TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.692 Palavras (11 Páginas)  •  703 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)

Aluno: Jean Ricardo de Souza

Matrícula: T44764-0                         Turma: EF1A17                               Turno: Matutino

TEMA: Corporeidade: Corpo como Objeto de Consumo

DISCIPLINAS DO SEMESTRE RELACIONADAS AO TEMA: Corporeidade e Motricidade.

OBJETIVO DO TRABALHO DE APS: O objetivo deste APS é mostrar as transformações da visão do corpo até chegar aos dias de hoje, bem como influenciados pelas mídias nos dias atuais.

JUSTIFICATIVA: O corpo de ser nosso fundamento primeiro, afirma Morais(1993). Partindo da dedução que a corporeidade apresenta-se primordial para realização da educação física, afirmação acima se torna referencial, pois tentar compreender a corporeidade é saber olhar as expressões e desejos deste corpo e do corpo ao lado, complementa o autor.

Resumo

O corpo tornou-se um tema de pesquisa para pesquisadores interessados em explorar a construção de significados de consumo em muitas áreas. Sua expressão como uma mercadoria já tem sido apontado por pesquisadores como Malysse (2007), que propôs a objetificação do corpo e Goldenberg (2007), que construiu o conceito do corpo como um capital. De acordo com MacCracken (2003), a publicidade trabalha na transferência de significado do mundo culturalmente constituído para os indivíduos. O corpo é tratado como um objeto que pode ser modificado, alterado, virou-se apropriado de acordo com a intenção de seu proprietário, o que ajuda a explicar como os significados do corpo são socialmente construídos e transferidos do mundo culturalmente constituído para o consumo de espaço de indivíduos.

Corporeidade: Corpo como Objeto de Consumo

O culto ao corpo é uma das características mais marcantes da sociedade contemporânea, cresce dia a dia o número de cirurgias estéticas, as academias de ginástica são cada vez mais freqüentadas por mulheres de todas as idades, o corpo torna-se objeto de consumo, onde substanciosos investimentos fazem as pessoas estarem em constante busca da imagem ideal. As mulheres no decorrer da história são apontadas como mais suscetíveis à imposição social pelo padrão ideal de beleza, muitas vezes acarretando em distorção da imagem corporal e transtornos alimentares.

Nessa constante valorização da aparência jovem e bela, de corpo esbelto, cobrada das mulheres, percebe-se que as relações de gênero continuam reproduzindo a submissão, controle e manipulação, imposta às mulheres, mantendo assim as mulheres afastadas dos reais problemas sociais e culturais do seu tempo.

        Para esclarecermos o conceito do corpo nos dias atuais, é preciso voltar na história de como o corpo foi tratado desde a antiguidade.

        A mídia que tem a maior parte da responsabilidade por essa atitude de consumo excessivo, que utilizam modelos, cantores, atrizes, celebridades para vender produtos, no qual gera uma visão de corpo perfeito.

        Para mostrarmos e analisarmos as transformações da visão do corpo até os dias atuais, bem como somos influenciados pelas mídias, usamos pesquisa em livros para guarnecer de informação e dados comprovativos sobre influência da mídia.

        O aspecto de o homem encarar com sua corporeidade, as normas e controle comportamental corporal, não segue uma direção universal e constante, mas sim decorrente de um processo histórico.

        O homem vive e interage em um ambiente de forma dinâmica, assim o homem desenvolve sua corporeidade, forma de comportar que estão ligados a condicionamentos sociais e culturais.

        Na Grécia antiga, o corpo era visto como interesse do Estado era glorificado e valorizado pela sua fertilidade, capacidade atlética. Em Atenas o modo de educação corporal predominava o ser humano belo e bom. Já em Esparta a educação infantil, recebia atividades corporais, que buscavam um corpo fértil e saudável para sem preparados para batalha.

        Na Idade Média a igreja proibiu toda e qualquer preocupação com o corpo, a atuação da igreja era grande e aboliu até os jogos olímpicos, a igreja tinha uma separação entre corpo e alma, e a alma prevaleciam acima do corpo. O corpo tornou se perverso e necessitado de purificação. Havia a prática de apedrejamentos, enforcamentos em praça pública.

        No Renascimento, já começa a ter uma preocupação com a liberdade do ser humano, esse período é totalmente diferente as dos anteriores, pois o trabalho artesão começou a ser valorizado, em companhia com o pensamento científico e estudo do corpo. Onde o corpo nu aparece nas obras dos pintores como Michelangelo, Da Vince, e ficam em destaque.

        Com o rápido progresso a ciência no século XVII, o homem passou a considerar a razão como o único instrumento válido de conhecimento, assim começou a distanciar do corpo, visualizando como um objeto que deve ser controlado e disciplinado. Com a visão positiva tornou-se a única realidade, observável e mensurável.

A imagem fisicalista do positivismo empobreceu o mundo humano e, em seu absoluto exclusivismo, deformou a realidade: reduziu o mundo real a uma única dimensão e sob um único aspecto, à dimensão da extensão e das relações quantitativas. (Karel Kosik 1985, p.24)

Com a aceleração de produção capitalista no sec. XVII, passo a passo com a descoberta do homem, como um ser manipulado, era visto como um conjunto de forças mecânicas, sujeitas a exploração e controle.

        Na história da civilização ocidental, sempre houve a separação de trabalho, as que precisam de maior trabalho braçal, manual e intelectual. Na Antiguidade existia os escravos para fazerem o trabalho corporal, na Idade Média o serviço braçal ficava com os servos dos proprietários de terra. Desde a Antiguidade até a Revolução Industrial existiam trabalhadores que exerciam a maior parte dos trabalhos corporais. E somente os indivíduos das classes dominantes que ficavam com o trabalho intelectual. Com o crescimento da manufaturas sempre iam aparecendo operários para exercer uma ocupação no trabalho corporal empregados por grandes capitalistas. O trabalho corporal sempre ocupou, assim, um nível inferior na hierarquia social da civilização ocidental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (117.4 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com