TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio: A Importância da Água no Corpo Humano

Por:   •  22/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR

CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO

Bioquímica e Farmacologia

Portfólio sobre:

“A Importância da Água no Corpo Humano”

LINCOLN LOESER

R.A.: 8055143

PORTO ALEGRE/RS – 2018

A Importância da Água no Corpo Humano

A água é considerada como o solvente universal, e está presente em grande quantidade na maioria das células, sejam animais ou vegetais. Á água tem maior importância por ser um transportador de substâncias, um comunicador entre as células e responsável por todas as reações químicas que temos conhecimento. Seu potencial Hidrogeniônico conhecido como “pH”, é determinado através de uma escala universal nivelada de 0 a 14, sendo 7, o nível correspondente a neutralidade. Portanto, quando a água tem um pH inferior a 7, intende-se que seja  ácida, se é igual a 7, intende-se que seja neutra e se é superior a 7, intende-se que a água é alcalina. Portanto, é importante saber que em condições de saúde o líquido intracelular e extracelular apresentam um pH que oscila entre 7,35 a 7,45, ou seja, levemente alcalino. Nosso organismo tende a alcalinidade, sendo que água saudável deve ser água levemente alcalina.

Para o nosso corpo manter seu equilíbrio biológico necessitamos diferentes níveis de pH. Entram nessa categoria, os “fluidos corporais” como urina, fezes, sangue, saliva, leite materno, secreções nasais, secreções oculares e secreções de ferimentos, o ácido do estomago e do sangue.

O pH do sangue humano está inteiramente relacionado à saúde. Uma pequena variação do pH reduz o sistema imunológico, dando oportunidade para que seres vivos prejudiciais à saúde, como vírus, bactérias, fungos que vivem em meios ácidos, com pH abaixo de 7,0, proliferem e encontrem ambiente propício para viver. A maior parte das pessoas acometidas de câncer apresenta um pH no tecido de 4,5, esse ambiente é pobre em oxigênio e muito propício para instalação de câncer. Estudos apontam que o câncer se desenvolve em ambiente de menor quantidade de oxigênio e esse ambiente é criado quando o pH do sangue é baixo. Quando o pH do sangue está baixo, as gorduras são aderidas às paredes das artérias causando doenças do coração. As doenças causadas pela tireoide são resultantes da deficiência do mineral iodo e esse elemento só é absorvido pelo organismo quando está com o pH ideal. Por isso, na sociedade atual é frequente encontrar pessoas com doenças da tireoide, porque atualmente são valorizados os alimentos que proporcionam ao organismo um ambiente de pH baixo. Em resumo, estando o pH do sangue abaixo da normalidade 7,4, o organismo está propenso a todos os tipos de doenças do coração, fadiga crônica, alergias além de doenças causadas por vírus, bactérias e fungos.

        

        O pH da pele de uma pessoa saudável varia de 4,6 a 5,8, sendo que as principais variações estão em determinadas regiões do corpo. A região íntima, por exemplo, é o local que possui o pH mais ácido pois necessita de maior proteção. A manutenção desta média é muito importante para a sua saúde. Um pH ácido significa uma proteção maior para a pele contra alergias, infecções provocadas por bactérias e fungos.

        A vagina tem um pH ácido aproximadamente 3,8 a 4,2, pois nessas condições sobrevive de um lactobacilo que serve para proteger de infecções. Uma curiosidade é que o pênis tem o pH igual ao da pele, mas o sêmen tem um pH diferenciado. O sêmen é alcalino, pois ele precisa combater com a acidez vaginal para os espermatozoides conseguirem sobreviver até chegar ao óvulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (153.3 Kb)   docx (482.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com