TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Nutrição e Dietética

Por:   •  3/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

As variáveis relacionadas ao comedor são determinantes da escolha alimentar, já que o ser humano é onívoro (podendo se alimentar tanto de animais quanto de vegetais). Assim podemos dividir essas variáveis e em determinantes biológicos e socioculturais, antropológicos, bem como econômicos e psicológicos. Significa que mesmo na condição de liberdade de escolha o ser humano acaba sendo influenciado pelo meio em que vive e os aspectos culturais da sociedade, isso se dá na infância, o indivíduo vai observando o que o grupo familiar consome e vai moldando seus gostos alimentares.

Segundo Gedrich, o determinante biológico pode ser fisiológico e patológico ou genético, ou seja, fisiológico para atender as necessidades energéticas e de nutrientes para a manutenção do metabolismo, patológicos para conferir os nutrientes necessários para manter a saúde desse indivíduo, e genéticos, considerando a influência sexual, fase da vida, sensibilidade sensorial às substâncias específicas e palatabilidade. Já o determinante sociocultural se refere ao meio onde o indivíduo vive, convívio familiar, grupos que ele gostaria de pertencer ou não e status social. No caso do determinante antropológico, é levado em consideração a liberdade de escolha alimentar do indivíduo, valores, confiança, crenças ou expectativas, intenções, envolvimento e experiências. O determinante econômico se refere ao poder de compra, condição financeira e fator demográfico. Na questão psicológica, a maneira como esse indivíduo se relaciona com os alimentos e fatores emocionais são levados em consideração.

Segundo pesquisas realizadas essas variáveis de escolha alimentar se referem ao conceito cognitivo do comportamento do consumidor. Para Grunert a escolha alimentar do consumidor é direcionada pela sua expectativa, ou seja, pelo valor dado ao alimento ou, por outro lado pelo grau de liberdade dado ao indivíduo para realizar essas escolhas.

Segundo Fischer, as escolhas alimentares são constituídas por um sistema normativo imposto ao homem, denominado utopia alimentar. Nesse conceito o autor faz uma associação dos termos raça e razão, que relacionada ao custo benefício da alimentação, dentro de regras que irão controlar o modo alimentar dos indivíduos isso se refere ao peso dos desejos em contraposição às regras que dão alimento certo poder de manipulação social do indivíduo, ou qual é regido por normas no momento da escolha do alimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (27.6 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com