TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JUSTIFICANDO A UTILIZAÇÃO DE UM PROJETO INTERDISCILINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Por:   •  26/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.528 Palavras (7 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 7

1. JUSTIFICANDO A UTILIZAÇÃO DE UM PROJETO INTERDISCILINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL II (ETAPA 1)

A importância do ensino de História no Ensino Fundamental deve buscar envolver os alunos (a) num sentido de valorização de sua própria história como ser em sociedade, para conhecer não somente história local de onde vive, mas também do mundo. Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais–PCNs (BRASIL, 1997), um dos objetivos mais relevantes quanto ao ensino de História diz sobre à questão da identidade. É de grande importância que o estudo da História esteja constantemente pautado na construção da noção de identidade, estabelecendo relações entre identidades individuais, sociais, políticas, ideológicas e assim por adiante.

O estudo de História deve permitir que os alunos (a) se compreendam a partir de suas próprias representações da época e ao mesmo tempo resgatar a diversidade levando-os a praticar uma análise crítica do é transmitida a eles

Devemos aprender tendo em vista que o professor é o principal e mais importante meio de ligação entre o conhecimento e o aluno (a). O professor não deve apenas ser um transmissor, ele deve ter pleno domínio do conteúdo. Não pode ser apenas um retransmissor deste conteúdo que está impresso no material didático. Deve haver uma reflexão profunda por parte dos elaboradores de conteúdos, juntamente com os professores de sala de aula, sobre o que e como deve ser transmitido aos alunos (a).

O ensino de História favorece na formação do cidadão para que eles assumam formas de participação social, política e de atitudes críticas diante da realidade que o cercam, aprendendo a ter limites e responsabilidades em sua atuação, permanência e transformação da realidade histórica na qual estão inseridos.

Na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade não pode ter a pretensão de criar novas disciplinas ou novos saberes, mas sim de utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para resolver ajudar em um problema ou compreender um determinado fenômeno. Serve também como um importante complemento no conhecimento escolar, transmitindo uma nova dinâmica na metodologia aplicada em sala de aula, onde todo o conhecimento mantém um dialogo permanente com outros conhecimentos que podem ser de: questionamento, de confirmação e de aplicação.

O professor exerce um papel fundamental nesta questão, o mesmo deverá ser capaz de inovar, desenvolver suas técnicas de ensinar, buscando qualidade e não apenas ser um transmissor de conteúdos. Ter bom relacionamento com os alunos (a), ele deve ensinar seus alunos (a) para conviverem em sociedade, saber valorizar sempre as questões sociais com dignidade, caráter, bondade e honestidade. Há inúmeras formas de realizar atividades ou trabalhos interdisciplinares. Muitos professores trabalham de modo interdisciplinar. Pode-se realizar a interdisciplinaridade de somente um professor, identificando e fazendo relações entre o conteúdo de sua disciplina e das outras, existentes no currículo ou não. As formas de abordar são bem amplas, seja pelo fato de um professor assumir mais de uma disciplina da área, seja pela proximidade entre elas, que permitem estabelecer conexões entre os conteúdos e as disciplinas.

A escola é o espaço que proporciona discussões sobre direitos, deveres, e de reflexão da realidade, também gera manifestações artísticas, que constitui uma das funções importantes do ensino da Arte, como propostos nos PCN. As outras disciplinas como a Artes, por exemplo, fazem com que o aluno (a) aprenda que existem povos, costumes, religiões, modos de produção e criação diferentes dos dele, elementos que o ajudam a compreender melhor o outro, para que exista uma convivência com as diferenças.

Portanto, essa consciência tanto de preservação dos patrimônios culturais, ambientais e o respeito pela diversidade faz que as disciplinas sejam vista como uma atividade educativa e não como uma simples matéria. É percebido um avanço considerável, partindo de pressupostos inovadores e, principalmente no que tange à formação do indivíduo, que ocupa papel imprescindível de auxilio aos gestores escolares, professores, e coordenadores, que são os principais responsáveis por construir ambientes de integração social e cultural nas escolas.

2. EXPLICANDO O CONCEITO DE COLONIZAÇÃO (ETAPA 2)

Definir o conceito de colonização é bem relativo, pois ela está bastante presente na sociedade durante toda nossa história, e em todos os momentos. A ideia que se tem sobre colonização vem sendo cada vez mais estuda e contestada por acadêmicos e por muita gente.

Colonização é um acontecimento histórico, ela é diferente em varias sociedades e momentos ao longo do tempo, ela ultrapassa as fronteiras do Mundo, onde desenvolve a noção de ocupação e povoamento de muitas regiões do nosso planeta. Então a colonização por diversas vezes foi realizada sobre locais vagos, para fazer a raça humana povoar estes locais. Colonizar não e somente ocupar, mas também dar vida e história, transmitir significados as futuras gerações, pois quando se fala em colonizar logo vem o intuito de conquistar e dominar.

Quando se descobre um novo lugar, que gera surpresa e diferenças é preciso entender o fato que acaba de ser realizado. Novos termos foram criados como: o descobrimento que foi englobado para auxiliar sobre o entendimento de o conceito de colonização, pois este termo descoberta não se imaginava conhecer naquele tempo.

Nota-se que não importa o termo utilizado, o sentido é o mesmo, um grupo quer dominar o outro, já que naqueles lugares conquistados existiam povos que tinham sua própria cultura, religião, modo de vida, entre outros aspectos próprios. O modo de como a colonização afetou estas novas terras eram semelhantes, a expulsão e exploração de tudo que gerasse lucro como: ouro, prata, metais preciosos, especiarias e a forma de ocupação que se criou.

Compreender a identidade, desse jeito, significa, necessariamente, apreendê-la sua formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com