TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento Desportivo

Artigos Científicos: Treinamento Desportivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  805 Visualizações

Página 1 de 2

Treinamento durante um período anterior á uma competição para uma equipe de atletas femininas de handebol(maiores de 18 anos), onde faltam 30 dias para o campeonato

1° semana(parte física) Através do Princípio da Individualidade Biológica e Princípio da Saúde levando em consideração que existe uma variabilidade na nossa espécie e não existem pessoas iguais e considerando o genótipo e fenótipo de cada atleta a fim de desenvolver as capacidades físicas gerais(velocidade, agilidade, resistência, coordenação motora,...) e sempre tendo um feedback,retorno das atletas.

2° semana(parte técnica): Iria intensificar o treinamento utilizando os métodos contínuos, intervalados e circuitados focando nas habilidades técnicas relacionadas ao handebol(passes, fintas, arremessos, ...). A partir daí e através dos Princípios da Sobrecarga, Princípio da Interdependência Volume-Intensidade, Princípio da Variabilidade, Princípio da Adaptação iria observar as respostas biológicas, fisiológicas e psíquicas das atletas ao aumentar progressivamente as cargas de trabalho e ir diversificando os tipos de estímulos. Tudo isso, mas sem abandonar o desenvolvimento das capacidades físicas gerais e sempre tendo um feedback,retorno das atletas.

3° semana(parte técnica e tática): Iria realizar um treinamento voltado para as capacidades técnicas-táticas voltadas ao handebol(antecipação, preparação da execução do movimento correto no momento exato, realização de fintas em determinadas situações de jogo,...). E através do Princípio Especificidade, Princípio da Continuidade iria buscar uma performance individual de cada atleta realizando um treinamento específico referente a função que ela ocupa na equipe(lateral direita ou esquerda, extremos direita ou esquerda, pivô ou central). Tudo isso, mas sem abandonar o desenvolvimento das capacidades físicas gerais e sempre tendo um feedback,retorno das atletas.

4° semana(simulações de jogo e correções): Iria realizar simulações de jogos, onde aconteceriam situações referentes ao handebol, fazendo as correções necessárias e aperfeiçoando as habilidades motoras e técnico-táticas(tomada de decisão, utilizando a técnica correta na hora exata) das atletas a fim de obter uma “perfeição” na execução dos gestos do esporte handebol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com