TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Slide articulacao do cotovelo

Por:   •  26/11/2016  •  Seminário  •  2.212 Palavras (9 Páginas)  •  1.218 Visualizações

Página 1 de 9

Biomecânica do cotovelo.

Quase todos os movimentos do membro superior envolvem as articulações radiulnar e do cotovelo. É muito comum essas articulações aparecerem agrupadas, por causa de sua íntima relação anatômica. A articulação do cotovelo está intimamente relacionada com a radiulnar nos dois ossos desta, o rádio e a ulna, que compartilham uma articulação com o úmero para formar a articulação do cotovelo. Por essa razão, alguns podem confundir os movimentos do cotovelo com os da articulação radiulnar. Além disso, os movimentos da articulação radiulnar podem ser atribuídos de forma errônea à articulação do punho, pois parecem ocorrer nela. Entretanto, examinando de perto vê-se que a articulação do cotovelo e seus movimentos podem ser nitidamente diferenciados daqueles da articulação radiulnar, assim como os movimentos radiulnares podem distinguir-se daqueles do punho. Apenas de o rádio e a ulna fazerem parte da articulação com o punho, a relação entre os dois não é tão íntima quanto a da articulação radiulnar e do cotovelo.

Planos e eixos: Plano sagital, eixo latero-lateral.


Movimentos: Flexão e extensão.

Flexão: Movimento do antebraço em direção ao ombro por inclinação do cotovelo, de modo a diminuir ser ângulo.

Extensão: movimento do antebraço de afasta-se do ombro, endireitando o cotovelo de modo a aumentar seu ângulo.

Características: Nem todas as três articulações do complexo do cotovelo atingem uma posição de máximo contato (a posição de máximo contato da superfície articular e de apoio ligamentar) num mesmo ponto na amplitude de movimento. A posição de máximo contato para articulação úmero radial é alcançada quando o antebraço esta flexionado em 80º e na posição de semi pronação.

A amplitude de movimento no cotovelo em flexão e extensão é de aproximadamente 145º de flexão ativa, 160º de flexão passiva e 5 a 10º de hiperextensão. Movimentos de extensão ficam limitados pela cápsula articular e pelos músculos flexores. Esses movimentos também ficam, no fim, restringidos pelo impacto de osso a osso com olecrano.

Ossos

A escápula e o úmero servem como fixações proximais para os músculos que flexionam e estendem o cotovelo. A ulna e o rádio funcionam como fixação distal para o mesmo músculos. A escapula, o úmero e a ulna funcionam como fixações proximais para os que pronam e supinam as articulações radiulnares.

A crista condiloide medial, o processo coranoide, o olécrano e a tuberosidade do rádio são importantes referências ósseas para esses músculos. Além disso, os epicôndilos medial e lateral e a crista supracondilar lateral são referências ósseas para músculos do punho e mão.

Articulações

O cotovelo é considerado uma articulação estável, com integridade estrutural, boa sustentação ligamentar e boa sustentação muscular. O cotovelo tem três articulações que permitem movimento entre os três ossos do braço e do antebraço (úmero, rádio, ulna). 1) Articulação umeroulnar: úmero-ulnar, entre a tróclea do úmero e a incisura troclear da ulna. 2) Articulação umerorradial: úmero-radial, entre o capítulo do úmero e a cabeça do rádio e 3) articulação radiulnar: rádio-ulnar proximal, entre a cabeça do rádio e a incisura radial da ulna, permitindo apenas flexão e extensão.

Articulação umeroulnar

A articulação umeroulnar situa-se entre a ulna e úmero, sendo a principal articulação a contribuir para a flexão e extensão do antebraço. A articulação e a união entre a troclear em forma de colher e a extremidade distal do úmero e a incisura troclear na ulna. Na parte frontal da ulna, situa se o processo coranoide, que faz contato com a fossa coronóidea do úmero, imitando a flexão na amplitude de movimento terminal. Do mesmo modo, no lado posterior da ulna se situa o olecrano, que faz contato com a fossa do olecrano no úmero, concluindo a extensão. Um individuo que consegue hiperestender articulação do cotovelo pode ter um olecrano pequeno ou uma fossa do olecrano grande o que permite maior extensão antes que ocorra o contato.[pic 1]

A incisura troclear da ulna se encaixa firmemente em torno da tróclea oferecendo boa estabilidade estrutural a troclea esta coberta por cartilagem articular sobre a superfícies anterior, inferior e posterior, e é assimétrica, com uma projeção posterior obliqua. Na posição estendida, a troclea assimétrica cria lateralmente uma angulação da ulna conhecida como posição em valgo. Esse é o chamado ângulo de transporte, que varia de 10 a 15º em homens e de 15 a 25º em mulheres. Com a flexão do antebraço, essa posição em valgo fica reduzida, podendo mesmo resultar numa posição em varo no movimento de flexão completa.

Articulação umerorradial

A segunda articulação participante na flexão e na extensão do antebraço é a articulação umerorradial. Na extremidade distal do úmero, situa-se a superfície articular dessa articulação, o capitulo do úmero, que é esfenoidal e revestido por cartilagem nas superfícies anterior e inferior. A parte superior da cabeça do radial arredondada encontra-se com o capitulo, permitindo o movimento radial em torno do úmero durante a flexão e a extensão. O capitulo funciona como contraforte para a compressão lareral e outras forças rotacionais absorvidas durante o arremesso e outros movimentos rápidos do antebraço

Articulação radiulnar

A terceira articulação, a articulação radiulnar proximal, estabelece movimento entre o rádio e a ulna em pronação e supinação. Na verdade, existem duas articulações radiulnares, a proximal na região da articulação do cotovelo, e a distal, perto do punho. Do mesmo modo, a meio caminho entre o cotovelo e o punho existe outra conexão fibrosa entre o radio e a ulna, reconhecida por alguns como uma terceira articulação radiulnar.

Estruturas

As superfícies articulares são reunidas por uma cápsula que é espessada medial e lateralmente pelos ligamentos colaterais ulnar e radial.

Cápsula Articular – Circunda toda a articulação e é formada por duas partes: anterior e posterior. A parte anterior é uma fina camada fibrosa que recobre a face anterior da articulação. A parte posterior é fina e membranosa e consta de fibras oblíquas e transversais.

Ligamento Colateral Ulnar – É um feixe triangular espesso constituído de duas porções: anterior e posterior, unidas por uma porção intermediária mais fina.

A cartilagem articular - A cartilagem é um tecido resistente, flexível. Ela tem duas funções principais: (1) o amortecimento e (2) a capacidade de agir como um molde para as articulações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (389 Kb)   docx (408.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com