TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa de Saude e Socorro de Urgência

Por:   •  24/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Programa de Saúde e Socorros Urgentes  

Tarefa:

Nome:

RA:

Turma:

Parecer do Tutor:

Atividade Portfólio

  1. Quais os serviços de atenção à saúdes disponíveis em sua cidade? Elabore a atividade.

Num âmbito geral onde resido tem pela rede publica municipal 10 postos de saúde espalhados em todo o município de atendimento geral básico sem especialidades e alguns com atendimento odontológico, duas farmácia cidadã com distribuição de remédios gratuita, um posto de atendimento de saúde mental, uma clinica de fisioterapia e reabilitação, um hospital de médio porte com Pronto Socorro pelo SUS e outro Conveniado a planos de saúde, algumas ambulâncias de serviço básico que auxiliar no transporte do atendimento de urgência nos postos de saúde e no hospital. Equipes de Agentes de saúde coletiva de atenção á saúde da comunidade e outros no combate a doenças e epidemias como a dengue. E com recursos do Estado o corpo de bombeiros de médio porte com diversos recursos e veículos de emergência para os mais diversos atendimentos de urgência e emergência para a saúde e o bem esta da população.

  1. Supondo uma situação de acidente em sua cidade, descreva:

Acidente automobilístico com um carro de passeio e uma caminhão com produto perigoso, o carro de passeio forçou uma ultrapassagem em alta velocidade com um outro carro onde colidiu com o caminhão próximo da curva, o caminhão sai da pista e tombou o produto perigoso, um liquido corrosivo toxico e inflamável.

  1. Qual o número a ser acionado em situações de urgências/emergências?

O serviço de Central de Ambulância do município para situações de remoção de urgência e o 0800 2841212 ou 99484296.

O serviço de Resgate, Salvamento e prevenção e Combate a Incêndio em situações de urgência e emergência do Corpo de Bombeiros e o telefone: 193.

O serviço de Defesa Civil em situações adversas e o telefone: 3296-4044.

  1. Como as vítimas são atendidas? Há serviços móveis para as urgências

(Serviços de Atendimento Móvel às Urgências – Samu) ou fixas (unidades de pronto atendimento, hospitais, prontos-socorros)? Qual o horário de funcionamento? Quais profissionais atuam lá?

Em situação de Emergência e acionado o corpo de bombeiros pelo: 193.

Para atendimento de urgência e emergência de pacientes já hospitalizados e utilizados as ambulâncias do município para as remoções de atendimento mais complexo para hospitais de referencia para fora do município. Não há o Serviço de Atendimento Móvel as Urgências existem sim pronto atendimento para diversas situações e para o socorro imediato, o horário de funcionamento e 24 horas, entre os profissionais esta os motoristas de ambulância, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos e o efetivo militar do corpo de bombeiros.

  1. Explique as prioridades a serem seguidas em situações de acidentes (ABCDE e segurança da cena).

Em situações de acidentes a primeiro coisa a se fazer ao chegar no acidente e realizar uma analise de cena segura ou segurança de cena, pois isso e importantíssimo para que não ocorra mais vitimas no local, realizar uma sinalização de segurança para não ocorre mais acidente ligar para o serviço especializado de atendimento de emergência, seja o Samu ou Bombeiro Militar. O (ABCDE) e referente ao protocolo de Atendimento a vitimas de trauma.

A letra (A) no atendimento representa: Abrir vias aéreas, realizando uma varredura digital com o dedo na boca da vitima, caso seja necessário e a mesma estiver com um objeto ou corpo estranho na boca, para melhor sua respiração; com Controle da Cervival, estabilizar com a mão sobre a testa da vitima para que a mesma não se movimente a cabeça para não agravar a situação caso o acidente tenha causado um trauma, uma queda ou batida brusca do corpo seja em qualquer situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (262.7 Kb)   docx (166.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com