TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA APS 2 PERIODO UNIP

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.458 Palavras (10 Páginas)  •  1.406 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

O trabalho aqui apresentado apresenta as principais teorias de pensamento Administrativo e relaciona a opinião de diversos autores sobre este assunto. Foi analisada que a organização escolhida é uma Instituição governamental sem fins lucrativos, uma empresa especializada em financiar projetos de estudantes pesquisadores que atuam em pauta no desenvolvimento do Amazonas na área da educação e no estilo de vida. Com o objetivo de levantar se a empresa utiliza as técnicas do pensamento administrativo e a importância que essa pratica trás para a organização. Após toda essa análise é apresentada sugestões para a organização de como a evolução do pensamento administrativo e suas teorias vem influenciando cada vez mais no sucesso das instituições. Aqui são apresentados os principais aspectos que a empresa atua em relação à evolução do pensamento em administrar, dando ênfase ao comportamento da organização no mercado e seus recursos. Os principais aspectos destacados durante as pesquisas foram o estilo que a organização organiza e comanda o gerenciamento da mesma, pois se pode afirmar que a empresa depende desses fatores, delimitamos elementos principais para esse gerenciamento. Foi feita uma revisão completa dos resultados obtidos sendo mantida em sequência a topologia do manual da APS (Atividades Práticas Supervisionadas), é a estrutura básica disponibilizada pelo manual entregue no decorrer das explicações e orientações.

1. PERFIL DA ORGANIZAÇÃO

A empresa Agencia de Transportes Interurbano Ltda. criada simbolicamente com o CNPJ 02.125.000/0010-87, a empresa e tem como descrição da principal atividade econômica prestação de serviços de transporte executivos, com propósitos empresariais, registrada assim desde 2001, porém a organização foi inaugurada por outro proprietário no ano 2000, localizada desde sua fundação na Av. Carlos Alberto nº 084 – Centro – Manaus – AM. Localizada na melhor região comercial da cidade e entre as duas ruas de maior circulação de pessoas de Manaus, pois a Rua Antônio Açaí, que dá acesso a entrada principal da praça está localizada em um calçadão repleto de pessoas que se deslocam distintamente a cidade, e ainda do acesso a Estação de Terminais de Ônibus e a várias lojas de grande porte. A clientela é composta basicamente por pessoas de Manaus, cidades próximas e principalmente turistas, pessoas que frequentam a região central da cidade para usufruir de um grande conjunto de lojas ou até mesmo para conhecer a própria cidade, característicos de uma cidade grande como Manaus. A cidade de é um grande mercado para a venda no varejo de diversos produtos, conta com muitos monumentos históricos e muitas riquezas naturais, pois possui uma população bastante hospedeira

A Agencia de Transportes Interurbano Ltda. possui mais de 1200 funcionários que executam tarefas diversas, desde Diretor até profissionais que prestam os serviços de condução/transporte dos clientes, a preocupação em executar os serviços com rapidez e qualidade é uma característica presente no dia a dia da empresa, mas a preocupação em ter prestação de serviços de qualidade sempre com preços adequados é marca registrada do administrador da empresa.

1.2 Força do trabalho

A Transportes Interurbano, contrata seus colaboradores de acordo com o regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), dessa forma os mesmos observam todas as necessidades de proteção quando for exercer suas atividades profissionais tendo voz para garantir seu direito trabalhista. A organização conta até o momento com aproximadamente 1250 funcionários para realizar esse grandioso trabalho, a tabela 1 a seguir representa os mesmo por nível de escolaridade.

Quadro de Funcionários por Escolaridade %

En. Médio 70%

En. Superior Completo 20%

Especialização/ Pós Graduação 10%

A composição de força de trabalho da empresa apresentado no gráfico 2 e excepcionalmente gratificante quando se trata em realizar atividades como transportes, pode-se afirmar que seus colaboradores são capacitados para exercer a determinada função que os lidera.

O nível da força de trabalho é constituído em três níveis estratégicos que se faz a leitura Nível Estratégico, Nível Tático e Novel Operacional da Organização.

A organização conta com o quadro de funcionários que dissipam uma classe abrangente de colaboradores onde cerca de 75% por gênero feminino e 25% por gênero masculino conforme apresenta a Tabela 2. A fundação usa essa topologia para melhor aderir nos relacionamentos e atividades de Atendimento a variados clientes e cerimonias internacionais que a empresa tem convenio de acordo com a politica interna da empresa.

Tabela 02: Quantidades de Funcionários por Gêneros

Quantidade de Funcionários

Feminino Masculino

90 30

Total 120

Fonte: Transportes Interurbano

Chefia ou Gerenciais

De acordo com a Tabela 1 a organização é gerenciada em três níveis, tais são:

• Nível Estratégico

• Nível Tático

• Nível Operacional

1.3 Produtos e Clientes

Fomento projetos empresariais e de inovação por meio de orçamentos disponibilizados ao grande público, ou seja, apoia projetos que promovam a cooperação e integração estadual, nacional de empreendedores e entre as instituições locais de ensino, pesquisa e inovação e instituições nacionais e internacionais. Os seus principais clientes são Empresas de pequeno e médio porte.

1.4 Os Principais Concorrentes da Organização

A organização não possui concorrente, pois a mesma trabalha sem fins lucrativos, sendo totalmente cem por cento, governamental, apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (110.3 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com