TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar III Resumo Aula-tema 06: Mapeie O Projeto

Pesquisas Acadêmicas: Projeto Multidisciplinar III Resumo Aula-tema 06: Mapeie O Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  1.001 Visualizações

Página 1 de 5

Projeto Multidisciplinar III Resumo Aula-tema 06: Mapeie o Projeto

Há diversas tarefas que auxiliam o professor a organizar e estruturar um projeto. São tarefas que, mais do que serem aprendidas, requerem acompanhamento organizado e sistemático, criando um verdadeiro mapa de tudo que será desenvolvido.

O maior objetivo do mapeamento de um projeto não é meramente traçar um roteiro que revele as diversas tarefas a serem executadas, mas o de "apoiar e direcionar os alunos durante a criação de produtos no projeto." (Buck Institute for Education, 2008)

Esse grande mapa aponta para habilidades dos alunos visando o desenvolvimento e acompanhamento do cronograma e inclusive indica procedimentos para juntar recursos necessários visando a realização das diversas atividades. Possibilita assim concretizar o maior objetivo de um projeto: atingir as aprendizagens almejadas.

O Buck Institute for Education (2008) apresenta alguns passos fundamentais para o mapeamento de um projeto:

1- Organize tarefas e atividades

A partir da clareza que o professor tem dos principais produtos de um projeto, é possível então analisar as tarefas que estão relacionadas ao desenvolvimento de tal produto. As duas perguntas essenciais que o professor deve fazer são: para realizar e completar a tarefa com sucesso, o que os alunos precisam saber e ser capazes de fazer? Em que momento e de que forma os alunos vão adquirir as habilidades e os conhecimentos necessários para realizar cada tarefa?

Para que tais informações fiquem ainda mais claras e úteis, é importante subdividir cada produto do projeto em diversas tarefas. Essas tarefas poderão ser mais ou menos detalhadas, dependendo do que o professor deseja. Vale considerar que o detalhamento das tarefas auxilia na previsão dos recursos necessários para os alunos.

É muito importante que o professor considere tanto os conhecimentos necessários como as habilidades e competências que os alunos apresentam antes do início do projeto propriamente dito.

Se um projeto, por exemplo, necessitar do registro de um relatório, é importante se perguntar se os alunos sabem fazê-lo, se possuem orientações e se já praticaram esse tipo de tarefa anteriormente. Em caso negativo o professor vai dedicar uma série de tarefas preparando os alunos, promovendo a prática de algumas habilidades fundamentais e aprendizagens específicas para que dominem a elaboração de relatórios.

2- Decida como lançar o projeto

No trabalho com a Aprendizagem Baseada em Projetos há muitas formas de se laçar um novo projeto. O Buck Institute for Education (2008) distingue esse lançamento de duas formas: eventos de lançamento e documentos de lançamento.

Eventos de lançamento são aqueles nos quais uma ação anterior envolve os alunos, provoca a análise e a reflexão. Citamos como exemplos de ações: entrevista, palestra com algum convidado, estudos do meio (aula-fora), debates, leitura de discussões de artigos, entre outros.

Os documentos de lançamento de compõem da construção de cenários nos quais uma questão é levantada. A partir dessa questão são delimitados os diferentes papéis que os alunos desempenharão, as tarefas e até mesmo as expectativas.

Qualquer que seja a opção do professor nesse tópico, o importante é que os alunos sejam orientados e auxiliados a compreenderem rapidamente a abrangência do projeto, as diversas aprendizagens necessárias e as avaliações que serão feitas.

3- Reúna Recursos

Ao planejar esse tópico o professor prevê o gerenciamento de todas as tarefas. Há vários recursos que o desenvolvimento de um projeto pode demandar, como: reserva de espaços diferenciados (laboratório, biblioteca, sala de informática, anfiteatro, quadra), contatos com pessoas que virão trabalhar com os alunos ou mesmo assistirem à apresentação final, preparação de bibliografia e listas de sites, dentre outros.

Recursos podem ser da ordem de suprimentos (como papéis, tintas, fitas adesivas, murais), instrumentos tecnológicos (computadores, impressoras, filmadoras) e informações (livros, sites, pessoas, jornais).

Ao planejar quais recursos serão necessários e buscar reuni-los, o professor terá como identificar se precisarão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com