TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

Por:   •  6/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA MARQUÊS – UNIP

ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

[pic 1]

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA (APS)

Brígida Lourena de Almeida Sousa N180DE-0

Dizian Allen N2011J-0

Gustavo Lanzoni de Chico

Lindaley Dias da Silva D4163B-3

Maysa Marques Moraes N201BC-7

Monaliza Rampinelli Donati D4422G-8

Turma : EF1B13         Turno : Manhã

  1.   APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE  

TEMA:  Ginastica geral : A competição sem perdedores .

DISCIPLINAS DO SEMESTRE RELACIONADAS AO TEMA: Ginastica geral

OBJETIVO DO TRABALHO DE APS:

             .

JUSTIFICATIVA:

  1.  DESENVOLVIMENTO

Conceito geral da Ginastica geral

          A ginástica geral parte de um conceito básico, que seria exercita-se como corpo e a mente, seja para fins competitivos ou mesmo exercitar-se na busca de qualidade de vida.logo, nos dias atuais temos uma separação desta ginástica como a competitiva, que é destinada a atletas com fins específicos de competição e a ginástica geral, que abrange toda a sociedade que busca arecreação, o movimento, o lúdico e o bem estar.

         No mais, a sociedade do século XXI, procura a ginástica nas academias, clubes, com o intuito de fugir do estresse, só que muitas vezes está limitandoem clubes e academias, no entanto, pessoas que não têm acesso, acabam não conhecendo e não desfrutando do que a ginástica geral pode fornecer para todas as pessoas. Essa modalidade é muito antiga emuitos dos exercícios praticados hoje em várias outras atividades advém da ginástica.

          Dentro da ginástica têm várias outras modalidades como as de competição: Ginástica Artística Feminina, a GinásticaArtística Masculina, a Ginástica Rítmica, Ginástica Aeróbica Esportiva, Ginástica Acrobática, Trampolim e Ginástica para todos todas com a supervisão da federação Internacional de Ginástica (FIG).nessa modalidade de ginástica para todos entram as ginástica nas academias, danças, teatro, capoeira, circo etc. ginástica hoje é sinônimo de corpo perfeito, estar na moda e a mídia, grandesindustrias do lazer contribui muito para isso, mais vai muito além de ter um corpo perfeito, o verdadeiro objetivo da ginástica não só adquirir um corpo bonito, mais ter uma vida saudável, realizar asocialização com as pessoas, mostrar que não tem idade para praticar uma atividade física e ser saudável físico e mentalmente.

Proposta metodológica da Ginastica geral

O princípio desta proposta é privilegiar a formação humana em sua educação a serviço de novos valores manifestados e gerados na sociedade essa metodologia permite uma aprendizagem por meio da participação ativa em busca da transformação social. Aprender a ginástica geral significa vivenciar, compreender, confrontar e interpretar entender significados em novas possibilidades de expressões gímnica pode-se afirmar que a ginástica traz consigo a possibilidade de realizarmos uma reconstrução da ginástica na educação física e síntese, também, numa perspectiva lúdica, criativa e participativa. As vivências no campo da GG têm a função de sociabilização, além de solidariedade e identificação social. Assim, podemos considerá-la como elemento privilegiado no contexto educativo também cabe destacar que a interação entre as pessoas surge como fator fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento dos conhecimentos e competências individuais A GG pode proporcionar, além do divertimento e satisfação provocada pela própria atividade  

Terceira idade e a ginástica geral

           A Ginástica geral é benéfica e abrange diversos movimentos, por isso é possível considerar  uma área de desenvolvimento para a terceira idade, pois amplia o repertório motor e ajuda os idosos a realizar  tarefas do dia a dia que antes não era possível, dessa forma eles passam a se sentir mais confiantes.

             Dentro dos movimentos que a GG possui, temos os passos que contém  equilíbrio, isso ajuda os idosos no sistema sensorial, melhorando assim a postura e evitando possíveis quedas. As atividades visam o trabalho em equipe e a organização de coreografias com isso eles estariam inseridos e poderiam contribuir para a realização das apresentações favorecendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e afetivas, podemos também explorar o conteúdo a partir das experiências dos próprios servindo como base para a socialização.

Por fim a ginástica geral ajuda na manutenção e melhoria de algumas capacidades físicas dos alunos mais idosos, diminuindo impactos provindos do processo de envelhecimento: como potência  e resistência muscular, baixos níveis de força e desenvoltura na execução de movimentos. Portanto eles tendem a ter uma qualidade de vida muito melhor.

‘’A GG tem um caráter não competitivo,  dessa forma ela propicia a inclusão, a participação  de todos, a negação de um conceito eficaz de homem e de mundo.

(SOUZA, 1997/ Livro: fundamentos da ginástica)’’

ALTA PERFORMANCE X GINÁSTICA GERAL

O esporte de alto rendimento ou de alta performance tem o objetivo de preparar  fisicamente um indivíduo para determinada modalidade esportiva.  Para tornar-se um atleta de alto rendimento é preciso que se tenha muita disciplina para lidar com diversos desafios físicos e psíquicos a fim de chegar ao seu máximo dentro de um determinada modalidade, isso quer dizer que o corpo e a mente serão constantemente treinados por meio de atividades desgastantes, para que  se atinja um nível de rendimento quase perfeito (performance), isso muitas vezes está associado a ocorrências de lesões traumáticas e uso de substancias ilegais. Ou seja, a alta performance exige que os praticantes se exponham a quaisquer que sejam as situações para condicionar o corpo e assim competir em determinada modalidade, em contra partida a ginástica geral esta situada em um plano básico, que não prevê competições o que permite  o divertimento, o prazer, o simples, o diferente, para a participação de todos e o praticante contribui com aquilo que ele tem de melhor, sem que precise se desgastar com horas de treinamento, o que faz da GG momentos de lazer e divertimento, favorecendo autonomia, criatividade e espontaneidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com