TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO CASP CLÍNICO HIPERTENSÃO

Por:   •  13/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CESED – CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO

UNIFACISA – CENTRO UNIVERSITÁRIO

CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ALEXANDRE AMÂNCIO

CAROLINE CARNEIRO

FABIO MENDES DA SILVA

CASP CLÍNICO HIPERTENSÃO

CAMPINA GRANDE – PB

2020

CASO 2

O Sr. Antônio, um homem branco de 60 anos, vem à sua academia de ginástica para um programa de exercícios. Ele está aparentemente saudável, mas tem um histórico de 15 anos de hipertensão. O objetivo do Sr. Antônio é melhorar sua saúde e preparo físico, reduzindo o risco de doenças cardíacas. No passado, ele praticava treinamento intenso de força. Atualmente, ele tem um índice de massa corporal de 31 kg · m– 2. Suas medicações incluem aspirina (325 mg por dia) e atenolol (50 mg por dia). Sua família tem histórico de DAC prematura, ele apresenta o nível de colesterol LDL elevado (165 mg · dl‒ 1), sua PA de repouso é de 148/ 88 mmHg, e sua frequência cardíaca de repouso é de 60 batimentos por minuto. Ele bebe três ou quatro latas de cerveja por dia durante o jantar.

DIAGNÓSTICO

O Sr. Antônio tem histórico de hipertensão. Fatores adicionais de risco incluem obesidade, idade, histórico familiar, dislipidemia, vida sedentária e consumo elevado de álcool.

        AVALIAÇÃO FÍSICA PARA O EXERCÍCIO

Durante um recente teste de exercício máximo, o Sr. Antônio exercitou-se durante seis minutos, usando o protocolo de Bruce para esteira e alcançou uma frequência cardíaca de 130 batimentos por minuto e PA de 240/ 90 mmHg. Ele não apresentou nenhum sintoma significante de arritmia ou de alterações no segmento ST. Seu teste foi interrompido por incapacidade do paciente de continuar.

        PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO

O Sr. Antônio atingiu 81% da previsão para a sua idade da frequência cardíaca máxima (FCmáx). O exame foi negativo para isquemia cardiovascular subjacente. A prescrição inicial deve ser uma série de baixa intensidade (40% VO2) e com ênfase no aumento da duração do exercício para aumentar o gasto energético.

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO

  1. É necessário que o paciente se exercite com intensidade alta para ajudar a controlar a hipertensão? Qual o principal benefício do treinamento em intensidade elevada? Quais os riscos envolvidos?
  2. 2. Como o atenolol (betabloqueador) afeta a prescrição da meta de frequência cardíaca para o Sr. Antônio?
  3. Qual conselho você daria ao paciente sobre retomar o treinamento de força? Justifique com benefícios fisiológicos.
  4. Quais modificações adicionais devem ser discutidas com o Sr. AB para melhorar o controle de sua PA?

Respostas:

  1. A prescrição de exercícios para hipertensos, precisa ser realizada de forma individualizada, observando as condições clínicas e cardiológicas do indivíduo. Neste sentido, a intensidade na qual os exercícios serão realizados dependem deste contexto. De acordo com a literatura para os indivíduos portadores de hipertensão é recomendado que para exercício de força a utilização de 50%-80% 1 RM e as atividades aeróbicas 40-60% frequência de reserva/ 60% a 80% da frequência máxima. Neste contexto, atividades físicas de intensidade moderada parecem trazer benefícios para o tratamento e controle da pressão arterial e de sintomas relacionados a fatores cardiovasculares. O uso de atividades de alta intensidade são interessantes devido ao aumento da sudorese e do gasto calórico, benefícios relacionados ao condicionamento físico e redução da pressão arterial, duplo produto e no perfil lipídico, diminuindo os riscos de problemas cardiovasculares. Todavia, é importante atentar para o monitoramento destes pacientes, principalmente quando iniciam o programa de treinamento. Observando, além da intensidade, fatores como: evitar manobra de valsalva (fechamento da glote na faze concêntrica do exercício), evitar a fadiga excessiva e trabalhar com intervalos de pelo menos 1 minuto entre as séries, minimizam o componente isométrico e consequentemente a possibilidade de aumento exagerado da pressão arterial e de riscos cardiovasculares.

  1.  O atenolol é um betabloqueador da família beta-1, cuja ação é impedir a ação da adrenalina e da noradrenalina sobre os receptores beta, que neste caso, se encontram-se principalmente no coração, obtendo como resultado, do bloqueio dos receptores beta-1 a redução da frequência cardíaca, da força de contração do músculo cardíaco, redução do volume de sangue bombeado pelo ventrículo esquerdo, redução da produção de renina pelos rins, o que inibe a retenção de sal e líquidos e atraso na condução de impulsos elétricos pelo nodo AV do coração.
  1. O retorno aos treinamentos de força (TF) seria bastante pertinente, uma vez que, o TF aumenta o metabolismo, promovendo adaptações agudas e crônicas interessantes que atuaram na melhora da capacidade funcional do coração, como por exemplo: aumento do VO2 paralelamente com o aumento do débito cardíaco, que é a capacidade que o coração tem de expelir sangue para o restante do corpo de cada minuto. Há também a diminuição da freqüência cardíaca em exercícios máximo e submáximos, da pressão arterial e o aumento da angiogênese, que é o aumento do fluxo sanguíneo na musculatura esquelética e cardíaca. Além disso, o TF parece auxiliar na redução do LDL e dos sintomas relacionados a doença cardiovasculares estabelecidas, auxiliam na melhora de condicionamento físicos (benefícios relacionados as resistência muscular, força muscular e hipertrofia), quando administrados com intensidade leve a moderada aumentam o gasto energético promovendo redução no percentual de gordura, bem como promove a liberação de hormônios relacionados a bem estar como a Endorfina que poderá auxiliar no processo de redução do uso de bebidas alcoólicas em excesso.
  1. Além da prática de exercícios físicos, seria interessante buscar um acompanhamento nutricional, para montagem de um plano alimentar adequado para seu quadro clínico de hipertensão, LDL alto e controle do uso de bebidas alcoólicas. Buscar organizar a rotina do Sr. AB de modo que, o mesmo tenha um tempo adequado de descanso, atentando para qualidade do sono, atrelado a atividades de lazer que lhe proporcionem descontração e bem estar.

[pic 2][pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (274.6 Kb)   docx (443.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com