TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Psicologia

Por:   •  19/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.928 Palavras (8 Páginas)  •  5.263 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

OLIMPIO CRISTIANO RODRIGUES MUNIZ -8007010

ATIVIDADE 7ª SEMANA

                                                                

Centro   Universitário  Claretiano

 Bacharelado em Educação Física

Psicologia  Aplicada à Saúde

Tutora: Camila Maria Fernandes Fantacini

BELO HORIZONTE

2017

[pic 3][pic 4]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Curso: Bacharelado em Educação Física

Disciplina: Psicologia Aplicada à Saúde

Tutora: Camila Maria Fernandes Fantacini

R.A.: 8007010

Aluno: Olimpio  Cristiano Rodrigues Muniz

Turma:  DGEFB1601BHOA4S

ORIENTAÇÕES PARA A ATIVIDADE NO PORTIFÓLIO

 Data:  14/03/2017 a 21/03/2017 –

 2º CICLO DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA

Atividade no Portfólio

Straub (2014) afirma que a adesão ao tratamento é definida de forma ampla como a condição de seguir a orientação de um profissional da saúde. Essas orientações estão relacionadas com medicamentos, mudanças no estilo de vida (por exemplo, perder peso, evitar beber em demasia, parar de fumar), ou recomendações preventivas (tais como, evitar alimentos gordurosos, sal, ou começar um programa de exercícios, ou atividades manuais ou lúdicas). A adesão como postura, leva o indivíduo a seguir orientações sobre a saúde. A adesão como comportamento relaciona-se ao cumprimento de determinadas recomendações. Ambos são necessários. No entanto os profissionais da saúde sabem que lidam com hábitos já instalados no indivíduo, e que é necessário o esforço individual para a mudança, mais o manejo do profissional, entre outros.

Sendo assim, imagine uma situação na sua área (e escreva-a), em que o indivíduo apresenta risco à saúde e dificuldade na adesão ao tratamento, de acordo com as orientações propostas por um profissional de sua área. Pense no caso, e faça sugestões, de acordo com os estudos, para a solução junto ao paciente/cliente. O que você faria como profissional?

Depois de concluir sua atividade, poste-a no Portfólio.

Pontuação

A atividade vale de 0 a 1,5 pontos.

ATIVIDADE

Caso hipotético:

          O educador  físico, em sua  atividade cotidiana, depara-se, quase sempre, com  pessoas  saudáveis e em busca  de melhor qualidade de vida  e corpos ainda mais saudáveis. Apesar  dessa constatação, temos, em sentido oposto, uma população que adoece cada vez mais  graças  a hábitos de vida sedentários, má alimentação e outros fatores que constituem uma verdadeira  epidemia contemporânea.

         Assim, também passa a ser  parte da realidade do Educador Físico  pessoas com algumas doenças ou anomalias que passarão a usar a atividade física tanto  como medida preventiva quanto  como forma de tratamento. Teremos então em nossa  prática, a convivência com deficientes físicos e mentais,  com pessoas com os mais tipos de doenças como soropositivos  e celíacos   e principalmente com pessoas com doenças associadas  à comportamentos  inadequados à uma vida saudável tais como obesos, anoréxicos, diabéticos, hipertensos e outros.

          Nesse contexto a Psicologia pode  auxiliar  muito  os  profissionais da Educação Física  a tratar esses casos e atender  bem esses “clientes”.  Essa importância se dá porque não se trata apenas  de prescrever exercícios/atividades físicas  adequadas a cada peculiaridade:  temos serem humanos  com vontades, níveis de compreensão e contextos que carecerão  de apoio que ultrapassam a uma “série adequada de exercícios”.   Como explicar, por exemplo, a um obeso a importância de se praticar exercícios e ter uma alimentação saudável para a melhoria da qualidade de vida quando  este sempre associou a alimentação apenas ao prazer?

                Essa realidade e  a necessidade de uma intervenção  podem ser exemplificada em um caso hipotético, conforme veremos:

                 SITUAÇÃO PROPOSTA: Antônio de  38 anos, homem, brasileiro, branco, contador.  Recebeu o diagnóstico de diabetes, tipo 2 há 02 anos e  faz uso de hipoglicemiantes orais,  e precisou começar o tratamento com insulina. Faz uso de insulina diariamente, com aplicações no abdome. Apresenta também sobrepeso e  procurou nossos trabalhos, em uma academia   de Musculação e Ginástica  para praticar  atividades físicas,  visto prescrição médica  tanto para  perca de peso quanto para controle do diabetes.  Embora tenha procurado “espontaneamente” nossos trabalhos  afirma ser sedentário, não gostar de atividades físicas  e vê a doença, o diabetes, “uma bobagem dos médicos”. Relata  também que não segue o tratamento á risca e que faz  a aplicação de insulina somente quando algum sintoma se manifesta.

ATUAÇÃO:  Feita  uma entrevista prévia,  avaliações e recomendações médicas passamos a analisar as especificidades dos diabéticos. Onde:

                      Quanto  se tem   um aluno portador de diabetes, que objetiva a melhoria da saúde e ainda a  perda de peso, essa atenção deve ser redobrada, principalmente  para se observar  as peculiaridades desse caso, que traz algumas limitações,  e ainda  para atentar para  a importância da qualidade e continuidade dos exercícios físicos com forma de  tratamento da doença.

                  Nesse sentido, Ferreira  (p.307) indica algumas das especialidades para portadores  de diabetes:

    “As orientações para atividade física devem ser individualizadas, uma vez que diversos aspectos devem ser considerados como o tipo de diabetes, idade do indivíduo, objetivos do programa de atividade física, presença de descompensação glicêmica, complicações crônicas e comorbidades.”

                 Assim, considerando as  observações  necessárias  para  pessoas  com  diabetes tipo 2,  que o aluno esta com sobrepeso,  que deseja perder peso e melhorar qualidade de  vida, que seu índice de glicemia  recomenda a pratica de exercícios, que  o mesmo  faz aplicação de insulina no abdome e outras especificidades sugerimos o um plano de treinamento, na Academia de Ginástica, com  espaço  e aparelhos para  atividades  aeróbias e musculação (exercícios resistidos); prescrevendo (atividades aeróbias) + Musculação (exercícios resistidos), com frequência de 4 a 6 vezes por semana, com duração 40 min de atividades aeróbias (nos dias exclusivamente dedicados aos exercícios aeróbios)  e  30 min de atividades aeróbias + musculação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (371.9 Kb)   docx (145.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com