TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO: GINÁSTICA DE ACADEMIA

Por:   •  28/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  1.211 Visualizações

Página 1 de 2

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

JANAÍNA LOPES FÉLIX PEREIRA – 8091003

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS:

GINÁSTICA DE ACADEMIA

JUIZ DE FORA

JUNHO/2020

RELATÓRIO: GINÁSTICA DE ACADEMIA

A partir do vídeo sugerido, foi possível reforçar os conhecimentos acerca das características da ginástica de academia, que já havia sido visto nas apostilas da disciplina. O professor dividiu a aula em dois momentos, a parte teórica, onde ele faz as explicações necessárias e depois, a parte prática onde ele demonstra as frases musicais.

Sobre a musicalidade, o professor explicou sobre os tipos de tempos utilizados nas aulas, como fator motivacional para os alunos.

Lembrando que o conceito de tempo, é a batida mais forte da música e o contratempo, é a batida mais suave da música.

As contagens de tempo, podem ser diferentes, de acordo com o ritmo da música. Dependendo a contagem que se realiza, forma-se o compasso. O compasso pode ser binário (dois tempos), ternário (três tempos), quaternário (quatro tempos), este, mais utilizado nas aulas de ginastica de academia.

Sobre a progressão pedagógica dos exercícios, compreende-se que devem ser observados alguns fatores. A percepção do professor em relação ao desenvolvimento da turma, deve partir do padrão motor de movimentos simples ou básico e deve aumentar os níveis de dificuldade gradativamente, uma vez que, as aulas são mistas, de diferentes de níveis (iniciante, intermediária e avançados.)

Partindo desse pressuposto, o planejamento das aulas deve pensar em exercícios que todos possam fazer, dando opções para que todos treinem dentro do seu condicionamento físico.

O professor demonstrou na prática a contagem de oito tempos, e, que, quatro contagens de quatro tempos, formam um bloco de coreografia.

O professor apresentou uma pequena sequencia de movimentos em uma aula de ginástica de academia, para exemplificar as formas de comunicação com os alunos (gesticulação, estímulo verbal).

A sequência demonstrada, possui movimentos partem do padrão motor simples, com aumento progressivo do nível de dificuldade. A coreografia, foi dividida em blocos, realizando uma sequência de cada vez, e depois realizando tudo junto. Outra característica percebida, é que o professor está sempre em comunicação com seus alunos, com frases interrogativas como: “Podemos complicar?”. O professor faz a contagem dos tempos, durante os exercícios em voz alta, salienta ainda, que o professor deve estar de frente para os alunos, virando de costas, somente em caso de movimento de giro, por exemplo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ROLO, Jander. Ginástica de Academia. 2019. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZiqdAXpC2_E> Acesso em: 20 jun. 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com