TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Estagio sobre esportes Adapatados

Por:   •  7/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.428 Palavras (6 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

 JULIANA SANCHES

R.A.: 20164102-5.                           

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

SÃO DOMINGOS - SC

2023


 

INTRODUÇÃO

Este relatório tem por finalidade uma amostra do meu estágio curricular sobre Atividades adaptadas, descrevendo as experiências obtidas tanto na parte de observação como nas atividades desempenhadas, usando como base os fundamentos teóricos aprendidos ao longo da trajetória teórica do curso.

Teixeira et al (2017) frisam a transformação que o curso de bacharelado em Educação Física vem passando, indicando possibilidades para se organizar suas atividades de formação. Nesta perspectiva, são relevantes pesquisas que ensejam o fortalecimento do conhecimento a ser adquirido no período de Estágio.

O mesmo será realizado nas dependências da Academia Movimentos, supervisando pelo professor Rafael Arcílio Bigolin, acontecendo no período de 28/08/2023 à 01/09/23, onde será observado e auxiliado as aulas de atividades adaptadas,

O desdobramento do estágio supervisionado possibilitou um período de observação e reflexão sobre a área de atuação e suas dificuldades neste quesito, destacando-se os aspectos de infraestrutura do ambiente meios de trabalho e posteriormente um contato direto com a prática. As reflexões e experiências observadas e adquiridas durante o período de estágio serão apresentadas nesse relato, assim como questões que contribuíram para a formação da minha identidade profissional.

Por fim, analiso minha participação como estagiária, exponho minhas percepções e conclusões sobre os resultados obtidos, dificuldades encontradas e experiências vivenciadas.

2 RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO – EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

2.1 PERCEPÇÕES E REFLEXÕES SOBRE A ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO LOCAL

A realização do Estágio Supervisionado II ocorreu nas dependências da Academia Movimentos, onde a mesma oferece um espaço com diversos equipamentos para a parte de musculação e uma área onde é realizada as aulas de ginástica, não tendo uma parte específica para atividade adaptativas, onde as mesmas são realizadas no mesmo ambiente. Sobre os equipamentos, pude observar uma boa distribuição e organização dos mesmos. A academia disponibiliza esteiras, spinings, bicicletas, transports para a realização da parte de cárdio. Na parte de musculação os equipamentos disponibilizados conseguem suprir as necessidades para desenvolver um bom treino, tanto superior como inferior. A academia também oferece instrumentos como, anilhas barras, halteres de diversos peso, steps, colchonetes e equipamentos para realização de exercícios livre. Na parte de ginastica disponibiliza um espaço não muito grande com som e espelhos, onde acontece as aulas. Possui banheiros masculino e feminino, vestiário para os alunos e uma sala onde é realizado as avalições. O espaço físico num geral não é muito grande, mas bem aconchegante. Por ser uma “academia de bairro” existe uma sintonia e uma amizade entre os alunos que frequentam, se tornando um ambiente muito agradável. O instrutor auxilia os alunos que tem alguma dúvida, juntamente com um apreço maior para os alunos iniciantes. Acredito que o som poderia ser um pouco mais alto e com músicas mais animadas visto que em um período estava, pude presenciar que estava tocando músicas sertanejas. Num geral acredito que a proposta que a academia oferece a seus alunos é muito boa, fazendo assim que star lá se torne prazeroso.

Em relação as atividades adaptativas, não pude observar uma estrutura preparada. Os equipamentos são próximos, dificultando a passagem de pessoas com certa dificuldade. Também não observei nenhum equipamento de uso exclusivo para os mesmos. a academia consta apenas com uma aluna com estas necessidades , então acredito a instituição que estão se adaptando ao novo quadro apresentado.

2.2 OBSERVAÇÃO/PARTICIPAÇÃO – EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

Na academia estagiada, havia um profissional que trabalhavam no local, onde o mesmo era formado em Bacharelado e Licenciatura em Educação Física. Pude observar um grande entrosamento dele com os alunos, demonstrando sempre alegria e bom humor para com os mesmos. Os alunos elogiavam bastante o professor devido a sua atenção e dedicação, tirando dúvidas e auxiliando a tempo todo. O mesmo observei com a aluna em questão, o instrutor demandava muita atenção e auxilio para com a mesma, ficando atento aos exercícios que a mesma executava.

O profissional demostrou um bom conhecimento na área, conseguindo adaptar bem a demanda da aluna aos equipamentos e espaço oferecido ficando atento e corrigindo sempre aos movimentos da aluna em questão, na execução dos exercícios

Na sala de musculação percebi que a grande maioria dos alunos dispõem de treinos montados oferecidos pela academia, mas percebi também muitos alunos com treinos de consultoria online. Na parte de treino adaptativo, percebi que o professor está lidando com um momento especifico e que sua experiência com a área ainda ´é não é tão amplo, visto a demanda da aluna em especifico. Onde a mesma possui um grau alto de dificuldade motora.

Mantive o tempo todo uma boa relação tanto com os todos os alunos presentes na academia, mas dando uma atenção maior a aluna observada, conversando e tentando entender suas dificuldades e como poderia melhorar o seu dia a dia com a inclusão das atividades físicas.

Algumas dúvidas que surgiram a longo do estágio, pude sanar com o professor ali presente, já outras precisei pesquisar e mais a fundo para conseguir entender o problema em questão.

Como citado anteriormente, a academia possui apenas uma aluna com necessidades adaptativas, Dulce Maria. A mesma já realizou várias cirurgias para recupera os movimentos inferiores, possuindo ainda grande dificuldade em executar movimentos básicos do dia a dia. Pude notar grande esforço dela para com as atividades que estava realizando, visto que sua dificuldade de locomoção é grande.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (464.4 Kb)   docx (344.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com