TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACQA -Pelo estudo em nosso livro no capítulo 3, você viu que no Brasil, o ensino simultâneo se consolida com a implantação dos Grupos Escolares. Como configurava-se este ensino?

Por:   •  18/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 2

1ª ACQA

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:01:05

Pelo estudo em nosso livro no capítulo 3, você viu que no Brasil, o ensino simultâneo se consolida com a implantação dos Grupos Escolares. Como configurava-se este ensino?

RESPOSTA DO ALUNO:

Tal ensino configurava-se em uma proposta de organização educacional que preconizava o controle do tempo, supunha a existência de espaços adequados, escolas com salas espaçosas, materiais escolares específicos e livros iguais para que os alunos recebessem simultaneamente a mesma lição.

Os defensores do ensino simultâneo argumentavam que dando a lição a grupos de alunos reunidos de maneira homogênea era possível obter melhores resultados do processo educativo com a economia do tempo desprendido no ensino das matérias da escolarização elementar.

As diferentes formas de organizar o tempo e o espaço na escola expressam diferentes concepções de educação.

CORREÇÃO DO PROFESSOR

PONTUAÇÃO RECEBIDA: 100%

6ª ACQA

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO:

Sabemos, pelo estudo do capítulo 5, da importância da afetividade no processo ensino aprendizagem e também da mediação do professor. De acordo com seus estudos como você acredita que deve ser feita esta mediação?

RESPOSTA DO ALUNO:

A relação professor/aluno é um fator determinante para a aprendizagem do aluno. Acredito que para uma boa mediação tornar-se um processo mais produtivo e prazeroso, o professor deverá orientar, propiciar atividades adequadas aos alunos inseridos em sala de aula, deverá planejar atividades que promovam entrosamentos mais produtivos entre as atividades aplicadas. Propiciar um ambiente favorável à aprendizagem em que sejam trabalhados a auto estima, a confiança, o respeito mutúo, a valorização do aluno sem, contudo esquecer da importância de um ambiente desafiador, mas que mantenha um nível aceitável de tensões e cobranças, são algumas das situações que devem ser pensadas e avaliadas pelos educadores na condução de seu trabalho. O processo de aprendizagem pode ser beneficiado quando o professor e aluno buscam conhecimentos mútuos de suas necessidades, tendo consciência de sua forma de relacionar-se, respeitando as diferenças. O professor em sala de aula deverá contribuir para desenvolver em seus alunos, a estabilidade, tranquilidade, e a capacidade de contemplação de fazer amigos e de socializar-se, pois a afetividade é se preocupar com seus aluno, é reconhece-los como indivíduos autônomos em busca de sua identidade. Esta é uma condição do processo ensino/aprendizagem, ela dinamiza e dá sentido ao processo educativo. Pois a afetividade exerce um papel importantíssimo em todas as relações, além de influenciar decisivamente a percepção, o sentimento, a memória, a auto estima, o pensamento, a vontade e as ações, e ser, assim, um componente essencial da harmonia e do equilíbrio da personalidade humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com