TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Atividades Aquáticas

Por:   •  15/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

DENIS JOSÉ DA SILVA – RA 8049908

PORTFÓLIO

                                                                

Centro Universitário Claretiano

Licenciatura em Educação Física

Atividades Aquáticas

Tutora Raquel Daffre de Arroxellas

POÇOS DE CALDAS

2018

[pic 3][pic 4]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Curso: Licenciatura em Educação Física

Disciplina: Atividades Aquáticas

Tutor: Raquel Daffre de Arroxellas

R.A.: ( 8049908 )

Aluno: Denis José da Silva

Turma: DGEFL1801PCLA0O

ORIENTAÇÕES PARA A ATIVIDADE

A atividade deve seguir obrigatoriamente a seguinte formatação: margens esquerda e superior: 3,0 cm/margens direita e inferior: 2,0 cm; fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento entre linhas de 1,5.

Atividades com plágio não serão aceitas (veja os critérios de correção no quadro síntese, disponível na ferramenta material).

ATIVIDADE

Com base nas leituras indicadas até o momento, responda as questões a seguir, utilizando o máximo de duas páginas.

  1. Conceito de nadar.

De acordo com Borges e Lemos (2013, p. 27) nadar são diferentes formas de se manifestar na água,usando o próprio corpo, sem busca por resultados.

  1. "Nadar" é adequado para as aulas de Educação Física? Por quê?

Sim. De acordo com Borges e Lemos (2013) através de projetos com visitação em locais com piscina, promovendo atividades lúdicas, para que o aluno posso vivenciar a adaptação ao meio aquático

  1. Conceito de Natação

Natação consiste na forma de movimentos mais técnicos, em busca por  resultados em competições esportivas ( ANDRIES JUNIOR; PEREIRA; WASSAL, 2002 apud BORGES E LEMOS, 2013, p. 28)

  1. "Natação" é adequado para as aulas de Educação Física? Por quê?

Sim. De acordo com Lima ( 1999 apud CARVALHO; COSTA, 2016) através da natação o aluno desenvolverá uma melhora cardiorrespiratória, coordenação motora, equilíbrio e habilidade psicomotoras .

A natação é importante para o desenvolvimento físico, para a formação cognitiva e sócio-afectiva da criança desenvolvendo a sua personalidade e a sua inteligência. Já foi observado que as crianças têm um melhor rendimento escolar na alfabetização quando iniciadas na natação (AZEVEDO et al., 2008 apud OLIVEIRA et al., 2015).

  1.  Conceito de Atividades Aquática

De acordo com Marin (2004 apud BORGES e LEMOS 2013, p. 29) atividades aquáticas são todas atividades realizadas na água que envolvem vários âmbitos como, o âmbito utilitário, o educativo, o desportivo e competitivo, o da saúde , o terapêutico e o recreativo.

  1. "Atividades Aquáticas" é adequado para as aulas de Educação Física? Por quê?

Sim. As atividades aquáticas desenvolvem de acordo com Pinto (apud Marin, 2004) “coordenação, equilíbrio, agilidade e habilidades básicas;  Favorece o correto e harmônico desenvolvimento motor dos alunos; Desenvolve as funções intelectuais: análise, entendimento, decisão, memória;”

2) Descreva uma atividade a ser desenvolvida em sala de aula, para trabalhar a manifestação aquática mais adequada para as aulas de Educação Física Escolar. Cite o objetivo da atividade proposta.

Desenvolver à atividade aquática olímpica o remo de forma lúdica, primeiramente desenvolvendo um trabalho com uma breve apresentação teórica da história dos esportes aquáticos olímpicos, através de vídeos, para que o aluno desenvolva reflexões de acordo com os conhecimentos culturalmente adquiridos.A parte teórica desenvolvida, em seguida dividi-se a turma em grupos de nove integrantes. Entre os integrantes de cada grupo em comum acordo decidirão quem fará o papel de timoneiro, sendo que o timoneiro será feito um revezamento durante a atividade lúdica. Após a divisão dos grupos e a decisão de quem iniciará como timoneiro em cada grupo, será desenvolvido a atividade remo, os alunos que serão os remadores ficarão sentados no chão em fila um atrás do outro, os movimentos de remada será da seguinte forma:os alunos que estiverem sentados na frente ,irá segurar os pés do alunos que estão atrás para simular os movimento da remada dando inicio ao deslocamento dos alunos, a função do timoneiro será de coordenar e incentivar os alunos remadores a chegarem no trajeto final.A atividade tem como objetivo desenvolver a coordenação motora,concentração, o trabalho em grupo e a integração social. Ao final da aula o aluno será capaz de respeitar as diferenças individuas de cada um através da socialização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (346.3 Kb)   docx (984.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com