TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE PORTFÓLIO

Por:   •  9/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Psicologia da educação

Tarefa: Portfólio

Nome: Paola Bezerra França

RA: 8032971

Turma:

Tutor: Keiko Marly Garcia D Ávila Barcarji

Possibilidades e limitações

BOA VISTA - 2018

POSSIBILIDADES :

LIMITAÇÕES:

BEHAVIORISMO

Apresenta mudanças no comportamento tanto quanto do aluno quanto do professor. A sua aprendizagem acontece por meio de condicionalidade, que acontece por acaso, por estímulos e expostas, onde o comportamento é observado em respostas as experiências; O condicionamento clássico, o processo de aprendizagem ocorre a partir de um estimulo neutro sendo repetido através de um estimulo neutro sendo repetido através de um estimulo eficaz que produz uma resposta que anteriormente não existia, assim, ocorre o processo de associação; Agora no condicionamento operante, o processo em respostas são capacitadas pelo indivíduo que opera ou afeta o ambiente, sendo assim ele condiciona suas ações no meio em que vive.

Bem quanto a análise do comportamento, o Behaviorismo ignora os processos cognitivos e afetivos. Pois não leva em conta o que há de único, subjetivo e particular no sujeito. Ele não se apega a vontade, a consciência, as emoções e outras particularidades do aluno.

PSICANÁLISE

Visa o fortalecimento da afetividade e o relacionamento entre o professor e o aluno;

Compreensão de vida psíquica humana

Conceitos de ed, ego, e super - ego.

Na Psicanálise existe um laço efetivo na relação do aluno com o professor , sendo assim se existir uma relação afetiva entre as partes o aluno tende a ser participativo, se não houver esses laços efetivos entre o aluno-professor , haverá dificuldades na aprendizagem dos mesmos.

HUMANISMO

Valorização da escola e do aprendizado;

Construção crítica das ideias;

Autonomia para o aluno;

Desenvolve os processos de desenvolvimento.

Essa concepção possui a distinção racional entre o mundo aparente e mundo verdadeiro, é apenas um falseamento para mundo verdadeiro e mundo forjado. Ou seja, a clássica formulação herdada de Platão, de que existe  um mundo das sensações que engana a razão.

GESTALT

Segundo a Gestalt as coisas possuem uma tendência de serem vistas como o todo, não de maneira separada, no processo de educação infantil pode ser aplicado de seguinte forma:

Primeiro se conceitua o todo, depois aos poucos o educador faz o desmembramento desse todo de modo que a criança conheça cada parte de um processo sem esquecer a finalidade.

Se limita na percepção visual ou espacial pelo fato de ignorar o inconsciente e perder a capacidade de explorar outras perspectivas como uma visão bem ampla do mundo e um desenvolvimento mais criativo, dentre outros fatores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (317.6 Kb)   docx (257.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com