TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Antropológica Cultural

Por:   •  19/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - 1/A

Disciplina: Diversidade Etnico Cultural

Unidade II – Teorias da cultura

Tutor: Professor Carlos Adriano Martins

Aluno: Robson Ricardo Souza de Oliveira

Rgm: 16753984

Atividade AP-II.

Ferramentas Antropológicas

As ferramentas,ou melhor dizendo teorias antropológicas da cultura nos dão suporte para estudar o homem e suas obras sendo elas Evolucionismo, Difusionalismo, Funcionalismo e Estruturalismo.

No Evolucionismo temos amonogenista que trás os homens europeus tentando converter tribos inteiras aos seus costumes e suas crenças, como se estivessem em outro de nível da evolução onde o primitivo deveria se tornar evoluído,mas também temos a poligênica que defenderia as varias formas de evolução acreditando que cada uma delas teria seu próprio lugar.

Já o Difusionismo surgiu contrariando as ideias do Evolucionismo, onde através da teoria Relativista considerou pinturas rupestres de locais diferentes, mesmo assim de traços semelhantes, que indicavam um ponto de origem e a partir deste momento devido motivos distintos foram se difundindo para outras regiões.

No Funcionalismo, era pregado a queda do evolucionismo, defendendo dois tipos de necessidades sendo em primeiro lugar as biológicas e depois a cultural que era determinada através da primeira , deixando também de lado a “superioridade” dos valores europeus, não tendo preconceito com os outros acreditando que cada um tinha sua importância e seu papel na sociedade.

O Estruturalismofoi uma resposta as demais ferramentas pois ele conseguiu fazer uma grande revolução na antropologia através do seu diferente ponto de vista, colocando todos em um mesmo patamar tanto o homem selvagem como o homem evoluído, devido a capacidade intelectual em todos. Tendo como destaque Levi-Strauss que estudou os indígenas do Brasil.

Assim podemos concluir que a antropologia teve um grande avanço ao longo dos anos deixando de lado o sentimento imperialista de uma cultura sobre a outra que vinha do Evolucionismo, partindo para a ideia do Estruturalismo que tratava todos como iguais acreditando não existir uma cultura superior e sim diferentes.

Referencias:

Ciência e diversão, o Darwinismo e a antropologia! Disponível em: acessado em 18 de maio de 2016.

Consciência Org, Franz Boas. Disponívelem: acessado em 18 de maio de 2016.

Antropólogos Urbanos, Conceitos de Funcionalismo segundo Malinowski. Disponível em: acessado 18 de maio de 2016.

Info Escola, Antropologia. Disponivelem : acessado em 18 de maio de 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com