TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Periodização do Treinamento

Por:   •  5/4/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CLAITON JANUARIO DA SILVA

8066373 

ATIVIDADE: PORTFÓLO 2° CICLO

[pic 2]

[pic 3]

Vitória

2021

Descrição da atividade

A partir da leitura dos materiais indicados para estudo, escreva uma pequena carta para seu tutor de no mínimo 500 palavras, utilizando a fonte Times New Roman com tamanho 12,e espaçamento de1.5 entre as linhas, seguindo esta formatação sua carta totalizará aproximadamente duas laudas(duas folhas).

 Leia anteriormente todas as orientações, pois, para confeccionar sua atividade (escrever a carta) você deve seguir rigorosamente o roteiro a seguir:

-Inicie a carta cumprimentando brevemente seu tutor:

Caro tutor Sérvio Antonio Bucioli, escrevo esta carta para lhe contar sobre a importância de aprender os Princípios Científicos do Treinamento e de aplicar esses conteúdos em minha prática profissional.

O principio da individualidade biológica afirma que as pessoas são diferentes entre si, pelas combinações das influencias genéticas e pelas influencias do meio ambiente, ou seja, por mais parecidas que as pessoas sejam elas nunca serão totalmente iguais.

Muitos treinadores montam o mesmo treinamento para um grupo de pessoas, sendo que o principio da individualidade biológica é muito simples: o que faz efeito para um individuo pode não ser eficiente para o outro, ou seja, cada um responde o treinamento de uma forma diferente. Em relação a individualidade biológica tem-se vários aspectos a serem observados:

Maturação biológica: pessoas com idades cronológicas iguais, porem uma pode sert mais alta que a outra;

Fatores genéticos: pode ser apresentada uma diferenciação nos tipos de fibras musculares;

Gênero: diferença entre sexo;

Treinabilidade: A pessoa que já treinou, pode apresentar uma evolução um pouco mais rápida do que uma pessoa que nunca treinou.

Ambiente: local onde o individuo está inserido.

Em resumo, cada um individuo responde ao treinamento de forma diferente. Não adianta passar o mesmo treinamento para um mesmo grupo de pessoas, pois pode não surtir efeito.

O principio da adaptação é de extrema importância, pios foi o que ajudou o ser humano a chegar ate aqui, uma vez que este tem a capacidade de se adaptar a diversas circunstancias.

O exercício físico é algo que tira o corpo da homeostase, de um ponto de conforto, e gera uma resposta de stress ao estimulo, e esse estimulo pode ser de formas variadas, conforme a tabela abaixo:

INTENSIDADE DO ESTIMULO

RESPOSTA

Fraco

Não provoca resposta

Médio

Causa alguma estimulação no organismo

Forte

Provoca estimulação significativa no organismo. A recuperação permitira adaptação satisfatória.

Muito forte

Causa dores ou lesões

Ao dar um estimulo ao corpo, precisa-se dar um tempo de recuperação antes de aplicar um novo estimulo para evitar que o corpo sofra dores ou lesões. E para tal. Conhecer os tipos de estresse:

Estresse físico: onde o agente estressor atua diretamente no organismo e é  de natureza física, como exemplos temos a temperatura, o esforço físico entre outras;

Estresse bioquímico: os agentes que atuam são de natureza farmacológica ou química como drogas, anestésicos e estimulantes;

Estresse mental: estão relacionados à mente e a fatores influenciadores a ela como a depressão, ansiedade e mudança de humor.

Sobre a Síndrome Geral de Adaptação (SAG), está dividida em três fases, nas quais descritas:

1° fase: reação de alarme: ações que causam um desconforto podem ativar mecanismos de proteção, colocando o organismo sobre alerta de proteção;

2° fase: resistência (adaptação): nesta, o organismo desenvolve canais de defesa à ações agressoras de forma a resistir a essas ações;

3° fase: exaustão: fase onde ocorre a saturação dos canais de defesa do organismo, levando-o assim, a um estado de colapso causando danos.

O principio da adaptação ainda engloba desgastes orgânicos das quais são: cansaço, fadiga, sobre o treinamento e exaustão. O cansaço se refere a um estado psicológico causado pelo exercício dando a sensação de desgaste do corpo; fadiga é a sensação de incapacidade temporária que faz com que o treino se torne mais difícil; sobre o treinamento é a recuperação incompleta antes do processo de treinamento, aplicando novos estímulos de carga, provocando a exaustão e diminuindo a capacidade de realizar o trabalho; a exaustão é quando há uma carga muito grande de trabalho e a recuperação não acontece de forma correta.

Dando continuidade, o principio da sobrecarga basicamente rege pela supercompensação do organismo para dar respostas a um estimulo. Colocando isso na pratica: quando um individuo esta treinando, gera um dano ao organismo, este por sua vez entende que esta sendo prejudicado e ele se recupera mais forte, isso é chamado de supercompensação. Esse principio da sobrecarga diz o seguinte: se o organismo entende que esta sendo prejudicado e esta tendo um a supercompensação, automaticamente, para que continue gerando uma força extra no corpo, precisa-se gerar novas sobrecargas, então, as  sobrecargas devem ser continuas. Um erro comum que acontece é pensar que sobrecarga é peso. Não adianta chegar no supino e colocar uma carga excessiva achando que quanto mais peso, mais forte fica.

No principio da interdependência volume intensidade é afirmado por quando a carga do treinamento pode ter uma característica de volume e uma característica de intensidade, a carga deve estar associada ao maior volume. Para melhor entendimento, um esforço de alta intensidade só pode ser mantido com um volume baixo. Nesse principio, o volume e a intensidade devem estar balanceados, quando se aumenta o volume diminui-se a intensidade e vice versa.

Ainda falando sobre os princípios do treinamento, temos principio da continuidade, que como o próprio nome nos remete, este principio só pode ser obtido com a continuidade do treinamento, caso contrario, há uma perda dos resultados positivos que foram obtidos, então, este principio rege a manutenção das cargas de treinamento. Esta ligado ao principio da adaptação, pois tem a ver uma sistematização das cargas de treinamento que ao longo do tempo ira produzir uma evolução maior. Esse principio visa aplicação do uso de carga, a forma correta de uso da mesma e ainda o período de intervalo/descanso entre o período de uma nova aplicação de carga. Então, este principio analisa o período de treino e de descanso entra uma aplicação de carga e outra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (141.4 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com