TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio 2 - Psicologia da Educação

Por:   •  3/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.390 Palavras (6 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Claretiano Centro Universitário

Educação Física - Licenciatura

Psicologia da Educação

Nikolas Alves Fernandes de Oliveira

Educação Física - Licenciatura

                   

Disciplina:

Psicologia da Educação

Tutor(a):

Cristiane Regina Tozzo

Aluno(a):

 Nikolas Alves Fernandes de Oliveira

RA:

8134141

Unidade 2:

PERSPECTIVAS HISTÓRICAS DA PSICOLOGIA: DIFERENTES ESCOLAS (p. 75 – 110)

Possibilidades

Limitações

Behaviorismo

O Behaviorismo se caracteriza por ser um comportamento humano, que visa trabalhar os conceitos de comportamento humano, podendo ser aplicado na educação como um método de ensino programado, controle e organização de situações de ensino e aprendizado. Também se caracteriza por ser uma associação entre um estímulo observado e uma resposta observada, sendo um comportamento observável. 

Existem possibilidades de se observar behaviorismo através do comportamento, que se dá por reflexos, e um deles é o reflexo condicionado, que quando algo acontece repetidamente, você prevê uma situação que ocorre corriqueiramente e tem um estímulo por lembrança e aprendizado, o comportamento involuntário foi aprendido, havendo, dessa forma, o condicionamento. 

E a partir deste condicionamento, se observou um que para a aprendizagem existiam três conceitos para se observar o estímulo, o primeiro seria o de generalização, que apresenta uma resposta condicionada e passível de ser reproduzida em situações de estímulos diferentes, o segundo conceito foi o de discriminação, que seria a compreensão da capacidade ensinada, onde se respondia a um determinado sinal, e não a outros sinais, mesmo que fossem semelhantes, e por fim o conceito de extinção, que ocorria quando um estimulo era condicionado e apresentado um número de vezes, o estimulo resposta involuntário deixa de existir.

O NeoBehaviorismo apresentava que o comportamento das pessoas está entre duas influências ambientais: uma que o precede (o antecedente) e outra que o sucede (suas consequências). Dessa forma, essas consequências correspondem ao chamado reforço, o qual pode ser dividido em reforço positivo e reforço negativo: o reforço positivo oferece alguma coisa desejável ao organismo, e aumenta a probabilidade futura da resposta, já o reforço negativo implica a retirada de algo indesejável ao organismo, aumentando, assim, a probabilidade futura de resposta. E no sistema do ensino aprendizado na escola, para o reforço ser eficiente, deve-se pensar que quanto mais rápido for o número correto de respostas, mais rápido esse reforço virá.

Uma terceira fase se chamou neo-neobehaviorismo, que adotou uma ideia mais ligada à prática e a teoria da vida que está em constante modificação, nesta visão, sendo mais cognitiva, isto é, remetendo mais ao nível de pensamento, observando o indivíduo durante a interação social. Na proposta da educação apresenta um reforço denominado vicário, que se baseia mediante a observação e ao do comportamento das outras pessoas como das suas consequências no meio social, fazendo com que dessa forma, o indivíduo antecipe seus comportamentos adequados, avaliando as consequências dos comportamentos seguintes.

Uma das grandes críticas feitas ao Behaviorismo ressaltava a omissão de componentes importantes, como a percepção e os processos sensoriais, que poderiam ser excluídos ou deixados de lado pela forma como o comportamento deveria ser observado.  

A questão do reforço positivo ou negativo pode desmotivar os alunos que estão na fase de aprendizado, pois pode condicionar eles a querer o resultado apenas pelo reforço em uma competição com um colega mais próximo, não sendo o objetivo de aprender cada vez mais a matéria.

Psicanalise

A teoria da Psicanálise se refere a uma ciência e uma área de conhecimento, a uma escola psicológica, a um método de investigação que busca conhecer e compreender a dimensão profunda do psiquismo humano, ou seja, o inconsciente.

Para esta teoria, a vida psíquica não se resume aos fatores conscientes como a percepção, atenção, memória e intencionalidade, mas também às manifestações inconscientes, buscando assim compreender o funcionamento da vida, tendo como referência o método interpretativo, buscando o significado oculto do que é manifesto por meio de ações, palavras e por meio dos sonhos e imaginação.

