TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula: Domínio e Controle de Bola

Por:   •  10/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  10.452 Visualizações

Página 1 de 4

1. Título da aula: Domínio e Controle de Bola.

2. Tempo de treino: 90 minutos

3. Faixa etária: 12 a 13 anos (categoria mirim)

4. Objetivos da aula: O treino terá como objetivo a prática de fundamentos que trabalharão a consciência de espaço e domínio de bola. Aperfeiçoar o controle de bola através de alguns fundamentos técnicos.

1. Treino

1.1. Aquecimento:

Atividade – Como Cães e Gatos (20 minutos)

Dividir os atletas em duplas, onde um será o cão e o outro o gato. Cada dupla trabalhará com uma bola de futebol.

O jogador que começar com a bola será o gato. Ele deverá manter a bola em seu domínio ao redor do campo de futebol, tentando proteger a bola, driblando para mudar de direção e para manter a bola em seu controle. O outro aluno será o cão. Ele deverá perseguir apenas o seu parceiro (gato) e tentar roubar a bola com os pés. Se conseguir roubar a bola ele se tornará o gato e seu parceiro se tornará o cão. Depois de dois minutos, parar o jogo e trocar de papéis para que todos tenham a chance de jogar em ambas as funções.

No final dos 4 minutos, trocar as duplas para a prática das estratégias que aprenderam com o parceiro anterior. (As duplas poderão ser trocadas até cinco vezes, não excedendo o tempo de vinte minutos).

Lembrete aos alunos: eles deverão ser capazes de driblar sem ficar olhando constantemente para a sua bola. Todas os alunos irão driblar ao mesmo tempo, por isso precisarão de olhar para frente e ao redor enquanto driblam, para não colidirem uns com os outros, trabalhando assim, a noção de espaço, enquanto se aquecem.

1.2. Parte principal:

Atividade – Futebol Musical (30 minutos)

Nessa atividade, serão desenvolvidos seis exercícios paralelamente, onde serão trabalhados fundamentos técnicos de domínio e controle de bola. Ao final da atividade, todos os alunos deverão ter realizado os seis fundamentos.

Essa atividade permitirá ao professor identificar os fundamentos com maior deficiência, assim como identificar as facilidades e dificuldades de cada aluno nos fundamentos treinados durante os exercícios.

Os alunos serão divididos em seis grupos.

O campo será dividido em seis estações (demarcados por cones de sinalização). Cada estação será identificada com um tipo de fundamento técnico:

1ª – Controle de bola (os alunos deverão brincar com a bola, dando toques (“petecando”), praticando embaixadinhas. Para os alunos que tiverem habilidade poderão fazer variações movendo a bola a partir do pé, passando posteriormente pelo joelho, ombro e cabeça, evitando sempre que a bola toque no chão).

2ª – Controle de bola em dupla (os alunos deverão repetir a atividade anterior, porém agora deverão fazer em dubla, em no máximo três toques, deverá passar a bola ao parceiro, evitando que ela toque o chão).

3ª – Condução (conduzir a bola para lá e para cá, mantendo-a sempre perto dos pés).

4ª – Dribles ou fintas (iniciarão uma corrida leve e em curta distância, a seguir, farão o movimento do drible, como se tivesse outro jogador à frente, sem perder o controle da bola em nenhum momento).

5ª – Dribles ou fintas em dublas (deverão realizar a atividade anterior, porém ao terminar o drible, deverá tocar entre os cones dispostos na estação, para seu parceiro, que fará o drible e o devolverá a bola e assim sucessivamente até o fim do tempo nessa estação.).

6ª – Controle de bola em deslocamento (deverão se deslocar individualmente, do início ao final da estação, dando toques (com pés, joelhos, ombros, cabeça) mantendo o controle da bola sem deixa-la cair no chão).

A atividade discorrerá da seguinte forma:

- Os alunos deverão estar distribuídos em uma das linhas laterais do campo (esse será o ponto de partida).

- O professor colocará uma música para tocar. Enquanto a música estiver tocando os alunos deverão conduzir suas bolas pelo campo (deverão respeitar os limites do campo, não deixando a bola sair para as laterais ou escanteios).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (137.4 Kb)   docx (106.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com