TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto interdisciplinar relacionado a cursos tecnológicos avançados

Projeto de pesquisa: Projeto interdisciplinar relacionado a cursos tecnológicos avançados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.138 Palavras (9 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 9

Tecnologia em Logística

Tutor: Lúcia Moço

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER I)

Rio Grande / RS

2014

APRESENTAÇÃO

Cada vez mais há uma exigência da sociedade, devido as inovações do mundo contemporâneo. Muitos empreendedores vêm se adaptando e se atualizando, com ideias diferenciadas.

Através de pesquisas realizadas, foi possível obter informações fundamentais, para se concluir o objetivo do trabalho desejado, visto isso pode se ter uma noção de como abrir uma empresa no Brasil.

Com as análises realizada direcionadas ao mercado empreendedor, encontrou- se dificuldades enfrentadas ao abrir um empreendimento, além de como fazer um planejamento antes de abrir qualquer negócio e de como micros e pequenas empresas não conseguem permanecer no mercado. Segundo pesquisado, no livro Empreendedorismo, citado pelo autor José Carlos Assis, relatado na situação problema, mostra, as informações fundamentais para abrir um negócio, desta forma aprendemos que um empreendimento, necessita de um plano de negócio, junto aos conceitos básicos de ética e como selecionar os funcionários.

Através disso, foi possível identificar os problemas enfrentados para abrir uma empresa no Brasil, podendo assim, ter uma visão melhor de como contornar as dificuldades encontradas.

SITUAÇÃO PROBLEMA

Infelizmente vivemos num país que tem um sistema tributário que sufoca os empreendedores, principalmente os de pequenos negócios.

Uma das dificuldades enfrentadas no momento em que se pensa criar uma empresa no Brasil é a falta de recursos oferecidos pelo governo, ocasionado por uma crise financeira ao mercado empreendedor, devida o capital de giro, além de juros abusivos. Empresas de pequeno porte se deparam com alguns problemas, do tipo, não ter dinheiro suficiente, para conseguir financiamentos, tornando, o que era um sonho em pesadelo, outra dificuldade encontrada, foi certa resistência na sociedade para se adaptar a um empreendimento diferenciado.

Vamos considerar que a pessoa que pensa em abrir um negócio precisa de dinheiro para investir e também se manter no começo enquanto seu empreendimento ainda não estiver rendendo. No caso de levar 120 dias até a empresa estar funcionando, aumenta em 4 meses o tempo que a pessoa precisa ter de dinheiro para se manter antes de começar a funcionar a sua atividade. A tarefa é difícil!

Quem decide abrir um negócio no Brasil logo descobre que não está diante de uma tarefa simples. Em termos burocráticos e legislativos, esse caminho se parece mais com uma pista de obstáculos.

A primeira etapa da abertura de empresa se dá com a consulta de viabilidade de localização, na qual a Prefeitura avalia se a atividade pode ser exercida no local desejado. A consulta na maioria das cidades é feita apenas presencialmente, mas oito Capitais oferecem a consulta de viabilidade via internet.

Uma vez realizada a consulta de viabilidade de localização, o próximo passo é elaborar o Contrato Social da empresa. Contrato Social e de mais doze outros documentos – entre requerimento, cópias autenticadas do contrato e cópias de identidade e CPF – o empresário deve registrá-lo na Junta Comercial, onde será obtido o Número de Inscrição no Registro de Empresas (NIRE).

Após o registro, o passo seguinte é obter o CNPJ na Receita Federal, o que pode ser feito via internet ou diretamente na própria Junta Comercial.

Com o NIRE e do CNPJ e de mais seis documentos – dentre os quais, novamente, cópias de CPF e identidade, o empresário deve então regularizar a empresa no Corpo de Bombeiros.

Depois é necessário obter alvará de funcionamento na Prefeitura do município onde a empresa será instalada. O empresário precisará de todos os alvarás anteriores, contrato social, resultado da consulta prévia, cópias – novamente – do CPF, identidade e preencher formulário próprio do órgão e aguardar o retorno. E inscrever sua empresa no cadastro de contribuintes da Secretaria de Fazenda.

Dependendo da atividade, é preciso ainda regularizar a empresa na Vigilância Sanitária estadual ou municipal.

Por último, pode ser necessário que a empresa obtenha licenciamento ambiental. Ele é aplicável à localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos utilizadores de recursos ambientais considerados. Nos últimos anos tem havido esforços para facilitar e até mesmo ajudar a atividade empreendedora no país, porque essa é uma das formas que a economia nacional se fortalece, gerando mais empregos e renda para o brasileiro.

Além do mais, existe um lado negativo em assumir riscos no Brasil, já que segundo as estimativas, ”os índices de mortalidade das PME - Pequenas e Médias Empresas no Brasil são elevadíssimas: segundo o SEBRAE, 56% dessas empresas fecham as portas até o terceiro ano de vida” (site: eCommerceOrg, 2007). Note, no entanto, que não se trata de apenas assumir riscos, mas de saber como assumi-los, já que uma das principais razões para esse índice, segundo o próprio site, é o despreparo “do empreendedor para gerenciar com eficiência a sua empresa, insuficiência de capital, além de dificuldades pessoais do candidato e empresário.

A dificuldade em ingressar num mercado de trabalho altamente competitivo como o dos últimos tempos é conhecida por todos, mas a vontade de colocar em prática tudo que está internalizando como conhecimento, pensando no futuro profissional, é maior do que qualquer desafio.

Segundo pesquisado, no livro Empreendedorismo, citado pelo autor José Carlos Assis Dornelas, pode se ter um, entendimento melhor no assunto tratado.

“ Ética Empresarial e Cultural Corporativa

A ética é o fundamento da sociedade. Não há possibilidade de vida social sem que haja observância de princípios éticos. A sociedade apoia-se em três conceitos, seus pilares éticos:

É essencial que ela seja justa- que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com