TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio estagio em Educação Física

Por:   •  7/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.849 Palavras (12 Páginas)  •  1.003 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

Licenciatura em educação física

NOME

Alunos com Síndrome de Down nas aulas de Educação Física

[pic 3]

Dianópolis - 2015

[pic 4]

NOME

ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Trabalho apresentado ao Curso Licenciatura em Educação Física  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, nas disciplinas : Metodologia do Ensino da Atividade Ritimica, Educação Fisica Escolar e Saúde,  Educação Fisica Adaptada, Estagio Curricula Obrigatorio l. Orientados pelos professores:  Prof.Dnd Anisio Calciolari Jr; Profª Ms.ª   Shuellen Lee; Prof. Dr. Raymundo Pires; Profª Ms.ª Patricia Procencia; Profª Ms.ª Eloise W. Almeida; Profª Ms.ª Silvia Ribeiro Albanese; Prof Ms. Alexandre Schubert Caldeira.                                                                

[pic 5]

Dianópolis – 2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1.        DEFINIÇÃO DE SINDROME DE DOWN        

1.1 CARACTERÍSTICAS DA SÍNDROME DE DOW        

1.2 A INCLUSÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOW NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.        

1.3 POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.        

1.4 CUIDADOS NECESSÁRIOS COM O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA.        

1.5 BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN        

CONCLUSÃO        

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        

PARTE II – Relatorio: O trabalho com deficientes nas aulas de Educação Física        

ANEXO I - ROTEIRO DE ENTREVISTA        

ANEXO II - ROTEIRO DE ENTREVISTA        

        

        

INTRODUÇÃO

Ao se pensar na Educação Física direcionada para Portadores de Necessidades Especiais, torna-se importante um compromisso do educador com elementos de adaptação para suas aulas. É fundamental o conhecimento de programas destinados há Portadores de Necessidades Especiais, seja ela física ou mental; contendo conteúdos que englobem os aspectos relacionados a cada necessidade e suas possibilidades de intervenção no que se refere ao processo de educação escolar.

Os portadores de Síndrome de Down ainda sofrem com os problemas de socialização e integração, pelo fato de não acompanharem o desenvolvimento normal das outras crianças e por terem algumas características específicas que os diferenciam das outras.

Por causa dessas diferenças, elas são rotuladas com os mais variados adjetivos de discriminação, nomeadamente, anormais, incapazes, “doidas”, dentre outras.

O presente trabalho subordinado ao tema: Alunos com Síndrome de Down nas aulas de Educação Física visou recolher informações desde o seu conceito, até a participação das Crianças com Síndrome de Down nas Atividades Físicas ou mesmo nas aulas de Educação Física.

  1. DEFINIÇÃO DE SINDROME DE DOWN

A Síndrome de Down , também conhecida como  Trissomia do Cromossoma 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra, total ou parcialmente.

A síndrome é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal. Geralmente a síndrome de Down está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial, geralmente ela é identificada no nascimento.

1.1 CARACTERÍSTICAS DA SÍNDROME DE DOW

Uma pessoa com a síndrome pode apresentar todas ou algumas das seguintes condições físicas: olhos amendoados, uma prega palmar transversal única(também conhecida como prega simiesca), dedos curtinhos, fissuras palpebrais oblíquas, ponte nasal achatada, língua protusa (devido à pequena cavidade oral), pescoço curto, pontos brancos nas íris conhecidos como manchas de Brushfield , uma flexibilidade excessiva nas articulações, defeitos cardíacos congênitos, espaço excessivo entre o hálux e o segundo dedo do pé.

Apesar da aparência às vezes comum entre pessoas com síndrome de Down, é preciso lembrar que o que caracteriza realmente o indivíduo é a sua carga genética familiar, que faz com que ele seja parecido com seus pais e irmãos.

Outra característica frequente é a microcefalia, um reduzido peso e tamanho do cérebro. O progresso na aprendizagem é também tipicamente afetado por doenças e deficiências motoras, como doenças infecciosas recorrentes, problemas no coração, problemas na visão (miopiaastigmatismo ou estrabismo) e na audição.

1.2 A INCLUSÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOW NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

 A proposta da Educação Física Escolar é inserir a criança em meio à cultura corporal do movimento, para que ela possa compreender, aprender e desenvolver suas habilidades, percebendo o meio ambiente e as adaptações que o mundo oferece. A disciplina tem o dever de proporcionar ao aluno práticas que desenvolvam suas dimensões cognitivas, afetivas, motoras e socioculturais.

 A educação é um direito para todos os alunos com ou sem qualquer tipo de deficiência. Quanto ao que se refere à Inclusão Escolar de crianças com algum tipo de deficiência, independente de qual seja, é dever do professor fazer todo o possível para que todos os alunos aprendam e progridam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (168.1 Kb)   docx (40.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com