TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de aula prática

Por:   •  16/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  1.938 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução:

As aulas práticas da disciplina de Metodologia de ensino do atletismo são essenciais para o conhecimento de atividades distintas que auxiliam as atividades que visam o trabalho corporal e por consequência a lateralidade, coordenação, atenção, equilíbrio e outros fatores importantes para a prática de exercícios físicos.

Objetivos:

- Realizar atividades da prática do atletismo com ênfase nas habilidades de saltar sentido horizontal e arremessar dentro do contexto escolar.

Materiais:

• cones,

• bambolês

• bolas de diferentes tamanhos

• pesos

• cordas

Desenvolvimento:

Para iniciar foi feito um alongamento, em seguida a facilitadora iniciou as atividades do dia com um Jogo de Pegador – Pique Cola Americano. Nessa brincadeira, quem fosse “colado” deveria abrir as pernas e seu companheiro deveria passar debaixo das suas pernas para ser “descolado”. Logo após a facilitadora disse que deveríamos caminhar lateralmente trocando as pernas, em seguida de frente e pulando levantando bem as pernas, depois correndo levantando os joelhos, também correr nas pontas do pés e como um “passeio no bosque”. Para finalizar essa bateria de atividades, deveríamos correr batendo o calcanhar nas palmas das mãos que deveriam ficar alinhadas e posicionadas na parte de trás do corpo. Na sequência foi realizado um circuito com três fileiras de bambolês e foram formadas três filas. Cada participante deveria pular de um bambolê para o outro com um pé só e depois com os dois pés. Após o término dessa atividade foi realizada uma corrida em dupla. Um deveria sair correndo até o ponto máximo, marcando o ponto e em seguida corre desse ponto até o ponto definido, saltando para o colchonete com os dois pés, sendo amparado por seu companheiro de dupla. Após essa atividade, realizamos o salto triplo, que consistia em dar três passos e em seguida pular no colchonete. Para terminar, foi realizada uma atividade de arremesso de peso.

Considerações finais:

As atividades ligadas ao atletismo amplia horizontes ao professor, uma vez que há uma variedade de movimentos, segmentos e procedimentos que tornam as aulas mais dinâmicas, lúdicas e por consequência permitem o professor realizar adaptações e variações que o auxiliarão no processo ensino x aprendizagem. Através das atividades trabalhadas nesta aula prática foi perceptível que a Educação Física não é uma disciplina limitada, já que possibilita a alunos e professores a interação por meio da brincadeira, que além de ser recreativa, é enriquecedora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com