TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de Anatomia Humana

Por:   •  16/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 5

Olmar da Silva Freitas Neto

RA: 8032569

QUESTÕES DE ANATOMIA HUMANA

        

Atividade de Portfólio da 18ª semana da Disciplina Anatomia Humana, ministrada pelo professor Guilherme Tamanini da Turma DGEFB1701VITA0S no 2º Semestre do Curso Educação Física Bacharelado.

 

Vila Velha – ES

2017

1 - O Sistema Nervoso Central é composto pela medula espinhal (alojada no interior do canal vertebral) e pelo encéfalo (alojado no interior da cavidade craniana e composto pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico). Já o Sistema Nervoso Periférico (parte que está fora do neuroeixo) é formado pelos nervos espinhais, nervos cranianos, gânglios e terminações nervosas, que podem ser um receptor ou uma junção neuroefetuadora.

2 - O Sistema Nervoso é anatomicamente dividido em: Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP). Já a classificação funcional do Sistema Nervoso é: Sistema Nervoso Somático e Sistema Nervoso Visceral.

3 - O Sistema Nervoso Somático controla os movimentos voluntários, através de suas fibras eferentes, e, também, a sensibilidade da pele e estruturas articulares do corpo, através das fibras aferentes; assim, pode-se dizer que ele adapta o indivíduo ao meio externo. Por outro lado, o Sistema Nervoso Visceral cuida do meio interno (vísceras) e também apresenta fibras aferentes, que transmitem as sensações viscerais (dor, fome e plenitude gástrica) e fibras eferentes, que levam os impulsos motores até o músculo liso, o músculo cardíaco e as glândulas. Os componentes eferentes do sistema nervoso visceral formam o sistema nervoso autônomo, simpático e parassimpático,

4 - Os nervos espinhais são aqueles que fazem conexão com a medula espinhal através de duas raízes, a raiz anterior e a raiz posterior. A raiz anterior é formada pelas fibras eferentes ou motoras, que têm origem na coluna anterior da medula espinhal e dirigem-se até os músculos estriados esqueléticos para produzirem suas contrações. Já a raiz posterior é formada pelas fibras
aferentes ou sensitivas, que se iniciam em um receptor e conduzem as informações sensitivas (dor, tato, pressão, temperatura e vibração) até a coluna posterior da medula espinhal. Os corpos dessas fibras estão localizados nos gânglios espinhais, localizados bem próximos da medula espinhal.

5 - O Sistema Nervoso Central é revestido por três membranas conjuntivas de diferentes espessuras, conhecidas por meninges. As meninges que envolvem o sistema nervoso são: dura-máter, aracnoide e pia-máter.

A dura-máter é a mais externa, mais espessa e resistente das meninges. A dura-máter medular envolve a medula e, inferiormente, ela forma o saco dural que reveste a cauda equina e o filamento terminal e continua-se superiormente com a dura-máter craniana que possui algumas diferenças, como a presença de dois folhetos. Já a aracnoide, está localizada entre a dura-máter e a pia-máter e é mais delgada que a dura-máter. Por fim, a pia-máter é a mais delgada e a mais interna de todas, estando aderente ao tecido nervoso de tal modo que fica quase impossível separá-la dele. No término da medula espinhal, no cone medular, a pia-máter continua-se para formar o filamento terminal.

6 - As funções do cerebelo são importantes para o controle da postura e do equilíbrio, sendo o responsável pela coordenação da atividade motora do corpo, tornando os movimentos mais harmônicos.

7 - Dentre as diversas funções do hipotálamo, podemos citar: regulação da temperatura corporal, controle da ingestão de alimentos e água e da eliminação de água pela urina (diurese), comportamento sexual e emocional, entre outras.

8 - Os lobos que formam o cerebelo são: lobo anterior, lobo posterior e lobo flóculo-nodular. O giro pré-central está localizado entre o sulco central e o sulco pré-central e apresenta a área motora principal do cérebro, o córtex motor. Já o giro pós-central está localizado entre o sulco central e o sulco pós-central e apresenta uma das mais importantes áreas sensitivas do córtex, a área somestésica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (156.3 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com