TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo aulas presenciais - Bioquímica e Farmacologia

Por:   •  18/3/2024  •  Dissertação  •  1.982 Palavras (8 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 8

CLARETIANO

BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

PORTIFÓLIO: RESUMO AULAS PRESENCIAIS

BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA

THAIS CRISTINA DE SOUZA CASSIMIRO

2023

CICLO 1 - BIOMOLÉCULAS

Para iniciar os estudos da disciplina primeiramente começamos pela definição de Bioquímica: Bioquímica são os processos químicos que ocorrem dentro dos organismos vivos. Sua função é entender e resolver problemas biológicos usando conhecimentos agregados a química, fisiologia e biologia. Já na Farmacologia vemos a interação de substancias químicas com os demais sistemas biológicos. Nosso corpo é formado por macromoléculas: Ex: proteínas, carboidratos, lipídeos, ácidos nucléicos que desempenham funções específicas no nosso organismo.

Proteínas

As proteínas são as macro moléculas biológicas mais abundantes no nosso organismo, formadas por unidades repetidas chamadas aminoácidos que possuem várias funções diferentes. Os aminoácidos apresentam uma estrutura que é básica, são moléculas orgânicas essenciais para que tenha a produção de cadeias de proteínas. Os aminoácidos são subdivididos conforme sua polaridade. Pequenas quantidades de aminoácidos ligados entre si são chamados de peptídeos.

Carbono alfa, ligado a um grupo ácido carboxílico, a um grupo amino, a um hidrogênio, e uma cadeia lateral. Pequenas quantidades de aminoácidos ligados entre si são chamados de peptídeos. Sempre que houver a ligação de um aminoácido a outro aminoácido temos uma ligação peptídica. Quando há dois aminoácidos ligados é chamado de dipeptideos, com 3 é tripeptideo, 4 é tetrapeptideo e com 5 pentapetideo, se temos mais de 6 peptideos chamamos de oligopeptideo, quando são mais que 40 peptideos são chamadas proteínas. Essas proteínas são subdividas em estruturas: sendo estrutura primária, secundária terciária e quartenária.

Estrutura primaria: É a sua sequencia de aminoácidos a que vai ditar a estrutura dessa proteína e posteriormente a sua função.
Estrutura secundaria: É quando esses aminoácidos se agrupam em padrões como helice-alfa e folhas-beta.
Estrutura terciária: São estruturas tridimensionais de uma proteína, onde temos a ligação de arranjos mais distantes de aminoácidos e que passa a ser uma proteína funcional.
Estrutura quaternária: Onde essa proteína possui subunidades ou domínios protéicos com funções específicas em cada um desses domínios.

Enzimas

Enzimas são catalisadores específicos e seletivos. Sabe-se que as maiores partes das proteínas são formadas por proteínas, com exceção das moléculas de RNA catalíticas chamadas ribozimas. Uma enzima é capaz de pegar um substrato de forma especifica e transformá-la em um produto, dessa forma nós temos um processo enzimático. As enzimas também podem sofrer a desnaturação, ou de perda da sua função em decorrência de um agente físico ou químico. As enzimas alteram a velocidade de reação e não o equilíbrio.

Fatores que influenciam a atividade enzimática: agentes que diminuem a estabilidade protéica (temperaturas, detergentes, ph); tempo de reação; concentração dos reagentes (enzimas, substratos, coaenzimas/cofatores)

As enzimas estão presentes no nosso corpo para as mais diversas reações bioquímicas, e para essas enzimas especificas, foram desenvolvidos inibidores enzimáticos sendo eles inibidores reversíveis e inibidores irreversíveis. Lembrando que inibidores são moléculas capazes de inibir uma a ação de uma determinada enzima.  Os inibidores reversíveis podem ser divididos em duas categorias que são divididas em inibição competitiva e incompetitiva.

Carboidratos

Os carboidratos são a maior fonte de energia do nosso corpo, porem bioquimicamente falando carboidratos são: poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas ou ainda substancias que por hidrólise fornece esses compostos. Quando temos uma única unidade de carboidrato é chamado monossacarídeos, duas moléculas chamadas de dissacarídeos e polissacarídeos são mais de 20 carboidratos. Os carboidratos possuem diversas funções como: reserva energética; transdução de sinal; reconhecimento e adesão celular; estruturação celular e também estão presentes na molécula de DNA e RNA.

Lipídeos

Lipídeos são substâncias orgânicas insolúveis em água, substâncias apolares, estão presentes em todos os tecidos e é uma união de um álcool e uma ácido carboxílico através de uma ligação Ester. Tem como função: reservas de energia; servem como componentes das membranas e outras estruturas celulares; precursor de vitaminas e hormônios; isolantes térmicos que permitem a condução nervosa e previne a perda de calor.
O principal lipídeo é os ácidos graxos que podem ser saturados ou insaturados

Ácidos Nucléicos

São polímeros (macromoléculas) formados por unidades monoméricas conhecidas como nucleotídeos. Os nucleotídeos são formados por uma ligação covalente de um açúcar de cinco carbonos (pentose), uma base nitrogenada e um resíduo de acido fosfórico. Os nucleotídeos possuem diversas funções entre elas: serem constituintes do DNA e RNA; formarem o ATP e GTP; serem componentes dos cofatores enzimáticos; regular o metabolismo de forma alostérica.

CICLO 2 – VIAS METABÓLICAS

Metabolismo é um conjunto de reações metabólicas que ocorrem em todo o tempo no nosso corpo, e essas reações podem mudar conforme o estado fisiológico do individuo. O objetivo do metabolismo é produzir energia para que possamos realizar o anabolismo, sintetizar moléculas, executar respostas hormonais, ter excitação neurológica, contração muscular, excreção de metabólitos, absorção de nutrientes, síntese de glicogênio, com isso precisamos constantemente de síntese de ATP. Com isso temos um conjunto de reações metabólicas sendo eles: anabolismo, onde temos moléculas precursoras que geram moléculas maiores às custas de energia na forma de ATP, realizado principalmente quando o indivíduo está no estado alimentado e já no catabolismo ocorre quando carboidratos, proteínas em gorduras são quebrados formando produtos finais sem energia e liberando energia na forma de ATP quando o individuo se encontra principalmente em jejum. Tudo isso é feito através de um balanço hormonal de insulina e glucagon.

Insulina: É um hormônio produzido pelas células beta-pancrêaticas e é regulada pelo aumento de glicose realizando a via glicolítica e outras reações anabólicas
Glucagon: Nas situações de jejum temos a liberação de glucagon pelas celas alfa-pancreáticas com o objetivo de aumentar a concentração de glicose sanguínea através de via como a glineogenese e glicogenólise hepáticas.

Metabolismo dos carboidratos

É a via central do metabolismo onde inclui varias vias pra regular todo o nosso metabolismo.
Glicogênese: É a síntese de glicogênio a partir de unidades de glicose, servindo para nós como reserva glicídica em situações em que o indivíduo está alimentado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (86.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com