TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula Volei

Por:   •  5/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

Plano de Aula

I. Plano de Aula: Data: 01/07/2022

II. Dados de Identificação:

Professor (a): Aldair Jose de Oliveira

Professor (a) estagiário (a): Beatriz Nascimento de Andrade e Maria Eduarda Stellet

Disciplina: Educação física – Voleibol

TURMA: Ensino Fundamental I

Período: 1° ano

Tempo: 50m

III. Tema: Voleibol

 O Voleibol é considerado um esporte coletivo com fama mundial, além disso, a maioria das pessoas está praticando. Denominado no Brasil somente de vôlei ao invés de Voleibol, ele se prática em uma quadra retangular. Padrões têm sido inseridos nas escolas de forma pedagógica, com ênfase na estratégias e técnicas de ensino e aprendizagem amigáveis ​​ao conhecimento dos alunos, com intuito de prepará-los para se juntar à equipe de competição,  ou apenas ensinar sobre o esporte em geral. A escola é uma instituição de ensino com profissionais qualificados que iram  ensinar os conceitos apresentados.

IV. Objetivos:  Desenvolver o interesse do aprendizado das crianças pelo esporte, buscar ensinar a se relacionar com demais alunos, mostrarem o trabalho em equipe e ensinar a história do voleibol.

Objetivo geral:  (EF12EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.

(EF12EF03) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.

(EF12EF05) Experimentar e fruir, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, a prática de esportes de marca e de precisão, identificando os elementos comuns a esses esportes.

Objetivos específicos: Agilidade , flexibilidade, desenvolvimento motor e equilíbrio

ao nível de conhecimento –  Permitir a inclusão dos alunos na modalidade de Voleibol, através da pedagogia do ensino dessa modalidade , apresentando os movimentos por meio de atividades lúdicas ,para que assim consiga se alcança o nível de conhecimento dos elementos mostrados.

ao nível de aplicação –  Demonstração pelo professor dos movimentos e jogo coletivo , promovendo o incentivo e estimulando o aluno a reproduzir os exercícios demostrados, para que possa adquirir o autoconhecimento do próprio corpo sobra a funcionalidade de cada elemento .

ao nível de solução de problemas – Buscar desenvolver soluções para as limitações do processo de aprendizagem visando a inclusão de todos os alunos e a segurança de cada membro participante.

 

V. Conteúdo: 

 Aquecimento 01 ( tempo aprox 10 min)- pique espelho – O professor irá demostra o movimento , do toque, manchete e bloqueio parado. O pique começa quando o professor escolher dois alunos para ser o pegador, eles tem o objetivo de colar o máximo de pessoas que conseguir e quando colados os alunos ficaram em umas das posses selecionadas por eles. Diante disso, os outros alunos vão tentar descolar os amigos, fazendo os movimentos demostrado inicialmente pelo professor, que o aluno colado ficou.

Atividade 01 ( tempo aprox 15m) – balão quente - os alunos iram formar duplas, cada dupla terá um bexiga. O professor irá demostra os movimentos novamente de passe, manchete e corte assim,  os alunos tentaram fica jogando as bexiga entre si sem deixar cair no chão. Contudo, caso o aluno deixei cair no chão ele terá que pular 3 vezes como se fosse fazer um bloqueio.

Atividade  02 ( tempo aprox 20m ) – Vôlei de cone - O professor irá pedir para duas pessoas segurarem uma corda que será usada como se fosse uma "rede". Os alunos vão ser organizados em dois grupos um de cada lado da corda, cada aluno receberá um cone, o qual iram segurar de cabeça pra baixo. O objetivo da atividade e fazer com que os alunos passem a bola por todos os cones e joguem para o outro lado, assim sucessivamente até a bola cair e recomeçar a atividade.

Volta calma ( tempo aprox 05m ) -

VI. Recursos didáticos:   Bola, corda e cones.

VII. Avaliação: Realizada com formação formativa. 

-Avaliação (tempo aprox 5m) -  O aluno será avaliado de acordo com a participação dele em aula, assim sendo possível observar o desenvolvimento na memorização do exercício e desenvolvimento do autoconhecimento corporal e a contribuição para interação social.

XIX. Bibliografia:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 26 marco de 2022.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com