TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Educação Fisica Historioa que não se conta

Por:   •  13/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.448 Palavras (10 Páginas)  •  829 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Faculdade de Educação Física e Fisioterapia

Aluna: Júlia Carmo Toledo

Resenha Critica do Livro :

EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

Historia que não se Conta

Manaus

2016

CASTELLANI Filho, Lino, EDUCAÇÃO FISICA NO BRASIL: A História que não se conta/Lino Castellani Filho- Campinas, SP: Papirus, 1988- Coleção corpo e Motricidade.

        Lino Castellani Filho,atualmente docente da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas; Pesquisador-líder do Observatório de Políticas de Educação Física, Esporte e Lazer- CNPq / Unicamp; Graduado emEducação Física pela USP 1972-1974 terminou com especialização em curso Técnico de Futebol, naquela época ainda 74, lá pela USP, FEFISA; Gestão Governamental e Políticas de Educação Física, Esporte eLazer. Completamente envolto pela Educação Física, o autor vem apresentar nesta obra a transfiguração histórica da educação física no Brasil ao decorrer dos anos de forma esclarecedora, conjuntamente aaspectos críticos, observando o realismo referente à colocação da educação física dentro dos contextos sociais, econômicos, políticos e culturais dentro de cada momento da sociedade brasileira

        Sabemos que no Brasil a historia da educação física passou por profundas mudanças sendo todas elas inerente ao período histórico social em que se encontra o país e, isso reflete na formação de sua identidade que ainda hoje é confusa. O autor da presente obra, Lino Castellani Filho faz uma analise critica da historia da educação física mostrando as varias faces que ela apresenta de acordo com o cenário histórico de cada período levando em consideração o contexto sócio político.  

        Durante o período republicano a historia da educação física se mistura em vários momentos com a dos militares eles, foram de grande importância para o desenvolvimento da educação física tendo em vista que foram eles os fundadores da primeira escola de formação na área a Escola de Educação Física do Exercito. As escolas militares aparecem também com grande tendência positivista buscando o desenvolvimento social e econômico do país ao passo que o único pensamento que se fazia presente na sociedade brasileira nesse momento era filosofia defendida pela igreja católica,o tomismo.

        A educação física em seu primeiro momento no Brasil assume o papel de higienista conceituada por médicos como a maneira de manter o corpo saudável, a conduta moral e sexual formulando o novo conceito de família brasileira. Essa foi a primeiro papel assumido pela educação física no país fase que dura de 1810 até 1930. Muitos percalços foram encontrados para introduzir a educação física como de fato elemento educacional na  nas escolas,pois para a classe burguesa a pratica da atividade física era considerada um trabalho de classe inferiores fazendo ligação direta com os escravos que realizavam tarefas manuais pesadas, enquanto o trabalho intelectual era  importantíssimo pois um chefe de família digno deveria ter muitos conhecimentos. Com esse conceito já começa a fomentar o preconceito com relação as demais raças e classes sociais.

        Em consequência desse pensamento as mulheres não participam das pratica corporais e os pais seguindo a linha pedagógica fazem varias exigências as escolas. Somente 1822 com a reforma de Rui Babosa a Educação física se torna equipara as demais disciplinas das escolas pois ele defende a dicotomia de corpo e mente mostrando a importância e a ligação constante entre eles. Um pouco mais tarde em 1874 a educação física e estendida para mulher pois surge o conceito de eugenia a busca por uma raça brasileira pura  que era defendida por Rui Barbosa e Apoiada por Fernando Azevedo onde mulheres forte e sadias gerariam filho que também seriam fortes e sadios. Houve o fim do período imperial e com ele mudanças na estrutura da social, política e econômica do pais.

        É começada uma nova fase com a transição de economia rural para comercial acompanha da migração da população do zona rural para o perímetro urbano. Diante desse novo cenário era necessário a criação de mais escolas para que os indivíduos advindos da zona rural pudessem ser inseridos na sociedade. Novamente e ratificado a discriminação pois para os pobres só era ofertado o primário e ensino profissionalizante, nos quais educação física se fazia presente na grade curricular , pois o secundário só existia em escolas particulares. As reformar educacionais ocorridas de 1920 e 1928 agregam  a educação física como componente curricular  no primário e secundário carregando ainda o conceito forte de eugenia e de cuidado com o corpo. Porém não era suficiente estar agrega a grade curricular se a disciplina não se tornasse obrigatória porque de nada adiantava ter uma mente brilhante e ter um físico doente dependendo de remédio todo o tempo.

        As características que definiam a Educação Física nesse período eram: controladora sendo instrumento de  medidas sócio sanitárias, sociais e educacionais que influenciam física e mentalmente, o desenvolvimento das qualidades hereditárias dos indivíduos e portanto das gerações buscando a proliferação da raça branca pura.

        Por volta de 1930 começa a ideal de capitalista e a industrialização, mudando novamente o cenário do país, nesse momento a educação apresenta-se como ferramenta de combate aos ideais comunista nas escolas e as disciplinas são dividas apena em duas : A educação cívica e a moral. Nesse circunstâncias a educação física passa a ser obrigatória nos ensinos primário e secundário, assumindo um novo papel. Os conceitos anteriores relativo a educação física são mantidos todavia, agora ela esta diretamente atrelada a formação cívica e tem como responsabilidade a formação de homens saudáveis e fortes para defender a pátria e garantir a pratica higiênicas

        A educação física assume também o papel de aumentar o rendimento dos funcionários das fabricas  tendo em vista suprir a demanda das necessidades nacionais durante o período da 2º Guerra Mundial pois havia se tornado inviável a importação de alguns produtos europeus e a demanda de mercado era crescente. Os donos da industrias buscaram maneiras de motivar seus funcionários oferecendo oportunidade de ensino e introduzindo a educação física nas horas de lazer, momento em que os funcionários interagiam entre si e com os trabalhadores que ocupavam outros cargos de chefia,tornando o ambiente de trabalho mais agradável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (370.1 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com