TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões gerais sobre historia da educação física

Por:   •  11/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

1) Por que é importante estudar a educação no contexto histórico?

Pois nos faz compreender os modelos históricos retratados antigamente, fazendo com que tenhamos uma reflexão crítica entre o certo e o errado, tentando sempre buscar o que é mais concreto e eficaz.

2) O que vocês entenderam da comparação que o Saviani (1996) fez entre a peça teatral e o processo histórico?

Saviani estabelece uma comparação entre o teatro e o processo histórico por meio de uma relação de personagens em ambas as ocasiões o evento é criado e “dirigido” pelo autor, entretanto quem ganha mais destaque são os atores, é importante ressaltar que mesmo sem aparecer nos bastidores, os autores não são esquecidos.

Tanto em uma trama quanto na historiografia os fatos ocorrem em uma sequencia cronológica e essencial para a compreensão, portanto, é correto afirmar que uma ação dos atores depende da outra para um entendimento concreto, não ocorrendo conflito de ideias.

Sendo assim, é imprescindível conhecer a estrutura e o método de execução do teatro e do processo histórico, sabendo definir a base, ou seja, a sustentação, até elementos mais complexos, feito isso o aprendizado e compreensão serão melhores.

3) Com base nos dados indicados nos textos, discutam as prováveis dificuldades em realizar pesquisas sobre a historia da educação brasileira.

Umas das principais dificuldades de se estudar e pesquisar a história da educação no Brasil é que muitos dos arquivos e registros não foram bem preservados e muitas vezes foram perdidos, seja por falta de cuidado ou até mesmo uma destruição intencional dos materiais. Ocorrem também casos em que o Estado restringe ou proíbe o acesso a registros históricos, tanto em períodos de ditadura quanto em períodos democráticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com