TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Inclusão Interdiciplinar - Ensino Fundamental

Por:   •  9/10/2023  •  Relatório de pesquisa  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO DE INCLUSÃO INTERDICIPLINAR - ENSINO FUNDAMENTAL .

Autismo

Objetivo : caracterizar as dificuldades encontradas pelo aluno, pais, professores e escola neste processo de inclusão. Abordar o conceito e características do autista, identificar dificuldades de aprendizagem desses alunos, refletir o papel desempenhado pelo professor no inicio da vida escolar do aluno autista e analisar a importância do papel da família em todo processo de inclusão escolar.

Mesmo sendo um direito da criança garantido por lei a inclusão do autismo em sala de aula ainda é um desafio para todos.

Ainda que, muitas escolas alegam não estarem preparadas para a inclusão, é necessário trazer o assunto para a discussão e propagar informações sobre o TEA — Transtorno do Espectro Autista.

Adaptações e estratégias diferenciadas se fazem necessárias para inclusão do autismo em sala de aula. Estas que de fato são positivas para, professores, alunos em geral e família. Temos muito a aprender com a diversidade e devemos nos empenhar frente aos desafios que a inclusão apresenta.

São alguns fatores que favorecem a realização da inclusão: diagnóstico precoce do autismo, contato próximo com a família, apoio dos profissionais especializados que atendem a criança, sensibilização dos funcionários da escola e a constante troca entre os professores.

Trabalhando a inclusão do autismo em sala de aula.

Ao se falar em inclusão, logo se pensa em crianças com necessidades especiais. No entanto, deve-se praticá-la com todos os alunos, visto que cada criança tem suas necessidades e o seu tempo de aprendizagem.

Devido a amplitude do espectro , a inclusão do autismo promove novos desafios constantemente, haja vista que a distinção dos sintomas, a gravidade e as características das crianças são mais um fator preponderante. Sendo fundamental conhecer cada aluno, mantendo uma comunicação aberta com a família e com os profissionais que o atendam fora da escola.

Algumas orientações para se trabalhar a inclusão do autismo em sala de aula.

Crie uma rotina e a mantenha

Uma rotina previsível tras segurança para crianças com autismo, as mudanças e adaptações no ambiente podem fazer com que reajam mal . Sendo assim a repetição de processos e atividades em sala de aula é muito benéfica para elas.

É necessário entender o seu aluno, se ele responde melhor a estímulos visuais ou auditivos, a maneira que ele melhor interage com você e com os colegas, crie um padrão na forma de cumprimentar mantendo o mesmo tratamento todos os dias ao se dirigir a ele, isso ajudará a evitar a ansiedade.

Promova uma adapitação ao ambiente

O simples ato de um familiar da criança com autismo a levar para conhecer o ambiente escolar vai deixá-la mais tranquila e familiarizada com o espaço quando as aulas começarem.

Evite ruídos altos em sala de aula 

A hipersensibilidade a ruídos altos e alguns barulhos são fatores que podem incomodar algumas crianças com autismo. Levá-las para a escola um pouco antes das outras crianças chegarem, para que possam ir se acostumando com os ruídos do ambiente gradualmente, se torna algo bem eficaz nesses casos

Use os interesses da criança nas atividades

Temas específicos podem atrair o intersse de crianças com autismo, causando até mesmo um verdadeiro fascínio por tudo que se relaciona a ele. Caso isso ocorra, deve-se aproveitar a situação inserindo-os em suas atividades em sala, atraindo assim a atenção do aluno com autismo, tendo uma maior concentração nas tarefas por mais tempo por parte do aluno em questão.

Não faça diferenciações de conteúdo

Além de atrapalhar a interação com outras crianças e prejudicar a motivação do aluno com autismo para a aprendizagem, essas diferenciações de conteúdo não ajudam na inclusão do autismo em sala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com