TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparação Física: Princípios Científicos de Treinamento

Por:   •  14/4/2016  •  Resenha  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 4

Princípios Científicos de Treinamento

Telma Maria de Barros Maruchi

RA 1157745

Campo Grande - MS

2015

Princípios Científicos de Treinamento

Trabalho apresentado na Disciplina de Preparação Física Geral no curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.

Campo Grande - MS

2015

Com base na Unidade 1 e leituras propostas, nos Conteúdos Digitais Integradores da mesma unidade, realize um breve resumo com as suas palavras (sem copiar do material, de obras físicas ou virtuais) dos princípios científicos do treinamento utilizando no máximo 10 linhas em cada princípio:

• Princípio da Individualidade Biológica.

Todo ser humano  é individual e único, isso chama-se individualidade biológica, ou seja, todos nós somos diferentes uns dos outros. Cada pessoa tem  uma estrutura física e psíquica pessoal, por esse motivo o treinamento individual é o mais indicado, pois o treino seria montado de acordo com as particularidades e necessidades de cada pessoa. Nós futuros treinadores temos que reconhecer a capacidade, o que nosso cliente necessita e quais são suas delimitações para conseguirmos desenvolver um treinamento verdadeiro e único. Alguns pesquisadores citam que o Rendimento Esportivo do atleta divide-se em Capacidade Constitucional Fenótipo e Capacidade Constitucional Genótipo, sendo assim o Genótipo esta relacionado a fatores genéticos como composição corporal, biótipo  e outros e o Fenótipo esta relacionada ao crescimento da habilidade de adaptação ao esforço para se chegar a determinados resultados.

Princípio da Adaptação

O princípio de adaptação esta relacionada a capacidade que o ser humano tem de se adaptar de modos e intensidades diferentes, ou seja, é o princípio da fisiologia do esforço, onde é praticado com o intuito de potencializar sua performance para um movimento especifico. Este princípio acontece no momento que ocorre estímulos nos tecidos, gerando adaptações metabólicas e fisiológicas no organismo e esses estímulos devem ocorrer com freqüência gradativa para se ter um bom resultado. Dantas 2003 fala que o principio da adaptação deve ser interpretado através do conceito da homeostase, ou seja, deve se ocorrer a quebra da homeostase, para que o organismo busque mecanismos compensatórios para recuperar seu estado de equilíbrio.  

Princípio da sobrecarga

Este princípio esta ligada as adaptações que o organismo sofre por causa dos estímulos sofridos pelo esforço físico, deve-se sempre estar ocorrendo um aumento constante e gradual da carga de trabalho levando o atleta a ter um melhor rendimento.  Nosso organismo se adapta a qualquer reação e essa adaptação é rápida, por esse motivo que sempre se deve impor estímulos em nossos organismo, ou seja, para te um bom desempenho, deve sempre aplicar uma sobrecarga com treino especifico para que o organismo se adapte ao exercício e melhore o condicionamento físico do atleta.

Princípio da Interdependência Volume-Intensidade.

Este princípio tem muita ligação com o princípio da sobrecarga, uma vez que o incremento da carga é um dos elementos que desenvolve a performance, sendo assim, este incremento acontece por causa do volume e em razão da intensidade. Nós futuros treinadores temos que ter cautela na hora de montar o treino de nossos atletas, elaborar um treino seguro tomando cuidado na hora de determinar a quantidade (volume) e intensidade do treino de acordo com suas fases de treinamento, ou seja, temos que adequar essas duas variantes (volume e intensidade) de acordo com a atividade desenvolvida, se soubermos utilizar esses dois elementos na hora certa do treinamento conseguiremos atingir um bom resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (126.3 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com