TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Periodização no Treinamento de Força

Por:   •  25/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.771 Palavras (8 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 8

Periodização no treinamento de força

Ramonn Combat Velozo

RESUMO

Devido a popularização das academias e a sua busca para fins sejam eles recreativos, estéticos, medicinais (como treinamento de reabilitação funcional por exemplo) ou atléticos, as salas de musculação deixaram de ser um lugar onde somente os mais aficionados pelo esporte desejam estar, para se tornar um local de necessidade para muitas pessoas, sejam elas crianças, jovens, adultos ou terceira idade. “O treinamento de força, atualmente, exerce um papel importante no condicionamento físico geral, na performance esportiva, na reabilitação de lesões e no aumento da massa muscular.” (UCHIDA e col. (2013).

Com a frequência dos treinamentos decorrentes da prática de musculação, é possível atingir várias mudanças benéficas para o corpo, “as alterações na composição corporal, estão associadas não somente a aumentos no desempenho, mas também a benefícios à saúde.” (FLECK e col. 2017 p.02).

Para que os objetivos de um indivíduo possam ser alcançados através da realização do treinamento resistido com peso (TRP) existe um fator importante para o treinamento que é a força, através dela que muitas ações do dia à dia são executadas, “uma das aplicações da força são as atividades da vida diária, como levantar-se, subir escadas e deslocar e transportar objetos.” (SANTAREM, 2014).

Palavras-chave: Força; Treinamento; Musculação; Periodização; Variação

1. INTRODUÇÃO

Ao se falar do treinamento de força e seus benefícios é preciso ter em mente que para se alcançar os objetivos esperados, muitos utilizam o princípio da variedade (periodização), o princípio da variedade indica a necessidade da alteração sistemática das variáveis do treinamento. Diversos estudos vêm, ao longo da história, demonstrando que a alteração sistemática do volume e na intensidade é uma estratégia eficiente em programas de treinamento a longo prazo. (UCHIDA e col. 2013).

A força é sem dúvida uma variável fisiológica muito importante, passando a ser um elemento fundamental para produção de bons atletas, desta forma, podemos considerar que um treinamento de força bem planejado e estruturado é a base para se alcaçar a máxima performance do desportista, sobre isso BOMPA (2001, p. 133) “para conquistar o desempenho máximo, o treinamento deve ser planejado e periodizado de um modo que garanta no desempenho de uma fase para outra, levando-o aos mais altos níveis durante o período de competição. A mesma abordagem deve abordagem deve ser aplicada também ao treinamento de força”.

Tendo então como prerrogativa que a força é fundamental para execução de ações básicas a movimentos complexos, seja de um indivíduo em seu cotidiano ou de um atleta durante uma competição onde a força máxima é exigida, é importante entender que existem meios para que essa variável chamada força, possa ser estimulada e é sobre isso que se trata o estudo a seguir.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O conceito de periodização da força nos esportes evoluiu a partir de duas necessidades básicas: (1) a necessidade de modelar o treinamento de força em torno de um plano anual e suas fases de treinamento e (2) a necessidade de aumentar a taxa do desenvolvimento da força de ano para ano. (BOMPA, 2001)

Dessa forma, este trabalho se baseia na concepção de que através da execução de um treino característico de força periodizado se é possível verificar ganhos de força durante a execução dos movimentos decorrentes dos exercícios, aplicando variações de estímulo como séries, repetições, sobrecargas e alternância entre intervalos de descanso entre outros.

Especificamente em relação ao treinamento de força, são indicadas variações frequentes na ordem e tipo (livres ou guiados) dos exercícios; nos sistemas de treinamento; na quantidade de séries; nas ações musculares (isto é, concêntrica, excêntrica ou isométrica); na velocidade e na amplitude dos movimentos; e, por fim, nos modelos de periodização. (UCHIDA e col. 2013)

Dessa forma, a periodização, se constitui em um conjunto de métodos de treinamento visando maximizar os resultados durante períodos pré estabelecidos, logo a periodização nada mais é que uma ferramenta para facilitar os processos organizacionais de um programa de treinamento, permitindo que este seja divididos em etapas e que estas tenham as variáveis do treinamento (por exemplo, intensidade e volume) adequadas ao objetivo do praticante, o que possibilita a organização dos diversos métodos de treinamento pela implementação de cargas ajustadas às especificidades de cada etapa, potencializando os resultados a serem obtidos.

(UCHIDA e col. 2013)

“A força deve ser vista como uma capacidade a ser refinada por meio de vários métodos e fases de treinamento, visando criar um resultado final – a combinação de força específica para o esporte”. (BOMPA, 2001 p. 133)

O elemento fundamental na organização do treinamento periodizado da força, para o desenvolvimento de força ou resistência muscular, é a sequência na qual os vários tipos de treinamento de força são planejados. Essa sequência de fases específicas do treinamento é o segredo do método de periodização da Força. (BOMPA, 2001)

É importante ressaltar que devido a especificidade de cada pessoa, nem sempre a resposta positiva de um treinamento de força para o indivíduo A, poderá resultar no mesmo resultado para o indivíduo B, dessa forma, se faz necessário a aplicação de variáveis de treinamento que combinem vários fatores como descreve, o manejo das variáveis de estímulos relacionadas ao treinamento de força, entre as quais a escolha e a disposição dos exercícios, a intensidade e o volume da carga, a regularidade de treino e o descanso entre os exercícios e as séries (LIMA e PINTO, 2006 apud KRAEMER e RATAMES, 2004).

O princípio da variedade indica a necessidade da alteração sistemática das variáveis do treinamento. Diversos estudos, vem ao longo da história , demonstrando que a alteração sistemática do volume e na intensidade é uma estratégia eficiente em programas de treinamento de longo prazo, (UCHIDA e col. 2013), e essa necessidade da aplicação de treinos periodizados não surgiu nos dias atuais, mas datam a períodos antigos, o planejamento do treinamento existe desde os Jogos Olímpicos da Antiguidade, quando o manual do treinamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com