TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO INICIAÇÃO ESPORTIVA E TREINAMENTO DESPORTIVO

Por:   •  27/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  4.419 Palavras (18 Páginas)  •  2.401 Visualizações

Página 1 de 18

 

[pic 1]

[pic 2]

DEIDIVANE COSTA DE AVIZ

[pic 3][pic 4]RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO INICIAÇÃO ESPORTIVA E TREINAMENTO DESPORTIVO


DEIDIVANE COSTA DE AVIZ

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO INICIAÇÃO ESPORTIVA E TREINAMENTO DESPORTIVO

        

Relatório de Estágio apresentado ao curso de bacharelado de Educação Física do núcleo de Educação a Distância EAD – Universidade Pitágoras Unopar como requisito obrigatório para cumprimento da disciplica de Estágio Supervisionado Iniciação e Treinamento Desportivo.

                             Castanhal - Pará

    2020

SUMÁRIO    

Introdução.......................................................................................................4

Desenvolvimento............................................................................................5

Considerações Finais...................................................................................15

Referências....................................................................................................16

                                                                                       

                 

                         

Introdução

O estágio prático propõe um trabalho de planificação, organização, intervenção e reflexão da prática profissional diária de um treinador que, devido a todas as características, definem a competição desportiva. Este relatório tem como objetivo de perceber a influência das competências pedagógicas em Atletas de Diferentes Modalidades principalmente no futsal, através do qual foram realizados observações e analises.

Em suma, são apresentadas as tarefas propostas, a forma como foram realizadas, os seus objetivos, a utilização dos dados obtidos diante das atividades respondidas e, posteriormente, a conclusões finais. A experiência foi profundamente enriquecedora para a minha formação podendo através do estágio unir as minhas aprendizagens teóricas e práticas.

A iniciação e treinamento desportivo representam uma forma de atividade social organizada de prática de exercício físico de grande imprevisibilidade, aleatoriedade e incerteza condicionam do por leis especificas do jogo, onde os participantes são organizados em duas equipas numa relação de cooperação oposição e interação, que se confrontam num espaço comum, disputando a bola. E procurando marcar mais golos que o adversário e assim atingir o objetivo da vitória     desportiva.

Desenvolvimento

1.1 Como organizar a prática esportiva para que todos os alunos participem?

Todos os alunos independentemente do talento de cada um, terão possibilidades de atualizar experiências em movimentos esportivos que normalmente somente um “expert” consegue realizar. É isso exatamente que torna o esporte tão atrativo e que deve permanecer no ensino dos esportes. Assim, também é possibilitado a todo aluno o acesso às modalidades esportivas tradicionais.

Com isso, a organização se deve pelo preparo dos alunos em que seus treinamentos esportivos tende a estar de acordo com suas modalidades, desde que elas sejam inclusivas sem ao menos excluir um devido aluno, por isso os clubes esportivos devem organizar-se com dinâmicas pedagógicas, métodos e objetivos a serem alcançados. È fundamental que todos os técnicos estejam atentos no ato de planejar, para que possa apropriar exercícios físicos de acordo com o funcionamento de seus mini treinadores.

1.2 Como você pode avaliar o nível de maturação dos alunos? Descreva um método e suas características.

Um dos maiores métodos na área da iniciação e treinamento desportivo é o Tanner, que se define como um método de maturação sexual. Através do Tanner podemos avaliar o desenvolvimento biológico durante o crescimento do aluno, assim, em um grupo de criança com o mesmo sexo e idade cronológica vai existir uma variação na idade biológica ou no nível de sua maturidade, isso será bem comum ocorrer no inicio da adolescência e também pode ser percebido enquanto criança.

O Tanner mostra que na evolução masculina a aceleração do órgão genital (pênis) começa na idade media de 13 anos, porem pode ocorrer entre 11 ate seus 14 anos, e o crescimento completo do órgão se estende ate seus 15 anos. Durante todo esse período vai existir uma enorme variabilidade de grupo de meninos, ou seja, podem ser pré-adolescente ou ate completamente maduros.

No caso da evolução feminina o Tanner mostra os aparecimentos dos botões das mamas que é como uma regra para o primeiro sinal da puberdade podendo ate aparecer pelos púbicos, em contra partida se tem também o desenvolvimento da aréola se encontra em algumas meninas e pode ser presente no estagio no inicio de seu desenvolvimento.

1.3 Como a maturação esta associada ao desempenho esportivo?

A influência da maturação biológica pode ser observada em diversos aspectos, tais como: na composição corporal, no crescimento e no desempenho motor de cada indivíduo. Durante a infância, em consequência do rápido desenvolvimento do sistema nervoso central, é fundamental que ocorra uma ampla e adequada variação dos estímulos ambientais, favorecendo assim o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social.

A aquisição de habilidades motoras na infância tem importante relação com a continuidade da prática de atividade física e esportiva na adolescência e nos anos posteriores, favorecendo tanto a geração de futuros atletas como a promoção da saúde populacional, uma experiência ambiental adequada favorece o surgimento de uma boa competência motora, a qual, por sua vez, tende a aumentar a prática de atividade física, desenvolvendo assim um sistema de retroalimentação.

Durante a puberdade (aproximadamente dos 11 aos 16 anos de id ade), ocorrem diversas alterações morfológicas e funcionais que interferem diretamente no envolvimento e na capacidade de desempenho esportivo. A puberdade é um período dinâmico do desenvolvimento marcado por rápidas alterações no tamanho e na composição corporal.

Um dos principais fenômenos da puberdade é o pico de crescimento em estatura, acompanhado da maturação biológica (amadurecimento) dos órgãos sexuais e das funções musculares (metabólicas), além de importantes alterações na composição corporal, as quais apresentam importantes diferenças entre os gêneros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (203 Kb)   docx (59.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com