TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Problemas gerais associados ao livro didático em História

Por:   •  22/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.573 Palavras (7 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

        Avaliação a Distância – AD2        

Disciplina: História Antiga

   

1) Elabore uma discussão sobre os problemas gerais associados ao livro didático em História;

                            Problemas gerais associados ao livro didático em História

A reflexão da ministração do saber histórico, durante o período do ensino fundamental e médio nas escolas se tornou um assunto de vasta relevância a ser tratado, ao passo que o mesmo possui deficiências ligadas aos livros didáticos, suas simplificações e profissionais os quais muitas vezes não enxergam esses problemas.

Os livros, são fontes de conhecimento, e muitos destes contém erros que podem levar a distorções históricas, comparações inconciêntes, informações desatualizadas, matérias mal aproveitadas e conteudos pouco aprofundados, com uma explicação superficial e simplificaçoes mal elaboradas, levando o aluno a exercer um papel de senso comum diante de alguns assuntos.  

Esses materiais quando incompletos, exigem do profissional da sala de aula um esforço maior e uma boa formação, ao passo que o mesmo perceba as falhas e as corrija, transformando então em uma grande palestra abrangendo conhecimento para além da leitura didática, porém, nem sempre é o que ocorre, pois muitos dos professores não obtiveram uma formação de excelência, a qual o viabiliza a críticar e discorrer o assunto adiante dos livros docentes.

Se os professores dominarem sua disciplina, usufruindo de seu potencial crítico e histórico  a ponto de ultrapassarem as barreiras dos equívocos e simplificações presentes em livros didáticos, manejando a explicação para fora das páginas, o livro se tornaria um grande instrumento para os mesmos.

O livro, é transmitido como uma autoridade em ministrações das aulas, e isso se tornou um problema, pois na ocasião que os mesmos se encontram desatualizados ou mal preparados, o ensino se torna incorreto. O mesmo deveria ser um instrumento auxiliar durante as aulas de história.

        Para concluir, é preciso ter em mente que a construção da História junto aos estudantes do ensino fundamental e médio não é uma tarefa simples. Mas é de suma importância que tais profissionais do curso contenham um senso crítico elevado e uma boa formação para tratar de forma sábia todas as dificuldades impostas pelos livros. Preparando assim, alunos com senso crítico, dispostos a pensar para além das páginas e buscando evoluir seus conhecimentos cada dia mais.

2) Identifique um ou mais tipos de simplificação propostas nos conteúdos relativos a História Antiga;

Alguns tipos de Simplificações propostas nos conteúdos relativos a história antiga.

          Com relação ao conteúdo deficiente ministrado nas salas de aula, um dos tópicos a serem tratados são as simplificações incorretas presentes nos livros didáticos que são passadas aos alunos pelos professores ao usarem o material didático sem realizar uma observação de senso crítico sobre o mesmo. Abaixo serão apresentados alguns exemplos de matérias de história antiga acompanhadas de algumas simplificações, conhecidas como: Simplificação Conceitual, Simplificação Processual, Simplificações Comparativas e Generalizações espaço-temporais.

A Simplificação Conceitual, é entendida como uma reflexão curta e genérica em relação aos termos importantes a serem trabalhados diante do conteudo de história antiga. Um exemplo dessa simplificação que pode ser encontrada de modo recorrente em livros do Ensino Fundalmental e médio é  a seguinte: ''Pólis, Nome dado pelos gregos a uma cidade-estado urbanizada", o profissional ao entrar em contato com tal frase no livro didático, deve possuir consciência de que a Pólis para os Gregos não se resumia somente a um breve significado de cidade-estado urbanizada, e deve assim passar seu conhecimento ao aluno, tomando cuidado para que não aconteça generalizações. Na Grécia Antiga, por exemplo, a vida pública era essêncial, e a pólis exercia dessa forma, um papel como figura de elemento central do ser humano, indo muito além de somente denominação de cidade-estado.

        O caso relatado acima sobre a Pólis Grega, pode ser associada também a Simplificação Processual, que ocorre quando ao resumir demais um acontecimento o mesmo perde características, ao passo que empregando a Pólis esse conceito de cidade-estado, acaba descaracterizando a dimensão real de sua existência na Grécia Antiga.  

        A Simplificação conhecida como comparativa, deve ser analisada nos conteúdos didáticos, pois a mesma, compreende-se pela execução de analogias impróprias perante um tema histórico.  Sobre essa simplificação tem-se como exemplo a comparação entre o poder bélico dos Estados Unidos e do Império Romano,  a relação entre os dois, assim é feita de forma incorreta, porque o objetivo de cada um é distinto.

        Ainda a respeito de paridades equivocadas, cita-se o teatro grego ao ser relacionado com o atual nos livros, de maneira que é esquecido de informar o aluno que o teatro grego continha valores políticos-sociais, e teve início graças a festas homenagiando o deus Dionisio, um ato de reconhecimento e adoração, abrangendo assim um caráter religioso.

        Existem também generalizações espaço-temporais, as quais acabam por abranger em temas de sociedades antigas características particulares de forma que as tornam generalizadas. Ao colocar por exemplo a Mesopotâmia como terra fértil por ser localizada entre os rios Tigre e Eufrates, acabam por descaracterizar a parte mesopotâmica do norte, a qual não continha tanta fertilidade, tendo assim que reger sua econômia de formas diversificadas.

        Compreendendo essas simplificações, o professor deve atentar-se mais aos conteúdos dos livros didáticos, buscando atualizar-se e criticar com conhecimento questões incorretas que forem exibidas.

           3) Proponha uma nova redação com vistas a superar o problema identificado.

        A partir de pesquisas históricas, é possível uma correção dos itens discutidos acima como errados.

         Sobre a Pólis Grega:

        A Pólis Grega, não detinha somente um papel de cidade-estado organizada, mas, a mesma possuia um grande valor, econômico, político, social e cultural para a população. Sendo de suma importância para os gregos, a pólis foi um elemento central, e o ser humano era visto como aquele que reside na cidade. Na vida pública na pólis, eram debatidos temas que se tornariam parte do cotidiano dos povos que lá viviam, incluindo participações de assembleias. Além disso ocorriam participações em festas e no exército. Dessa forma a vida pública passou a ser mais priorizada do que a privada, porém somente cidadões poderiam participar da vida pública, e as mulheres não eram considaradas como cidadãs, nem crianças ou escravos, portanto não participavam da vida pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (153.8 Kb)   docx (36 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com