TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tema: Prática social do esporte no sentido do lazer e da profissionalização

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  2.026 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

FACULDADE DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS

Disciplina: Saberes da Educação Física Escolar

Atividade: Tarefa de planejamento de uma sequência de ensino-aprendizagem sobre o esporte.

Tema: Prática social do esporte no sentido do lazer e da profissionalização

As manifestações esportivas ocupam um lugar importante na história da humanidade. Dentre o que mais têm destaque em mídia é o esporte de rendimento, que influencia muito no fator econômico e social de uma sociedade. Assim, desde as civilizações primitivas, são encontrados registros semelhantes às atividades físicas, que podemos caracterizar como esportes dos dias de hoje, que se disseminou em diferentes formas de vivência, como por exemplo, a prática institucionalizada nas escolas, nas atividades informais do lazer (com grande flexibilidade de vivência) , e também como na dimensão atribuída ao rendimento, que desde sua origem até os dias atuais, passou por uma significativa evolução que tem contribuído muito para propagação no meio social, cultural e econômico, chegando ao ponto de o esporte se constituir um verdadeiro fenômeno sociocultural presente em todas as camadas sociais.

 O esporte proporciona grande impacto no desenvolvimento social e da saúde da população.  A partir da avaliação da importância do esporte e da realidade brasileira atual, pode se entender esta atividade como importante agente capaz de contribuir para a superação de problemas sociais e econômicos apresentados pelo Brasil, o que justifica a existência de tantos projetos em que se utilizam do esporte como transformador de uma sociedade no combate à violência, à marginalidade, como influência à formação à cultura, e etc. (apesar de nem sempre o esporte estar associado à saúde, como por exemplo o esporte com uso de drogas na área de rendimento, exemplo: uso do doping em corridas de atletismo).Assim, transformar o esporte em atividade essencial em nossas vidas, como se alimentar ou tomar banho, e que mereça prioridade nas políticas públicas, como a saúde e a educação, é uma preocupação de todos. Ficaram mais claros, também, os papéis dos governos, das entidades gestoras e até do cidadão comum na atividade esportiva e de lazer. Acima de tudo, a Conferência mostrou que o Brasil está construindo um verdadeiro pacto nacional pelo esporte. Acima de partidos, de interesses específicos, está a qualidade de vida da sociedade brasileira e enraizado em hábitos e vivência, bem como sua adaptação no dia a dia.

É muito interessante ressaltar que o tema Esporte, Lazer e Desenvolvimento Humano, por si só, inspirou os participantes e gerou uma conferência voltada para uma nova visão sobre o tema, que com certeza, é de enorme contribuição para construção de um Brasil cada vez melhor, através do esporte. E hoje inclusive, sabe-se que o esporte convertido em lazer é de extrema importância ao ser humano, melhorando a área psíquica, física e social do indivíduo, expandindo inclusive sua capacidade criativa, melhorando sua auto-estima e aumentando a satisfação pessoal. Uma grande transformação ocorrida dentro da área de lazer, foi o surgimento de um novo conceito de esporte, ao qual chamamos de esporte de participação ou esporte de lazer, envolvendo jogos e recreação.

A união entre esses dois termos, esporte e lazer, deseja estabelecer um outro sentido para esta prática. Pois o esporte de alto-rendimento não tem nada de bucólico, se distanciando muito daquilo que consideramos lazer. A união dos dois termos, lazer e esporte, desejam estabelecer outro sentido para o esporte de forma que ao lugar da competição, a participação seja mais importante para aquisição de novas habilidades sob uma busca prazerosa e não por prática e escolha seletiva e padronizada, Porque o esporte de alto-rendimento (competitivo) está muito distante daquilo que consideramos lazer.

Realizar atividades físicas sem pretensão de superar índices individuais para apenas sentir-se integrado ao meio ambiente, atraído para a prática de um esporte desprovido de comparações atléticas. Sentir-se satisfeito pela convivência com as pessoas, perceber a facilidade de acesso à prática das atividades físicas e esportivas, oferecidas por uma estrutura de funcionamento organizada com segurança para a integridade pessoal de todos, proporcionando a realização do convívio social e seu aproveitamento, decorrente do esporte, favorecendo assim uma prática esportiva que elimine diferenças no sentido de democratizar o bem estar. Esses são alguns dos princípios que nascem da prática do esporte hoje. Quanto ao desenvolvimento do conceito de lazer é evidente que as pessoas, de um modo geral, conheçam se interessem e exijam práticas mais prazerosas. As atividades de esporte de lazer são amplamente difundidas e praticadas, elas levam a um determinado grau de estímulo que promovem o prazer, despertam emoções, de uma forma prazerosa. O esporte de lazer busca a alegria, o divertimento, o prazer e a sociabilidade. Conceitos típicos do lazer que são incorporados no esporte. A brincadeira é valorizada, a composição do jogo é alterada, a idéia de multiplicidade é valorizada, ocorrendo uma diminuição da competição entre os praticantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com