TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios Científicos do Treinamento Físico

Por:   •  14/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 4

Com base na Unidade 1 e leituras propostas, nos Conteúdos Digitais Integradores da mesma unidade, realize um breve resumo com as suas palavras (sem copiar do material, de obras físicas ou virtuais) dos princípios científicos do treinamento utilizando no máximo 10 linhas em cada princípio:

• Princípio da Individualidade Biológica.

• Princípio da Adaptação.

• Princípio da Sobrecarga.

• Princípio da Interdependência Volume-Intensidade.

• Princípio da Continuidade.

• Princípio da Variabilidade.

• Princípio da Saúde.

Princípio da Individualidade Biológica

Este princípio defende a ideia de que não existem seres iguais entre si por mais semelhantes que pareçam, como no caso de gêmeos univitelinos. Ou seja, cada indivíduo é um ser único e inigualável, com características específicas tanto psíquicas (motivação, aspectos psicológicas, etc) quanto físicas (predisposição genética, habilidade, etc). Baseado nisto, entendemos que qualquer preparação esportiva deve ser realizada de forma individualizada para que haja melhores resultados. Através de avaliações personalizadas o preparador físico poderá alcançar com maior certeza quais os pontos fracos e fortes do seu atleta. A individualidade biológica se define através da combinação entre os fatores genéticos e as interferências do meio no qual o individuo está inserido. Sexo, idade, etnia, são também alguns fatores que influenciam.

Princípio da Adaptação

Este é um princípio totalmente ligado ao fenômeno do estresse. Capacidade de se adequar a calor, frio, emoções, oscilações na pressão, esforço físico, infecções, entre outras coisas, ou seja, ao receber qualquer estímulo do mundo exterior, cada indivíduo reage de um jeito, dando uma resposta de forma diferente. Alguns autores consideram haver três tipos de estresse que influenciam no desempenho. Seria o estresse físico (relacionado a agentes da natureza), estresse bioquímico (agentes farmacológicos, de natureza química) e estresse mental (que tem origem na mente como ansiedade, angústia, pressão psicológica, etc.), além de repouso e alimentação. Para isto, os treinadores devem conhecer os limites de seus atletas e estar atento aos agentes estressantes determinando o treinamento correto dentro de uma capacidade de adaptação.

Princípio da Sobrecarga

Este princípio que também pode ser conhecido como princípio da progressão gradual, divide-se em duas fases, a primeira chamada de fase de restauração é o momento onde o organismo irá repor as energias perdidas. A segunda fase é chamada de restauração ampliada, pois segundo alguns autores o organismo irá dispor de uma energia ainda maior para novos estímulos. A soma dessas duas fases pode ser chamada de “Assimilação Compensatótia”, entretanto cargas além do limite podem levar o sujeito a exaustão, podendo haver necessidade de se reavaliar as cargas empregadas. Para que haja progresso no treinamento a intensidade das cargas deve ocorrer gradativamente, havendo intervalos adequados entre os treinamentos para não ocorrer lesões.

Princípio da Interdependência Volume-Intensidade

Este processo está diretamente relacionado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com