TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Programa Saúde Da Família

Tese: O Programa Saúde Da Família. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Tese  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

O Programa Saúde da Família

O Programa Saúde da Família (PSF) busca auxiliar a comunidade com ações que promovem a saúde melhorando a qualidade de vida, mostrando o papel dos indivíduos no cuidado com sua saúde, de sua família e comunidade.

O Psicólogo no PSF

A Secretaria Minicipal de Saude de Vespersiana (MG), em 1998 solicitou a parceria do Departamento de Psicologia da UFMG junto ao Programa de Saúde da família. As várias equipes de saúde sugeriram o desenvolvimento de um trabalho de assistência psicológica para os pacientes diabetes e hipertensos, pois persebiam a necssidade de um profissional, pois persebiam a necessidade de um profissional da área da Psicologia.

A Concepção Holística de Homem

Segundo Melo Filho (1997), de um a dois terços dos pacientes que buscam auxílio médico, sofrem de manifestações hipocondríacas ou somatizações, mostrando assim, um problemas psicológico presente. As pessoas que sofrem de alguma doença física geralmente tem um a influência psicológica, pois a fragilidade gerada pela doença, sempre afeta de alguma maneira a integridade da pessoa.

A medida que o trabalho foi se consolidando, as dinâmicas de grupo demonstraram adequar-se melhor a demanda da população, por conta da ampliação do contato com os pacientes, pois também foi buacado facilitar a comunicação entre a comunidade e a equipe de saúde.

Outra estratégia tem sido levar o grupo a pensar sobre as diferentes formas de "ver a vida" que são mostradas para que eles possam trocar experiências entre si.

Os pacientes tem demonstrado que a experiência do grupo tem sido positiva por conta de terem a oportunidade de falarem sobre si, de serem ouvidos e por terem pessoas genuinamente interessadas em oferecer ajuda.

Hoje, boa parte deles ja reconhece a influência dos fatores emocionais na saúde e utiliza o espaço do grupo ou atendimento individual para cuidar dessas questões.

As pessoas dizem que o simples fato de falar sobre os seus problemas e serem ouvidas por alguém interessado em ajudá-las era sufuciente para promover o alívio.

O trabalho da Psicologia tem ampliado a conscientização dos pacientes sobre a doença e sobre si mesmo, mostrando a eles sua própria responsabilidade em seu tratamento.

Essa experiência tem sido positiva não somente para os pacientes, mas também para os estagiários, pois eles tem tido a oportunidade de realizar o atendimento clínico em instituições públicas de saúde.

O PSF oferece benefícios preciosos no que se refere a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

A porta de entrada deste trabalho são os cuidados básicos para consigo mesmo e com sua saúde, despertando as pessoas para sua parcela de responsabilidade nesse processo.

Houve um grande benefício também no que se refere a maior proximidade com os pacientes, oferecendo-lhes a oportunidade de se mostrarem na sua autenticidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com