ao tema “mecanismos fisiológicos, biomoleculares e celulares relacionados as adaptações ao treinamento de força e hipertrofia e sua relação dose-resposta para a população idosa”, em específico ao treinamento de força em idosos. Nota-se a complexidade do tema, partindo do princípio de que o processo é multifatorial e envolve uma interação de mecanismos moleculares, celulares e sistêmicos do envelhecimento.

Necessita-se de mais estudos diante das prescrições do treinamento de força para pessoas idosas, não muito tempo atrás, estudos revelava que exercícios resistidos era considerados inadequados. Gera-se uma problemática, qual seria o treinamento de força, a intensidade para esta população idosa? Diante das literaturas, o objetivo do presente estudo analisar as pesquisas, sobre ao treinamento de força e hipertrofia em pessoas idosas.


 2- DESENVOLVIMENTO

1º PARTE – PRODUÇÃO ANALÍTICA E TEXTUAL

O processo do envelhecimento é inverso ao do desenvolvimento humano, ou seja, na infância ocorre anabolismo, na senescência (processo natural, de diminuição progressiva da reserva funcional dos indivíduos), catabolismo, iniciando-se o declínio das aptidões e das capacidades funcionais na fase adulta e se prolongando durante o envelhecimento. O envelhecimento é caracterizado por diminuição das capacidades fisiológicas dos órgãos e dos sistemas, como também por dificuldade de adaptação a situações de estresse físico e psicológicos. (PAPALIA,2010).

Envelhecimento Fisiológico musculatura, perda muscular acelerada, chegando a 30%, por década, aos 70 anos e, praticamente a metade aos 80 anos. Essa redução ocorre tanto em número quanto no volume das fibras (especialmente o m. esquelético). É comum uma certa hesitação no andar, menor balanço dos braços e passos menores. Há redução na amplitude dos movimentos, tendendo a modificar a marcha, passos mais curtos e mais lentos com tendência a arrastar os pés. A base de sustentação se amplia e o centro de gravidade corporal tende a se adiantar, em busca de maior equilíbrio. (PEREIRA, 2017)

A educação física aliada à prática de exercício físico é essencial no dia a dia dos idosos. O remodelamento do músculo esquelético é um processo dinâmico e responsivo a sinais extracelulares mediados pelo treinamento físico, atividade neural, hormônios, fatores de crescimento e citoquinas. O aumento da massa muscular é entendido como balanço positivo entre a síntese e degradação proteica, realizado pela coordenação integrada da complexa rede de vias de sinalização intracelular. (FERNANDES  2008)

As adaptações neurais são muitos importantes também pra terceira idade como sabemos elas antecedem a adaptação morfológica no treinamento de resistência e podem contribuir para adaptação de um idoso durante os treinamentos de força as adaptações neurais melhoram a eficiência de recrutamento das fibras musculares, ativação dos neurônios motores, ativação do sistema nervoso central, melhora o sincronismo dos movimentos e inibição dos órgãos tendinosos de Golgi (OTG). (MCARDLE 2007)

    As atividades ligadas a prática da educação física com idosos se fazem um meio alternativo para promoção de boas práticas educativas, atua ajudando a melhorar o rendimento físico e mental e reduzindo o estresse obtido como o continuo dia a dia. Para os autores Silva e Farinatti (2007):

A força muscular é considerada componente importante de programas de exercícios físicos. Os benefícios desse tipo de treinamento dependem da combinação do número de repetições, séries, sobrecarga, sequência e intervalos entre as séries e exercícios. No entanto, não se tem ainda muito clara qual a melhor combinação dessas variáveis para uma ótima relação dose-resposta em pessoas idosas.

Por ser indispensável, a força muscular precisa ser praticada todos os dias, segundo Silva e Farinatti (2007) “A força muscular pode ser definida como a quantidade máxima de força que um músculo ou grupo muscular pode gerar em um padrão específico de movimento realizado em dada velocidade.” Com isso busca-se sempre melhorar os exercícios e sua abordagem aos idosos aumentando a qualidade e efetividade.

 Ainda de acordo com os autores Silva e Farinatti (2007), “nas últimas décadas, a Educação física, passou a ser considerada um componente fundamental da aptidão física voltada para a manutenção da qualidade de vida dos indivíduos, idoso, fazendo parte da maioria dos programas de treinamento físico com vistas à saúde.”

A atual forma de adequar e formar a educação física para trazer precisas melhorias para os idosos devem trazer conteúdo e formas de ensino abordadas eficientemente. Devem conter formas de interação que visando resultados satisfatório para o entendimento do idoso em sua maior parte. Para o autor o autor Fernandes et al. (2008):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com