Compreende-se também a busca por novas formas de sofrimento psíquico e do excesso de individualismo no mundo contemporâneo. Surgiu então a pesquisa pelo inconsciente, que se refere a conteúdos reprimidos, que não têm acesso aos sistemas pré-consciente e consciente. Nesta mesma linha de pensamento se acrescentou à teoria do aparelho psíquico, no início da década de 1920, os conceitos de id, ego e superego.

Além disso foi analisado um mecanismo de defesa, que diz respeito aos mecanismos que o indivíduo pode usar para excluir da consciência os conteúdos indesejáveis e dolorosos, e estes são dos tipos: recalque, formação reativa, regressão, projeção e racionalização.

Para finalizar o modelo sobre a psicanálise, dois conceitos foram estudados junto a relação humana, que são o de transferência e contratransferência, que abordam o relacionamento entre aluno e professor e os seus aspectos negativos e positivos.

Como limitação vejo que a teoria da psicanalise deixa em aberto em nossa mente um reflexo de que não podemos deixar os sentimentos ruins aparecerem em nossa vida, e isso pode ser maléfico para a vida das crianças pelo fato de elas no seu desenvolvimento, terem que ser estimuladas em todos os sentidos e sentimentos, e ficar privando elas de alguns deles, pode ser ruim quando chegar na fase adulta.

Outro ponto limitante em questão é a transferência de valores no relacionamento entre professor e aluno que pode interferir no bom convívio entre as partes e acabar com um desgaste desnecessário no processo de aprendizagem.

Gestalt

A teoria de Gestalt aborda críticas aos elementos sensoriais que faziam exatamente a base da escola de Wundt, que seguia na observação do comportamento humano. Os elementos sensoriais indicam o que podemos observar por meio dos nossos órgãos e sentidos, sendo assim as informações que processamos.

A percepção humana é trabalhada na psicologia da Gestalt de uma maneira que essa percepção vá muito além do que os olhos veem e do que se sente pelos sentidos humanos, observando que é uma abordagem que se baseia no estudo do comportamento, e o estudo do cérebro foi fundamental para entender esta dinâmica da percepção humana com vários elementos ao mesmo tempo.

Esses elementos se organizam nos princípios de proximidade, continuidade semelhança, preenchimento, simplicidade e figura-fundo para poder compreender como os sentimentos atuam no campo psicológico e na percepção de uma pessoa.

Podemos ver como uma limitação como pode ser explicado no ser humano, como um movimento pode ocorrer em um momento em que tudo está parado efetivamente, trazendo um pensamento de que quando estamos parados em uma sala de aula como exemplo, se não estivermos prestando atenção exatamente na aula com o professor falando, não vamos estar aprendendo ou adquirindo nenhum conhecimento por não estar prestando atenção.

Humanismo

A teoria do Humanismo apresenta uma temática que busca a humanização entre as relações, de modo que não há ser humano superior ou inferior, ou seja, todos são iguais. Foi considerada como uma aproximação ao tratamento psicoterápico, onde o terapeuta se atentava a ter um ambiente saudável para criar um vínculo entre o paciente e o cliente para se ter mudanças internas no processo de aprendizado das pessoas.

Para a educação, se enfatizou que para se tinha uma aprendizagem mais significativa quando havia situações que eram vistas como problemáticas, demonstrando ao aluno que é importante manter contato em uma situação que gere problemas na sua vida ou em circunstância parecida e apresentar maneiras que ele possa resolver, tornando a situação estimulante para que a criança se mantenha motivado.

A corrente humanista entende que tanto as atitudes do professor, quanto a do aluno com sua livre expressão de seus sentimentos, estabeleça uma aprendizagem que tenha um rumo a originalidade, a criatividade e a autonomia, buscando a aquisição do conhecimento no processo de ensino e aprendizagem do aluno.

Uma limitação que podemos fazer sobre a teoria humanista é que se questiona como foi feito um condicionamento pelas instituições de ensino, mencionando o perigo que isso poderia causar, no contexto social, para o processo de ensino e aprendizagem nas escolas, onde os indivíduos poderiam ter limitações em seu desenvolvimento em tarefas na sociedade em uma fase de crescimento.

Outro fato limitante é que o professor encaminhe uma postura sempre coerente com a situação, mesmo que o momento se apresente de uma maneira negativa, ele tem que trabalhar com os seus sentimentos, e acredito que não serão todos os professores que terão esta habilidade de controlar os seus valores e as suas emoções, sendo autêntico na sua postura, e se ele não tiver passado por uma situação anterior, fica difícil ter uma ação instantânea que resolva a situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (246.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com