TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÍNCIPIOS GERAIS DA FUNÇÃO GASTROINTESTINAL

Por:   •  30/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 5

Centro Universitário UNNIOVAFAPI

Curso de Educação Física

Disciplina: Fisiologia Humana

Professora: Franciléia Calland

PRÍNCIPIOS GERAIS DA FUNÇÃO GASTROINTESTINAL

ALUNOS:

Ademir Cardoso

Alexandre Duarte

Eduardo Viana

Guilherme Aragão

José Fernando Ribeiro

Laécio Coutinho

Miquéias Nascimento

Osmar Neto

Teresina

2018

Princípios gerais da função gastrointestinal - Motilidade, controle Nervoso e circulação sanguínea

O trato alimentar abastece o corpo com um suprimento contínuo de agua, eletrônicos e nutrientes. Cada parte do trato alimentar esta adaptada as suas funções específicas, alguma para a simples passagem de alimentos, outras para o armazenamento temporário de alimentos e outras para a digestão e absorção de alimentos.

Anatomia fisiológica da parede gastrointestinal

As funções motoras do intestino sao realizadas por diferentes camadas de músculos lisos.

O músculo liso gastrointestinal funciona como um sincício. As fibras musculares lisas individuais medem de 200 a 500 micrômetros de comprimento e 2 a 10 micrômetros de diâmetro. Na camada muscular longitudinal os feixes estendem-se longitudinalmente no trato intestinal.

No interior de cada feixe as fibras musculares se conectam eletricamente através de uma quantidade de complexos juncionais.

Atividades elétricas do músculo liso gastrointestinal

O músculo liso do trato gastrointestinal e excitado por atividades elétricas intrínsecas. Existem 2 tipos básicos de ondas elétricas as ondas lentas e potenciais em espiculas.

Ondas lentas - não são potencial de ação em vez disso são mudanças lentas e ondulatórias no potencial de repouso da membrana. A intensidade varia entre 5 a 15 milivolts.

Potencial em espiculas - ocorrem automaticamente quando o potencial de repouso da membrana do músculo liso gastrointestinal se torna mais positivo do que cera de -40 milivolts.

Mudança na voltagem do potencial de repouso da membrana.

Quando o potencial se torna menos negativo(despolarização) as fibras musculares se tornam mais excitáveis. Quando o potencial se torna mais negativo(hiperpolarização) as fibras se tornam menos excitáveis.

Controle Neural da Função Gastrointestinal- Sistema Nervoso Entérico

O trato gastrintestinal possui um sistema nervoso próprio denominado sistema nervoso entérico. Esse sistema nervoso entérico bastante desenvolvido é especialmente importante no controle dos movimentos e da secreção gastrointestinal.O sistema nervoso entérico é composto basicamente de dois plexos: (1) plexo mioentérico ou plexo de Auerbach e (2) um plexo interno, denominado plexo submucoso ou plexo de Meissner.

O Plexo mioentérico controla basicamente os movimentos gastrointestinais, e o plexo submucoso controla basicamente a secreção gastrointestinal e o fluxo sanguíneo local

Diferenças entres os plexos Mioentérico e Submucoso

O plexo mioentérico consiste basicamente em uma cadeia linear de muitos neurônios interconectados que se estende por todo o comprimento do trato gastrointestinal.

O plexo mioentérico está envolvido principalmente no controle da atividade muscular por todo o intestino.

Em contraste com o plexo mioentérico, o plexo submucoso está basicamente envolvido com a função de controle na parede interna de cada segmento diminuto do intestino. Principios gerais da função gastrointestinal - Motilidade, controle Nervoso e circulação sanguínea.

Tipos de Neurotransmissores Secretados por Neurônios Entéricos

A acetilcolina estimula a atividade gastrointestinal com mais constância. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com