TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação histórica do homem com a água

Por:   •  20/3/2017  •  Resenha  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  1.814 Visualizações

Página 1 de 3

CAMILA SORIANO CAVALCANTE - 8024567

RELAÇÃO HISTÓRICA DO HOMEM COM A ÁGUA

Atividade de Portfólio 7ª semana da Disciplina de Natação e Atividades Aquáticas Profº Ms. Alex Borges.

 

SANTO ANDRÉ/SP - 2017

  1. Desenvolvimento da Relação Histórica do Ser Humano com a Água

A Terra possui sua maior parte composta por água, o que explica o fato do ser humano ser obrigado a se relacionar com o meio líquido de alguma maneira, desde o início de sua inserção no planeta.

Na Pré-história o ser humano nadava em busca de alimento ou na fuga dos perigos terrestres, ou seja, nadar era uma função utilitária de sua sobrevivência. (ANDRIES JUNIOR; PEREIRA; WASSAL, 2002).

No Período Clássico (500-338 a.C.), principalmente na Grécia, nadar era uma questão de utilidade pública, não era apenas para se preparar para guerra mas também como um meio de formação do ser humano total, era um dos aspectos primordiais da educação pública, as pessoas que não sabiam nadar eram desprezadas pela sociedade, ou seja, nadar era visto como algo de muita importância. Com a queda do Império Romano (século 5 d.C.), essa importância que se dava ao nadar entrou em declínio e praticamente desapareceu na Idade Média, pois achavam que o constante contato com a água poderia espalhar e aumentar epidemias. Isso retardou o desenvolvimento da natação. (ANDRIES JUNIOR; PEREIRA; WASSAL, 2002).

Na Renascença (séculos 15 e 16) ressurgiu o interesse pela natação através de publicações de livros que ensinavam a nadar. Na França há uma enorme ascensão da natação a partir da regulamentação efetuada por Luís XVI.

Entre 1740 e 1750, a água se insere numa lógica de que a higiene reabilita a intimidade corporal. A prática do nadar para a educação é dado pelos filósofos do século 18. Em 1830, o projeto Guts Muths, mostra a importância do nadar em programas educacionais, na formação das crianças, passando da teoria da natação para a prática. E o grande desenvolvimento da natação como esporte ocorreu no século 19, em Londres.

  1. Nadar x Homem

Se o homem não aprendesse a nadar com certeza a espécie humana não teria sobrevivido, pois grande parte das civilizações e mesmo qualquer habitat natural se desenvolveram ao redor de rios, mares e oceanos que eram onde haviam fartura de alimentos. Para se alimentar ou fugir de algum animal predador o ser humano precisou perder o medo e entrar na água, aprender a se locomover na água para poder sobreviver.

  1. Benefícios à Saúde e Formação do Homem

São muitos os benefícios advindos por meio da prática da atividade física, em especial, a prática da atividade física na água, pois envolve os aspectos: cognitivos, psicomotor, social/afetivo, psicossocial, físico/motor, fisiológico

(antropométrico/metabólico), recreativo e relacionado à saúde. Esses aspectos trazem uma série fatores importantes para a formação do homem, como desenvolver a decisão, o intelecto, a memória, a análise, o entendimento, a percepção e o controle do próprio corpo, controle, equilíbrio. Auxilia na interação e contato com as pessoas, contribui para construção da personalidade, diminui o estresse e a insônia, trabalha a criatividade e a imaginação.

  1. Referências Bibliográficas

        BORGES, A. F. Natação. Batatais: Claretiano, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (107.1 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com