TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio de Estagio I INICIAÇÃO E TREINAMENTO DESPORTIVO

Por:   •  25/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.903 Palavras (12 Páginas)  •  4.157 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

ALUNO

Estagio Curricular I – Iniciação e Treinamento Desportivo

CIDADE, ESTADO

2020

ALUNO

Estagio Curricular I – Iniciação e Treinamento Desportivo

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Educação Física (Bacharelado) do Centro de Educação a Distância CEAD como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Curricular I.

CIDADE, ESTADO

2020

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO....................................................................................... 4
  2. DESENVOLVIMENTO........................................................................... 5
  1. Maturação e Desempenho.............................................................. 5
  2. Especialização Esportiva Precoce................................................... 5
  3. Método tradicional............................................................................ 6
  1. Método Tradicional de ensino................................................ 6
  2. Plano de Trabalho.................................................................. 7
  1. Ensino a partir de jogos.................................................................... 9
  2. Treinamento das capacidades motoras........................................... 10
  3. Os avanços científicos e tecnológicos do Treinamento Desportivo. 11
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................. 13

REFERÊNCIAS ..................................................................................... 14

  1. Introdução

O presente trabalho consiste na apresentação do Estágio Curricular I – Iniciação e Treinamento Desportivo do Curso de Educação Física da UNOPAR, reformulado devido o período pandêmico do novo Corona vírus.

Desse modo, o intuito do trabalho consiste na discussão de seis casos apresentados, sendo organizados em tópicos: Maturação e Desempenho, Especialização Esportiva Precoce, Método tradicional, Ensino a partir de jogos, Treinamento das capacidades motoras e Os avanços científicos e tecnológicos do Treinamento Desportivo.

Ademais, cada caso apresentado foi discutido a partir do embasamento da literatura, para que todos os casos fossem apresentados de forma sucinta e coesa.

.

5

 

  1. Desenvolvimento

  1.  Maturação e Desempenho

A maturação e o desempenho referem-se a características que intercedem o desenvolvimento infantil, onde há a necessidade contínua de estimulação, para que tal processo ocorra de forma benéfica (MALINA et al., 2009). Isto é, o processo que envolve a maturação e o desempenho ocorre de forma contínua, mas acumulativa, modificando-se conforme o crescimento do indivíduo. Desse modo, apesar de ser relacionado com a idade o mesmo independe deste fator, sendo possível encontrar crianças de mesma faixa etária, mas em fases divergentes de desenvolvimento, onde em algumas ocorre de forma rápida e em outras lentamente (HAYWOOD et al., 2016).

Sendo assim, ao avaliar alunos de 8, 9 e 10 anos é possível notar a diferença citada anteriormente e por isso, deve ser recordado que é necessário a estruturação e planejamento das atividades, para que as mesmas sejam aplicadas em conformidade com a capacidade funcional/biológica e necessidade de cada aluno, mesmo que em momento de recreação, para que os alunos possam se desenvolver de igual maneira.

Visto isso, o projeto citado através do manual, deve ser bem elaborado, organizado em turmas com aluno de mesma faixa etária e se possível, fase de maturação, para que não ocorram prejuízos para a formação dos alunos e corroborando para uma competição saudável que ainda facilitará a avaliação individual da capacidade motora, desenvolvimento, velocidade e força.

  1.  Especialização Esportiva Precoce

A Especialização precoce ocorre devido ao inicio das atividades antes da puberdade, ocorrendo com periodicidade de até 3 vezes por semana com 2 horas por sessão, para que o rendimento de desempenho do indivíduo possa aumentar de forma gradual. Contudo, tal prática tende a trazer malefícios visto que nessa fase não é aconselhado tal periodicidade e intensidade de treinamento, pois pode resultar em: dispêndios físicos (cardíacos, musculares, etc) e psicológicos (Estresse, frustração, etc), estagnação do desenvolvimento motor e baixo rendimento escolar (NETO et al., 2001).

Desse modo, conforme o caso apresentado através do manual fornecido, o treinador insere o aluno de 14 anos para realizar as mesmas atividades que os adultos, entretanto, tal aplicação desconsidera a capacidade biológica e maturação do aluno, colaborando para que ocorra o processo de especialização precoce.

O nível de maturação, faixa etária e desenvolvimento são intimamente conectados à capacidade funcional do aluno, por essa razão, quando o aluno pratica/executa as mesmas atividades de um adulto, o treinamento não favorecerá o seu rendimento, mas contribuirá para que os malefícios da especialização precoce ocorram, acarretando danos que podem ser irreversíveis posteriormente.

Visto isso, os treinamentos aplicados devem ser formulados adequadamente em conformidade com a necessidade de cada aluno, para que o treino possa ser benéfico na vida do individuo, tanto para o seu desempenho como para o desenvolvimento motor.

  1. Método Tradicional

  1. Método Tradicional de ensino

O método tradicional consiste em um método com regras e valores imutáveis, isto é, nesse método de ensino o professor tende a ser apenas o emissário de conhecimento e o responsável pela interpretação por trás dele, corroborando para um ensino passivo e pleiteando para que quando os alunos estiverem na mesma posição profissional, o ensino também seja passado de forma comedida (CORREIA, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (138.3 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com