TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - ENSINO MÉDIO

Por:   •  1/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.287 Palavras (18 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 ATIVIDADES        5

2.1 Atividade A: Ler os textos indicados        5

2.2 Atividade B: Analisar o Planejamento Anual        7

2.3 Atividade C: Elaborar Atividade para a Abordagem dos Temas Contemporâneos Transversais da BNCC.        9

2.4 Atividade D: Conhecer o Processo de Gestão Escolar        10

2.5 Atividade E: Conhecer a Atuação da Equipe Pedagógica no Acompanhamento do Desenvolvimento da Disciplina.        12

2.6 Atividade F: Conhecer metodologias ativas com uso de tecnologias digitais.        14

2.7 Atividade G: Elaborar Planos de Aula        16

CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERÊNCIAS        21

1 INTRODUÇÃO

        O Estágio Supervisionado como elemento fundamental na formação dos estudantes de graduação em Educação Física permite ao aluno conhecer o funcionamento do contexto e dos aspectos da área como futuro professor de Educação, permitindo desse modo, que o discente tenha maior contato com o mundo o qual será inserido.

Nessa perspectiva, o presente relatório de estágio tem como objetivo realizar o compilado das informações mais relevantes sobre tudo que se insere na  Educação Física aplicada no ensino médio. Além disso, o estágio como  um todo proporciona o aperfeiçoamento de competências e a aquisição de novos conhecimentos.

        Nesse viés introdutório, é importante considerar a experiência e o potencial de entendimento sobre as diversas temáticas cabíveis a Educação Física que os estágios supervisionados proporcionam para o treinamento dos estagiários. Dessa forma, esta presente pesquisa propõe compreender e analisar o processo de construção da identidade docente e as áreas, processos e técnicas inerentes ao curso de graduação.

2 ATIVIDADES

2.1 Atividade A: Ler os textos indicados

Ao acessar o link do seu curso, localize o campo do seu estágio e clique na respectiva pasta para visualizar o(s) texto(s).

Após a leitura do material indicado, você deve produzir um texto dissertativo- argumentativo, contendo de 1,5 a 2 páginas, analisando as principais ideias apontadas pelos autores e os aspectos a serem destacados no segmento no qual você realiza o estágio.

A complexidade envolvida no processo de Ensino da Educação Física no Ensino Médio requer grandes esforços e parametrizações para a adequação e disseminação das práticas esportivas para jovens adolescentes de escola pública e privada no Brasil. O estudo realizado por Silva (2013) investiga minunciosamente os diversos fatores que possuem influência na participação ou ausência de alunos de Educação Física de uma escola localizada em S. J. dos Quatro Marcos/ MT.

Silva destaca que há uma constatação com base na experiência que raramente as escolas preocupam-se com os motivos pelos quais há uma ausência na participação de jovens nessas aulas, e que em geral essa é uma questão tratada com grande neutralidade e negligência pelo quadro pedagógico.

Nessa perspectiva, o debate acerca da atuação pedagógica no âmbito da Educação Física no Ensino Médio parte, principalmente da carência de compreensão das múltiplas realidades incorporadas a vivência escolar, que em um sentido mais amplo deve dar respaldo as experiências e aprendizados dos alunos, bem como ainda, abordar de maneira mais incisiva a importância da cultura por trás da Educação Física e seus mais variados benefícios para a formação de pessoas.

No Brasil, historicamente construiu-se uma visão estereotipada das práticas esportivas. Que desde o surgimento do Ensino Médio, no qual segundo Silva (2013) tem uma forte relação direta com o modelo escolar renascentista católico no qual havia uma padronização escolar de formação de pessoas academicamente cultas e literárias que opõe-se a formação  crítica e  analítica do homem moderno.

Nesse viés, as aulas de Educação Física surgiu rompendo com a cultura que perdurava a tanto tempo. No entanto, ainda há uma grande ausência participativa de alunos do Ensino Médio no que concerne a prática efetiva de exercício físico nessas aulas.

Os estudos de Silva (2013) revela ainda que essa ausência tem como base e referência a prática pedagógica, que possui o estigma da repetição contínua de estratégias metodológicas do Ensino Fundamental, e a ausência de estudos e aprendizagens com teor significativo e relativamente criativo para os alunos, que de maneira simbólica possam possibilitar aos alunos uma visão mais prática do mundo moderno.

Dessa forma, é interessante notar que a Educação Física no Ensino Médio enquanto disciplina que exige prática, tem como desafio principal a superação do modelo elitista que tem por base e ornamento fundamental a educação vigente no Ensino Médio como modelo que prepara estudantes para o ingresso em universidades e/ou para o mundo do trabalho.

Sendo assim a vertente de Educação Física como uma ponte para a criação e formação de jovens mais ativos dentro da sociedade. Pois a prática de esportes contribui essencialmente para a promoção da saúde e do desenvolvimento intelectual de todo e qualquer indivíduo.

De todo modo, é importante fazer um paralelo de que  a Educação Física enquanto disciplina atuante dentro do Ensino Médio presencialmente, recebeu forte impacto com a Pandemia da COVID 19. Que influenciou e mudou completamente  a forma como se é ensinado as práticas esportivas. Assim, os professores de Educação Física tiveram que se adaptar aos diferentes modelos educacionais na modalidade de Ensino a Distância - EAD e inovar suas práticas. Vale ressaltar portanto que apesar dos desafios que surgiram, os profissionais de Educação Física continuam atuando dentro da área, buscando promover para os alunos o desenvolvimento integral, uma vida com mais saúde e maior integração dentro da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (204.5 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com