TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE ALAVANCA

Por:   •  4/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 2

Descrição da atividade

Segundo nossos estudos, conhecemos três planos cardinais imaginários que dividem a massa do corpo em três dimensões. Sabemos que um plano é uma superfície bidimensional com uma orientação definida pelas coordenadas espaciais de três pontos distintos, que não estão todos contidos na mesma linha. Pode ser imaginado como uma superfície plana imaginária.

Partindo desse princípio, sabemos que para cada plano de movimento, temos um eixo perpendicular a ele que possibilita a movimentação.

1) Cite quais são os três planos de movimento, os seus respectivos eixos e quais são os principais movimentos que são possíveis de serem realizados para cada plano e eixo.

O corpo humano possue três eixos de movimento que dividem a massa da seguinte maneira:

Eixo Latero – lateral, que divide o corpo no plano Sagital (direita e esquerda) e é responsável pelos movimentos de Flexão e Extensão.

Eixo Ântero – Posterior, que divide o corpo no plano Frontal ou Coronal (anterior e posterior) e tem como função os movimentos de Adução e Abdução.

Eixo Longitudinal, divide o corpo no plano Transversal (superior e inferior) e tem como função Rotação Interna e Rotação Externa.

Na Biomecânica, os princípios da alavanca são utilizados para visualizar o sistema mais complexo das forças que produzem o movimento rotatório no corpo. Se considerarmos os três componentes de uma alavanca, podemos determinar os deslocamentos dos segmentos e as forças resultantes, sendo estas, uma base importante para a prescrição de exercícios para a prevenção, uma vez que todos os movimentos do corpo ocorrem por um sistema de alavancas.

2) Descreva como são classificadas as alavancas, dando um exemplo de cada uma delas no exercício ou no esporte.

As alavancas são classificadas em 1ª (primeira), 2ª (segunda) e 3ª (terceira) classe, sendo elas:

1ª Classe – INTER FIXA: Nesta alavanca seu Braço de de Potência é igual ao Braço de força ( proporciona equilibrio no movimento).

Um exemplo de alavanca Inter fixa seria a execução do exercio de tríceps com corda na polia, onde o ponto fixo (articulação) esta entre a resistência e potência.

2ª Classe – INTER RESISTENTE – Nesta alavanca o Braço de potência e maior que o Braço de resistência (proporciona força no movimento).

Durante a execução do exercicio de gêmeos (gastrocnêmio), onde a resistência esta entre a potência e o ponto fixo.

3ª Classe – INTER POTENTE – Nesta alavanca o Braço de resistência é maior que o Braço de potência (proorciona velocidade no movimento).

A alavanca Inter Potente é notada na execução do exercício de bíceps braquial com halter e movimento de rosca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com