TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MECANISMOS DE FORMAÇÕES DAS LESÕES CELULARES

Por:   •  12/5/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

MECANISMOS DE FORMAÇÕES DAS LESÕES CELULARES

RESUMO

As células interagem ativamente com seu ambiente, constantemente ajustando sua estrutura e função para acomodar demandas de mudanças e estresses extracelulares. O meio intracelular das células normalmente é estritamente regulado, de tal modo que permanece bastante constante – um estado denominado homeostasia.

Quando as células encontram um estresse fisiológico (como sobrecarga no débito cardíaco) ou condições potencialmente prejudiciais (como privação de nutrientes), elas podem sofrer uma adaptação, alcançando um novo estado estacionário e preservando a viabilidade e a função. Se a capacidade de adaptação for excedida ou se o estresse externo for inerentemente prejudicial ou excessivo, há o desenvolvimento de uma lesão celular.

Dentro de certos limites, a lesão é reversível, e as células retornam a um estado basal estável; no entanto, se o estresse for grave, persistente ou de início rápido, há a ocorrência de lesão irreversível e morte das células afetadas. A morte celular é um dos eventos mais cruciais na evolução da doença em qualquer tecido ou órgão. É resultado de diversas causas, incluindo hipóxia (deficiência de oxigênio) e isquemia (falta de fluxo sanguíneo). Ambas privam os tecidos de oxigênio, mas a isquemia, além disso, resulta em deficiência de nutrientes essenciais e acúmulo de metabólitos tóxicos.

A causa mais comum de hipóxia é a isquemia resultante de uma obstrução arterial, mas a deficiência de oxigênio pode resultar também de uma oxigenação sanguínea inadequada, como ocorre em várias doenças que afetam o pulmão, ou da redução da capacidade de transporte de oxigênio sanguíneo, como com a anemia decorrente de qualquer causa e a intoxicação por monóxido de carbono (CO).

Palavras-chave: Adaptação; Célula; Hipóxia; Lesão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com