TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha educação fisica livro

Por:   •  3/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

Em Educação Física Com Pratica Corporal, de João Batista Freire, aprendemos, partindo do ponto de vista do autor, como a educação física se incorpora na vida de pessoas conforme o passar de fases das mesmas. De forma que é indubitável que o literato tenha um vasto conhecido à respeito das características da infância e do começa do juventude, por discorrer com clareza quando se refere à propriedades motoras, sensoriais, morais, sociais e intelectuais. Logo, o conteúdo da disciplina é categorizado várias vezes como exercício corporal, contudo, em parte alguma é limitado apenas a este conceito.

Trata-se de uma obra didática e de fácil compreensão. O livro é narrado por objetividade no tratamento dos assuntos abordados, com isso, as propriedades citadas anteriormente são analisadas a fundo, associadas ao tratamento subsequente de temas e subtemas imprescindíveis na educação física, dentre estes, destacam-se as atividades de sensibilização corporal, cujas tem sua aplicação atribuída a série em que o individuo se encontra, visto que conforme o grau acadêmico é alterado, a idade do aluno também é, de forma que o método de inserção da disciplina também deve ser . Pelas mudanças nas estruturas psíquicas e corpóreas dos lecionandos, diante dos fatos mencionados, a obra dedica-se, em parte, no reforço da  importância de haver uma atividade dedicada a cada sub nível estudantil, em consequência disso, o uso frequente de dados externos torna o entendimento dos leitores mais acessível, nota-se que o processo de alteração cai como uma luva.

Talvez isso explique a preocupação de João Batista na ênfase do conceito citado, com isso, a listagem de atividades voltadas para cada grau apresenta temas que o profissional da educação poderá utilizar conforme acreditar que sejam melhor aplicados, um exemplo claro da preocupação do autor com a riqueza de detalhes é o uso de tabelas dedicadas a facilitação da compreensão do leitor, por meio da especificação da atividade destinada a cada série, dos instrumentos necessários e das características básicas das mesmas.

A partir do capitulo 5 a riqueza de detalhes passa a se tornar cada vez mais presente, pois o livro passa a agir como guias, sendo eles, básico, mediano e avançado, na prática dos esportes indicados pelo mesmo.

Na centésima página o ênfase da obra se volta para a estrutura de ensino, indicando como a aula deve ocorrer, de forma parcialmente metódica, pois o desenvolvimento da educação física perante distintos tipos  de educandos  deixa de ser o enfoque, com isso as estratégias de aula passam a ser mais rasas, se formos analisar que até o momento o exemplar dedicou-se inteiramente a isso.

A discussão educacional propõe compromisso com princípios básicos do método clássico, como clareza, consenso, linguagem de fácil acesso, capacidade de previsão, conjunto de conhecimentos que sirvam de guia para a ação (modelos) e, como mais importante, completo domínio da área a ser trabalhada.
          A análise das posições indica flexibilização dos critérios de aprendizagem e ensino, preocupação com clareza do discurso do professor permitindo aplicação fundamentada, explicação e não apenas descrição das atividades físicas e mentais.

Sendo a autonomia dentro da educação física e da pratica desportiva diretamente coligada a consciência do individuo, o capitulo 7 apresenta respaldo na evolução das mesmas, conforme o desenvolvimento da criança, diante disso, é imprescindível que os educadores tenham noção de que a coordenação motora, a força e demais quesitos utilizados em esportes sejam adaptados ao nível cognitivo em que o aprendiz esta.

Em uma de suas citações o autor descreve a importância da manutenção do desporto, afirmando que coordenação que não se exercita, atrofia-se, indicando que é necessário que haja uma recorrência e periodicidade na realização de exercícios físicos, cujos, sempre devem ser aperfeiçoados, com auxilio de instrução de um profissional dedicado a esta função.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com