TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RETROSPECTIVA HISTÓRICA DAS POLÍTICAS DE SAÚDE E DAS PRÁTICAS UTILIZADAS PARA EDUCAÇÃO E SAÚDE

Por:   •  4/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 2

RETROSPECTIVA HISTÓRICA DAS POLÍTICAS DE SAÚDE E DAS PRÁTICAS UTILIZADAS PARA EDUCAÇÃO E SAÚDE

A história da saúde pública brasileira pode ser contada a partir do descobrimento do nosso país, quando os índios já apresentavam sintomas de algumas enfermidades e, com a chegada dos colonizadores e das suas “doenças de homens bancos”, tudo piorou. Por conta disso, começou-se a procurar recursos para que os nativos fossem mais saudáveis.

Na época da Colônia e do Império, o acesso à saúde era determinado pela classe social e quase nada se fez pela saúde no Brasil. Os nobres tinham total acesso aos médicos e medicamentos, enquanto os pobres recorriam aos curandeiros por não receberem nenhum tipo de atendimento médico. Mais tarde, a população sem condições financeiras ia à Santa Casa de Misericórdia, mantida por doações da comunidade.

D. Pedro II, logo após a Independência do Brasil, criou órgãos de vistoria pública de higiene para ajudar no combate de pandemias e endemias, melhorando a qualidade de vida dos brasileiros. Com o esgoto e lixo a céu aberto, o povo estava submetido a diversas doenças, então Oswaldo Cruz, na cidade do Rio de Janeiro, tornou a vacinação contra a varíola obrigatória.

Com a criação do Ministério da Saúde (1953), conferências sobre saúde pública foram intensificadas, entretanto, a saúde teve cortes de verbas durante a Ditadura, intensificando diversas doenças. A saúde pública brasileira precisava de mudanças, então, profissionais da saúde, alguns partidos políticos e intelectuais montaram o Movimento Sanitarista. Esta associação, em 1986, ajudou na realização da 8ª Conferência Nacional da Saúde, onde foi elaborado um documento que resultou na criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a Constituição de 88, a saúde passou a ser um direto de todos os cidadãos e um dever do Estado, conquistando um sistema público de saúde acessível para toda a população, gratuito e de qualidade. O SUS foi regulamentado pela Lei Federal 8.080 de 1990, tendo como objetivo principal promoção, proteção e recuperação da saúde, abrangendo ações preventivas e assistenciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (212.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com